Capítulo 68
@DMEspinosa
Houve momentos, e não foram poucos, onde eu desejei muito mais do que eu tinha. Eu olhava para as pessoas ao meu redor, eu via o tipo de vida que eu acreditava que elas levavam, e pensava: por que comigo não pode ser igual?
Eu queria ser igual a todo mundo, eu queria a vida de todo mundo, eu queria os objetivos e as conquistas de todo mundo, então por que eu ainda parecia tão diferente?
Vou contar um dos piores pensamentos que já tive na vida, e como fiquei a ponto de cometer um erro horrível com a pessoa que mais amo no mundo.
Como todos sabem, meu pai tem nanismo, e embora leve uma vida perfeitamente normal, há alguns pontos que precisamos cuidar, para que ele tenha uma saúde sem complicações. E um destes pontos, incluía algumas cirurgias.
Meu pai sempre foi uma pessoa que pensou no mundo inteiro, literalmente no mundo inteiro, antes de pensar em si mesmo. Primeiro ele serve a todos, depois, se tiver tempo, ele pensa na própria vida. Foi assim comigo, é assim com toda a família, também na Igreja ou em qualquer lugar que ele vá.
Portanto, meu pai fez um esforço danado para que eu tivesse a minha festa de 15 anos. Dentro das nossas condições, que não era muitas, eu pude viver o momento que, naquela época, toda menina sonhava em viver.
Só que não foi o suficiente para mim.
Porque eu faço aniversário em dezembro, então passei o ano todo participando das festas mais lindas das colegas da escola, mas quando chegou a minha vez... era simples. Era pequeno. Era tão diferente das demais festas. E, de novo, eu queria tanto ser igual.
E você vai pensar agora "nossa, Dulce, mas não custava entender que o seu pai fez tudo o que ele podia?". Não, realmente não custava, aliás, eu até entendia! Eu tinha tanta consciência do quão horrível era esse pensamento, que não tive coragem de contar nada disso para ele. Mas prometi a mim mesma que aquela havia sido a última vez da minha vida "diferente", porque agora eu juntaria todo o dinheiro do mundo, e faria a melhor festa de 18 anos que esse país já viu! Eu tinha três anos para dar conta disso.
E quer saber? Eu dei conta. Juntei todo o dinheiro possível para que eu pudesse pagar a minha festa de 18 anos.
Mas a vida... a vida é engraçada e Deus é muito justo. No dia em que eu ia fechar com o salão, o buffet e todos os demais detalhes, meu pai voltou do médico com mais um pedido de cirurgia. E sabe qual era o custo da cirurgia? O valor exato do dinheiro que eu levantei para a minha festa.
Uff! Eu juro que pensei: pô, Deus, o Senhor tá de sacanagem comigo!
E na mesma hora, enquanto eu pensava na maior atrocidade do mundo, meu pai me olhou com calma, com serenidade e me disse assim: não se preocupe, minha filha, esse dinheiro vai chegar, eu vou dar um jeito de estar presente na sua festa.
Meu Deus do céu! Você acredita que eu estava brava e pensando em dinheiro enquanto a preocupação do meu pai era simplesmente estar presente para mim?
Eu acho que nunca senti tanta vergonha de mim quanto aquele dia. E não tive coragem de contar a ninguém.
Entretanto, eu compartilho esse vídeo agora, porque esse fato me ensinou uma grande lição na vida. Quando eu parei para pensar, decidi rapidamente que o meu pai era muito mais importante do que a minha festa, e usei todo o dinheiro que eu tinha para pagar a cirurgia dele. Não restou nada.
No dia seguinte, e eu juro para você, foi literalmente no dia seguinte, eu recebi a ligação para começar o meu estágio. E agora você está pensando que essa história tem uma grande reviravolta e o dinheiro do meu estágio era exatamente o valor que eu havia gastado na cirurgia, né? Pois bem, não era.
Era bem menos. Mas uma semana depois do meu início naquele estágio, eu aconselhei uma menina que encontrei por lá. Eu nem a conhecia e foi bem casual, ela chegou chateada, eu dei o conselho que o meu pai sempre me ensinou, falei de Deus como sempre aprendi a falar, e foi isso. Fim.
Eu não sabia, entretanto, que ela era a filha do dono. E ela ficou tão grata pelo que eu disse, aquilo a impactou de tal forma, que ela me chamou para dar uma palestra daquele tema, e agora sim: sabe qual foi o valor da palestra para a pirralha de 17 anos que eu era? O valor da festa.
Eu, com 17 anos e tão pouco entendimento da vida, dei uma palestra pela primeira vez na vida, e pude viver o que sonhei a vida toda.
A minha palestra não era sobre jornalismo ou sobre assuntos complexos, eu nem tinha conhecimento para isso, o meu assunto era Deus. Sempre é Deus.
A minha "pregação" aquele dia falava do versículo que eu nunca mais esqueci: "buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as outras coisas lhe serão acrescentadas".
E eu sei que é um versículo extremamente conhecido, mas foi só naquele momento que eu entendi o que ele significava, e aprendi que o meu sonho não deveria ser o meu primeiro objetivo... gente, estava escrito na palavra! Por que eu não enxerguei antes?
E de novo: ah, Dulce, mas eu nem sei o que é o Reino de Deus! Não dá pra viver pensando no abstrato!
Dá! Acredita que dá? Dá muito! Porque esse Reino não é apenas um espaço físico, mas as suas atitudes diárias que te levarão a esse lugar.
Ajudar o seu irmão, ter mansidão, falar a verdade, procurar perdoar, buscar a sabedoria divina... tudo isso faz parte do Reino de Deus! É isso o que nós devemos procurar.
Porque às vezes, sei lá, né... Deus te manda aquele dinheiro para cumprir outro propósito. Às vezes aquele dinheiro não é para a sua festa, mas para cuidar do seu pai e para depois te dar a chance de salvar a vida de alguém com uma palavra sincera.
Eu não sei. Mas te convido a experimentar mais de Deus na sua vida, e se abrir para que Ele possa falar contigo.
No mundo onde há tanto conflito e tanta maldade, busquemos a paz. O nosso pouco pode ser grandioso e transformador.
Bom dia!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Jogada Política
RomansaSe tanto a queriam, ela estava ali. E permaneceria, não por gosto ou escolha, mas por uma necessidade inerente ao próprio caminho. Se tanto haviam desejado uma nova rainha, agora eles a tinham. Doce, mundo doce àquele do tráfico e da política. Do...