Desperto com o aroma de café invadindo o ambiente. Raios solares projetam desenhos na lona da tenda. Uma manta feita de lã de carneiro cobre-me até o pescoço. Vozes e movimentos de pessoas vindos de fora indicam que já amanheceu há algum tempo. Sento e uma leve ardência no corpo me faz lembrar tudo o que aconteceu ontem.
__ Sabah alkhayr! __ A mesma senhora que cuidou de mim ontem entra na tenda carregando dois baldes.
Hoje está mais sorridente e vem acompanhada de uma jovem que carrega uma cesta com frutas.
__ Ela disse "bom dia".__ A jovem sorri de minha expressão confusa.
__ Ah, bom dia. __ Retribuo o cumprimento admirada pela garota aparentando uns treze anos falar tão bem português.
__ Me chamo Raja e essa é minha avó Soraia. Trouxe seu desjejum. __ A garota põe a minha frente a cesta que contém uvas, damasco, maçã, pão, geleia e uma garrafinha de vidro com leite.
__ Obrigada. Me chamo Adrielle. __ Sorrio sentindo-me envergonhada pelo tratamento cordial que essas pessoas estão me oferecendo.
A senhora começa a tagarelar enquanto enche uma tina grande com água. Logo um perfume de essências de rosas se espalha pela tenda.
A jovem a observa, sorri e começa a traduzir.
__ Minha avó diz que está satisfeita com o resultado de seu tratamento. Está com ótima aparência hoje. __ A garota me olha empolgada.
__ É verdade! O remédio que ela usou em mim é muito bom. Já não sinto quase dor nenhuma. Por favor, agradeça a ela por mim?
A garota conversa com a avó. A mulher apenas acena a cabeça e as mãos e sai da tenda carregando os baldes vazios.
__ Minha avó é a curandeira da tribo. Encara o que faz como uma missão. Não precisa agradecer.
__ Entendo. __ Franzo o cenho intrigada.__ Você fala muito bem meu idioma, Raja.
__ Grata!__ A menina faz um reverência. __ Nosso Qayid faz questão que todas as crianças da tribo estudem. Contratou um professor para nos ensinar.__ A garota estufa o peito.__ Mas eu tenho facilidade em aprender outras línguas. Já aprendi espanhol e português. Agora estou estudando inglês.
__ Parabéns! Você é muito inteligente! Mas, quem é o Qayid? __ Pego algumas uvas da cesta e coloco na boca.
__ Qayid é nosso líder. O chefe da tribo.
__ Ah, sim! Nossa, em pensar que eu muito mal falo um inglês arrastado. __ Resmungo.
__ Se quiser, posso te ajudar! Podemos estudar juntas. __ A garota se empolga novamente.
__ Obrigada, mas acho que não ficarei por muito tempo aqui.
__ Que pena. Seria bom ter a companhia de uma garota de minha idade.
__ Quantos anos tem?
__ Tenho quinze. Sou a mais velha das meninas.
__ Sou um pouco mais velha que você. Raja. Farei dezenove daqui há um mês.
__ Ainda assim seria melhor do que aturar aquelas pirralhas. __ A garota aponta com o queixo para fora onde um grupo de crianças corre de um lado para o outro.
__ Te entendo. __ Devoro um pãozinho com geleia em duas mordidas.
Só agora me dou conta do quanto estou faminta. Não como nada desde ontem no café da manhã.
__ Espero que fique pelo menos até o casamento de Samira e Hani.
__ Haverá um casamento na tribo? __ Tomo um gole de leite enquanto ouço interessada.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ela é indomável
RomanceDurante a adolescência, Adrielle Machado passou por um episódio traumatizante que a marcou profundamente. Um relacionamento abusivo a deixou com marcas físicas e psicológicas que atrapalharam seu sonho de se tornar uma modelo de sucesso. Drica, como...