Prólogo
A dinastia Manchu (1644-1911) representou a última fase do sistema imperial.
O poder político estava fortemente centralizado nas mãos dos imperadores que se sucederam no trono de 1616 a 1912.Os imperadores controlavam o vasto país por meio de um extenso aparelho administrativo, constituído por uma classe de funcionários recrutados segundo critérios burocráticos (chamado de sistema de exames). A estrutura econômica se baseava na produção agrícola e a sociedade chinesa era composta por uma diminuta classe de proprietários de terras e uma grande maioria de camponeses.
Um dos principais fatores, talvez o mais importante, para se compreender a estrutura fundiária da sociedade chinesa é entender o mecanismo social de acumulação material, que estava fortemente baseado na relação entre o serviço burocrático imperial e o investimento na compra de terras.
A classe proprietária de terras era constituída por clãs familiares. Para assegurar a propriedade da terra e aumentar a fortuna material da família era importante que algum membro do clã obtivesse um cargo oficial junto à estrutura burocrática imperial. As fortunas obtidas por meio do serviço imperial eram investidas em terras.
Em teoria, os cargos oficiais estavam abertos a todos, incluindo até mesmo os camponeses mais pobres, mas a ausência de um sistema de educação popular diminuía consideravelmente as chances daqueles que não pudessem contar com o apoio de uma família rica para custear os estudos, que exigiam muitos anos de dedicação.
De acordo com estudiosos do período, o trabalho dos camponeses era baseado em contratos de arrendamento de tipo capitalista. Evidentemente, havia variações regionais, mas pode-se dizer que na maioria das zonas agrícolas o proprietário fundiário fornecia a terra e os camponeses mão-de-obra.
❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Quinto capítulo
Yíng (Win) - O Pequeno Coelho
*Pequeno Sol e o Coelhinho
- Oh Coelhinho, quem é você? - Bright falou sorrindo de lado. -
- Eu não sou coelhinho, eu sou o Yíng!!! Wei Yíng, viu? - Win gritou e deu careta. -
As duas crianças caíram na gargalhada.
- Tudo bem, Senhor Wei Yíng. - Bright fez uma reverência. - Eu sou o Jovem Mestre Ming. Ling Ming Yu, mas pode me chamar de Ming.
- Não sei... - Win colocou o dedinho no queixo e fez uma expressão pensativa. -
- Porque não, bebê? - Bright segurou o riso. -
VOCÊ ESTÁ LENDO
Onde você está? - Lavanda
RomanceVocê acredita em vidas anteriores? Eu não acreditava... Há um mês, eu estava entrando naquela loja e alguém, distraidamente, bateu no meu ombro. Foi muito rápido, ele se desculpou sem me olhar nos olhos, mesmo assim pude ver seu rosto, embora ele n...