Os dias passam, mas por que nada muda? Por que os problemas não somem com o passar dos dias, das horas? Eu só queria acordar e ver que está tudo bem. Talvez eu só queira não sentir, não falar, não pensar. Claramente estou achando que com a mudança de dia, os acontecimentos mudem também.
Saí de dentro do meu carro e caminhei em direção ao portão, enquanto girava a chave no meu dedo indicador. Dei um leve aceno de cabeça para o guarda que estava ali me observando e abri o portão, caminhei pelo condomínio, observando as casas, os jardins das casas, observando tudo. Cheguei finalmente onde eu queria e apenas observei. Eu estava apenas parada, só olhando e pensando em tudo.
Eu não sei o que eu estou fazendo aqui, eu só precisava lembrar de algumas coisas, só precisava buscar algum tipo de conforto de um lugar que nem memórias eu tenho.
- Conhecia alguém que morava aqui? - dei um pulo ao tomar um susto quando uma senhora se aproximou - Desculpa, não queria te assustar - diz, sorrindo.
- Conhecia - falei vagamente - Hoje não reconheço mais.
- A pessoa que morava aí incendiou a casa. Ninguém veio refazer a casa, ou apareceu aí para salvar alguma coisa.
- Sério? - me fiz de desentendida - Por que?
- Ela, Joana, a moradora, sequestrou uma garota rica por algum motivo que ninguém sabe. Eu não estava aqui no dia, mas ouvi dos vizinhos.
Não saiu na mídia o motivo da Joana fazer tudo que fez. Aliás ninguém sabe o real motivo e o que passa na cabeça da minha mãe. Me impressionou o fato dela ter feito exames psicológicos e ter dado negativo, confirmando que Joana é bem lúcida.
- Depois incendiou a casa com a garota e uma criança dentro, detalhe: Ela também estava na casa - continuou.
- Isso parece meio...insano. Quem seria louca a esse ponto, não é?
- Exatamente. Talvez ela precise de ajuda psicológica. Tenho pena da garota - ela abaixa a cabaça.
- Que garota? - pergunto.
- Ela tinha uma filha, nunca mais vimos a menina. Mas provavelmente ela deve estar mais velha, não é mais uma criança. Me pergunto se sabe o que aconteceu com a mãe, se ela sabia que a Joana tinha sequestrado uma criança antes de tudo.
Graças aos meus amigos, eu fui bastante preservada naquela época. Toda vez que tinha o meu rosto em algum site, Mirela e Dominic corriam para mandar um processo. Com o tempo, pararam de vincular a minha imagem com o que aconteceu, o que deu espaço para vincular a minha imagem como a mãe do filho do Victor Angeles.
- Elas moravam aqui há muito tempo? - perguntei.
- Na época essa casa estava barata e a Joana conseguiu comprar com bastante esforço. Lembro que ela estava grávida e tão frágil na época. Ajudei bastante ela, cuidei da filha quando ela ia trabalhar, ensinei ela a cozinhar e a virar dona de casa. Joana era uma menina muito querida e fofa quando nova, não sei o que aconteceu com ela.
Chega a ser irônico Joana e fofa na mesma frase.
- E a menina? A filha dela? - perguntei.
- A menina era um amor, igual a mãe. Joana amava muito a filha, ensinava apenas coisas bonitas para a criança. Julieta o nome da menina. Ela era linda, vivia no jardim brincando e rindo, ela tinha uma risada muito fofa de se ouvir. Ninguém sabia o que acontecia com a mente da Joana, por isso foi estranho quando eu soube o que ela tinha feito.
- Ela era uma pessoa boa? - perguntei chocada.
- Boa? Ela era um anjo, eu nunca vi uma pessoa tão cheia de vida, alguém que amasse tanto a filha. Ela era mãe solteira e sozinha, mas isso não impedia dela criar a filha de uma maneira impecável. Eu nunca tinha visto uma criança tão amorosa e educada quanto a filha dela, ela era um pouco louquinha, mas era fofa.
- Era? - perguntei, observando vagamente a casa, ou o que tinha restado dela.
- Muito fofa e linda, os olhos muito azuis e os cabelos muito escuros, como o da mãe. O que você veio fazer aqui, minha flor?
Olhei para ela e retirei meu óculos de sol.
- O que? - franzi o cenho.
- Eu reconheceria você em qualquer lugar, você parece ela de costas. O que faz aqui?
- Eu... - fiz uma pausa - Não sei - abaixei a cabeça e fitei meus pés.
- Que tal comer um bolo? Acabei de preparar - sugeriu.
Assenti e fomos em direção a sua casa, a senhora abriu a porta e eu entrei. Sentei no sofá, enquanto ela ia na cozinha pegar bolo e café. Depois de um tempo, ela voltou, colocou a bandeja na mesa de centro e sentou em uma poltrona enquanto me olhava. Começamos a comer os lanches que ela tinha feito, com um silêncio ensurdecedor.
- Sinto muito pela sua mãe - disse ela.
- Está tudo bem, não me surpreendo com a Joana.
- Deveria, ela sempre foi muito carinhosa com você.
- Eu não lembro disso - falei, negando com a cabeça - Não lembro dela sendo boa comigo.
- Mas ela era. Você se tornou médica como queria?
- Sim, eu segui a medicina.
- Ela está orgulhosa de você.
Dei um sorrisinho, mesmo sabendo que ela não está.
- Eu não quero tomar seu tempo - ameacei levantar, mas ela levantou a mão, fazendo um sinal para eu esperar.
A senhora caminhou em direção a algum dos cômodos e demorou alguns minutos para voltar novamente. Eu estava quase indo embora, mas ela voltou com um álbum de fotos.
- Veja isso - me entregou.
Peguei o álbum e comecei a olhar as fotos antigas. Tentei manter o sorrisinho longe, mas era impossível, pois eu estava vendo muitas fotos minhas criança, muitas com a Joana e eu estava feliz. Ela realmente parecia outra pessoa.
Não consigo lembrar de coisas do meu passado. Na medicina dizem que quando algo é traumático você esquece, faz de conta que não existiu. Lembro poucas coisas da minha vida envolvendo a Joana.
- Você parece com ela - disse a senhora.
- Esse é o problema - sussurrei.
- Leve o álbum, veja e reveja todas as fotos. Tenho certeza que você irá enxergar coisas que não viu antes.
- Obrigado - tirei a mochila das minhas costas e coloquei o álbum dentro - Foi um prazer te conhecer - levantei.
- Foi bom ver como você cresceu e ficou linda. Julieta, sua mãe foi uma mulher incrível com você, coisas acontecem porque tem que acontecer, todos nós temos dois lados.
- Entendi. Tchau e obrigado pelo bolo - caminhei para fora da casa.
- Tchau - acenou.
Enquanto eu caminhava, prestei bastante atenção naquela casa que tinha sido meu lar por muito tempo, mas que agora virou um pesadelo e está totalmente queimada. Saí do condômino e entrei no meu carro.
Coisas tem que acontecer, não podemos evitar, assim como eu não posso evitar mudar quem eu sou, ou quem eu serei.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Minha Antiga Paixão - Minhas Paixões 03
RomansUm erro do passado fez com que Julieta e Victor se separassem. Apesar de tudo, eles se reencontraram, mas agora com um laço que os unirá para sempre. Eles estão constantemente juntos por causa de seu filho e seus amigos, mas mesmo assim a relação pa...