Raja fez questão de circular comigo pelos arredores para explicar cada detalhe do funcionamento e costumes da tribo. Notei que em grande parte do dia os homens se ocupam em cuidar dos rebanhos e da manutenção das tendas, quando não estão viajando pelo deserto para negociações. Enquanto as mulheres, cozinham, tecem, lavam roupas e buscam água no oásis próximo.
__ Minha avó me contou que nossa tribo já foi totalmente nômade. Na época de sua juventude viajava por dias de camelo por esse deserto. Porém, hoje em dia, estamos cada vez mais sedentários.
__ Deve ser uma vida difícil, não fincar raízes em lugar algum. __ Comento olhando ao redor em busca da figura de Khan.
__ Acho incrível a ideia de viver aventuras, conhecer lugares e gente nova todos os dias . __ Raja rodopia de braços abertos.
__ Não acredito que essas caravanas vivam só de aventura e diversão, Raja. Os viajantes precisam enfrentar muitos desafios. Além do clima imprevisível, a precariedade de comida e água, negociações arriscadas, entre outras dificuldades.
Raja torce o nariz.
__ Falou como nosso Qayid agora. Apesar de valorizar nossas tradições, ele luta perante o conselho de anciãos para que aceitem estabelecer a tribo permanentemente em uma região de Durab fi Alsahra.
__ Seu Qayid é um homem sábio.
Raja concorda com um aceno de cabeça.
O movimento na tribo é intenso nesse horário. Alguns homens passam por nós e me observam com curiosidade. Um grupo de crianças se entretém cuidando do rebanho de cabras, enquanto algumas mulheres preparam algo em uma espécie de forno em formato de oca feito de argila.
__ Em breve, começarão as festividades do casamento. Vamos até a tenda das mulheres escolher algo para você vestir.__ Raja me puxa pela mão...
**************************************
Da primeira vez em que usei esse tipo de traje, me senti fantasiada. Como alguém que tenta se encaixar em uma realidade totalmente diferente da sua. Mas dessa vez, de alguma forma, não me sinto tão ridícula. A sensação é de inclusão.Assim que Raja me apresentou, as mulheres me rodearam curiosas e sorridentes. Uma se ofereceu para cuidar de meu cabelo, outra da maquiagem e o restante em escolher a roupa. Logo estávamos todas opinando na vestimenta uma das outras. Sorrio imaginando que hábitos femininos são os mesmos em qualquer parte do planeta.
O céu começa a se colorir de um tom rosado em direção oeste. Uma fogueira foi acesa no centro do terreno. Aliso o vestido de linho fino transpassado em meu busto. A parte de baixo não passa de uma saia longa com fendas laterais. Nos pés, sandálias rasteiras de tiras e pulseiras nos tornozelos. As mulheres não exageraram tanto na maquiagem como Aiyra. Foi usado somente uma espécie de Kajal preto em meus olhos que evidenciou bastante o verde.
Um alvoroço vindo da tenda reservada à noiva e sua família chama a atenção de toda a tribo. Me estico na ponta dos pés para ver o que acontece, pois as pessoas ao redor impedem minha visão. Afasto-me um pouco de Raja e das outras. Mas logo sinto um toque possessivo em minha cintura. Olho para trás e me surpreendo com Khan em um traje diferente do que estou acostumada.
A roupa mais parece de um guerreiro, porém não menos exótica que as vestes nobres do palácio. Usa apenas um colete aberto no peito. Na parte de baixo, uma espécie de calça saruel com uma adaga presa à cintura. Minha face esquenta quando seus olhos hipnotizantes me pegam o analisando.
Se aproxima lentamente. As pessoas estão muito distraídas com o que parece ser o início da cerimônia, então acabamos entrando em uma espécie de "bolha". A mão desliza na pele nua de minha cintura. Fico meio que sem reação com sua aparição repentina. Não nos vimos desde o ocorrido pela manhã. Khan praticamente desapareceu por todo o dia. Cheguei a me sentir culpada pela situação em que a senhora Soraia nos encontrou.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ela é indomável
RomanceDurante a adolescência, Adrielle Machado passou por um episódio traumatizante que a marcou profundamente. Um relacionamento abusivo a deixou com marcas físicas e psicológicas que atrapalharam seu sonho de se tornar uma modelo de sucesso. Drica, como...