- Claro! Ela já mandou duas levas de vítimas, e o envio da terceira está bem próximo. Mas, desta vez, será diferente: nenhum ateniense morrerá. Farei parte do grupo, fazendo-me passar por um dos sacrificados, e pedirei para ser o primeiro a entrar no Labirinto. Vou enfrentar e matar o Minotauro. Esse é o meu destino, vaticinou um oráculo. A glória espera por mim em Creta. Vou trucidar o homem-touro, estripá-lo com a minha espada, despedaça-lo com as mãos e esmigalhá-lo com os pés.
Hípias lembrou-se da Hidra e do olhar desvairado do grande Héracles. Teseu precisava ter cuidado para não acabar como o filho de Zeus. Entretanto, ele sabia que nenhum alerta seria bem-vindo, pois aqueles heróis eram criaturas com ideias fixas e só aceitavam conselhos vindos do Olimpo. Assim mesmo, resolveu arriscar:
- Tenha muita cautela! Sei que entrar no Labirinto não será problema para alguém como você, mas achar o centro onde fica o tal estábulo é outra coisa. Será um grande desafio. Se o emaranhado é tão fabuloso assim, deve ter sido feito pelos deuses, e nenhum homem poderá derrotar os corredores e chegar até o monstro. Certamente, o Labirinto foi concebido para proteger o homem-touro.
- Mas eu sou um herói! – protestou Teseu. – Heróis nasceram para liquidar monstros. Matar o Minotauro me dará a fama eterna. Além do mais, você está errado: o Labirinto foi planejado por um mortal, um ateniense, chamado Dédalo.
- Então, tanto melhor para você! Mas lembre-se de que, após a luta terrível – Hípias não ousou dizer que o monstro poderia sair vencedor –, será preciso achar a porta de saída, senão você ficará prisioneiro, e ninguém mais ouvirá falar do grande Teseu. De que lhe adiantará, então, ter matado o monstro?
- Tranquilize-se, pastor! Eu sairei do Labirinto. Conversarei com Dédalo, e ele me dirá como encontrar a saída. O arquiteto é um grande ateniense e vai querer ajudar o filho de seu rei.
Hípias não se conteve e perguntou abismado:
- Como pôde um grande arquiteto fazer um palácio para uma perversidade como essa?
- É uma longa história que teve a intervenção dos deuses. Falaremos disso quando eu voltar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Entre Deuses e Monstros
NezařaditelnéEste livro retoma o velho tema, sempre novo, costurando, com uma narrativa aparentemente casual e despretensiosa, alguns dos mais belos mitos gregos.