UMA LUZ

51 6 1
                                    

Finalmente o meu celular tocou. Era ele, era o advogado.

-Senhorita Surya? - falou Muhtar

- Olá Muhtar.

- Olha... no Sudeste da Turquia, onde você se encontra, a maioria da população é curda, a sociedade ainda está organizada segundo padrões tradicionais, quase feudais, com o território dividido por clãs, liderados por um Harra, que defendem ferozmente a sua tribo. Nesta região rural são frequentes crimes de sangue para repor a honra, reclamar direitos ou vingar alguma afronta.

- Sim, sim, vá logo direto ao ponto senhor Muhtar. - Eu já estava impaciente não precisava ele ficar me explicando o que eu já sabia.

- Infelizmente eu não vou poder ajudar. E mais nenhum outro advogado. A Turquia sempre esteve em guerra com os turcos, pedir ajuda a justiça turca será perda de tempo, ela sempre soube dessas tradições, no entanto, em nome da paz foi declarado o acordo de TRT entre a Turquia e o clã de Mardin, que não haveria mais interferência por parte da Turquia nas decisões do clã com relação ao povo de Mardin.

- Eles não escolheram nascer aqui, a justiça poderia nos proteger por um tempo em Istambul.

- Infelizmente não há nada que se possa fazer.

- Há sim, eu vou dar o meu jeito. Obrigada. -

Desliguei o telefone e corri para a sala onde estavam todos. Fechei as portas e as janelas rapidamente para que ninguém além de todos presentes na sala pudessem escutar.

- Surya porque está trancando tudo?- perguntou Celil assombrado com meu ato, assim como todos ali.

- Onde está Dilan? - Perguntei esbaforida. Não podia deixar ela escutar o que ia falar.

- Já está dormindo. - Falou minha mãe. Sentei- me no sofá e decidi começar.

- O único jeito é fugirmos todos daqui. - Fui curta e grossa.

- O quê? - Emre levantou-se num pulo do sofá.

- Isso mesmo. Eu falei com um advogado para pedir interferência da justiça turca, mas eles não podem fazer nada. Eu compro a passagem de todos, nós vamos para minha casa em Istambul.

- Filha não podemos. Eles no encontrarão de qualquer jeito. - minha mãe já tinha seus olhos marejados.

- Não encontrarão. E se a gente perceber algo diferente nós fugimos para outro país quem sabe. - Eu falei rapidamente com falta de ar pelo nervoso.

- Não vamos a lugar algum!!! - Emre socou a parede com ódio. Naquele momento entendi o porquê de estar achando ruim.

- Emre a gente leva Narim também. Você manda uma mensagem sei lá, combina com ela um lugar para pegarmos ela e então fugimos todos. -Eu disse na tentativa de fazer ele entender que não estava excluindo a mulher que ele amava.

- Você não entende Surya. Eles são muito mais do que você pensa. São frios e calculistas. Quando se trata de honra, eles são capaz de buscar a pessoa no inferno. - Gritou Celil aflito com a minha proposta.

- Então vão deixar Dilan, que tem apenas 12 anos, para casar com um homem de 28 anos? - Gritei tentando fazer eles entenderam a gravidade da situação.

- Você diz que fui egoísta Surya, mas você está sendo mais egoísta que eu. - eEmre cuspiu as palavras na minha cara.

- Para Filho!! - Disse minha mãe aos prantos.

- Você poderia muito bem casar com este homem. Pelo que eu saiba você também é minha irmã, filha de Celil e Samia. Porque se escondeu me diga? Se ama tanto sua irmãzinha, porque não deixa seu egoísmo de lado e casa no lugar dela?

ATA-MEOnde histórias criam vida. Descubra agora