Capítulo 22

818 102 44
                                    

Dom Fenn - 21 anos
Abril, 2044
Rynvale, Valoria

A realidade distorcida de Lyserion, na qual todos viveram por mais de seis décadas, foi meticulosamente projetada para manter as pessoas ignorantes do verdadeiro estado do planeta. Cada aspecto da sociedade foi cuidadosamente controlado, desde a tecnologia disponível até o conhecimento histórico. A própria geografia de Lyserion foi projetada para ser intransponível, com mares tumultuosos e tempestades incessantes que desencorajavam qualquer tentativa de fuga ou exploração além dos limites da ilha.

_Mas por quê? - Pergunto, minha voz um pouco mais firme agora que o choque inicial está se dissipando. - Por que manter as pessoas nesse estado de ignorância?

O ditador cruza os braços, observando-me com um olhar frio.

Cruzes.

_Porque a verdade, Dom, é muito mais perigosa do que qualquer ilusão. Quando os líderes mundiais perceberam que a civilização estava à beira do colapso total, eles entenderam que a única maneira de preservar qualquer vestígio da humanidade era criar uma nova sociedade, uma onde as pessoas não fossem sobrecarregadas pelo conhecimento do que haviam perdido. Lyserion foi projetada para ser um paraíso... Um lugar onde as memórias da antiga Terra fossem erradicadas e substituídas por uma nova realidade.

Ele faz uma pausa, como se considerasse como explicar o próximo ponto.

_As pessoas não podiam suportar o peso da destruição da Terra. Quando o colapso começou, houve tentativas de manter a sociedade unida, mas as guerras pela sobrevivência se tornaram tão brutais, tão desumanas, que as lembranças delas precisavam ser apagadas para que houvesse qualquer chance de paz duradoura. Lyserion não é apenas uma ilha; é uma prisão psicológica, onde a mente das pessoas foi reprogramada para aceitar uma nova história, uma nova realidade.

Eu olho para ele, ainda tentando juntar as peças desse quebra-cabeça macabro.

_Então, tudo... Todos nós... Fomos manipulados desde o nascimento?

_Sim. - Ele responde sem hesitar. - Cada indivíduo em Lyserion foi criado com uma história falsa, uma identidade construída a partir de dados e memórias que foram selecionados para garantir que ninguém questionasse a realidade em que viviam. A tecnologia usada para isso é muito mais avançada do que qualquer coisa que você possa imaginar. Nanotecnologia, controle mental subliminar, manipulação genética... tudo foi utilizado para manter a população submissa e, mais importante, ignorante.

A tela muda novamente, desta vez mostrando a infraestrutura tecnológica que sustenta Valoria. Um vasto complexo subterrâneo, repleto de servidores, laboratórios e centros de controle, todos operando silenciosamente abaixo da superfície da ilha. É aqui que a "realidade" de Valoria é gerada e mantida, um esforço monumental para garantir que ninguém perceba a farsa.

 _Mas e aqueles que descobrem a verdade? - Pergunto, a ideia de resistência e revolta começando a formar-se em minha mente.

 _Eles são... tratados. - O ditador responde, com um tom sinistro em sua voz. - Qualquer um que começa a questionar a realidade de Lyserion é identificado rapidamente. Às vezes, são reprogramados, suas memórias alteradas para que esqueçam o que descobriram. Outras vezes... Bem, às vezes é mais fácil simplesmente eliminá-los.

A gravidade de suas palavras me atinge como um soco no estômago. Toda a minha vida, toda a luta e sacrifício, foram parte de uma mentira colossal. As pessoas que pensei conhecer, os amigos que fiz, as batalhas que lutei... Tudo isso foi manipulado, controlado por uma força invisível que nunca percebi.

_Então, Lysand não é uma utopia... É uma prisão. - Murmuro, mais para mim mesmo do que para ele.

O ditador acena novamente, um sorriso frio tocando seus lábios.

FacínoraOnde histórias criam vida. Descubra agora