Textíneo

5.1K 726 141
                                    

Não, gente, não é novidades sobre o quarto livro, não é conto extra. Na verdade, é algo meio aleatório que decidi postar. Eu escrevi esse texto pra vocês por causa do dia da mulheres, mas fiquei com vergonha de postar no dia e achei que nunca iria. Contudo, estava eu organizando algumas coisas no computador e o encontrei e senti muita vontade de mostrar pra vocês, talvez as ajudem em algum momento da vida. Beijos.

"Nesse dia, eu gostaria de desejar tudo de melhor para as minhas meninas. Eu amo muito vocês. Sério mesmo. Pode parecer exagero eu falar isso pra um série de gente que eu nem conheço, mas é verdade. Vocês são umas parcela muito importante da minha vida. Tem gente aqui que eu se tornou minha amiga, a tal da Rebeca Jessem conhecida mundialmente como Sorvete Blue, e ela me ajudou muito em um momento complicado da minha vida e o que ela fez por mim eu nunca vou poder agradecer o suficiente. E mesmo as que não me ajudaram diretamente, me ajudaram me dando carinho e apoio e tornaram tudo melhor.

Queria que lembrassem não só hoje, mas todos os dias que vocês são mulheres fortes e lindas e podem fazer qualquer coisa. Não importa se digam que não, que não são capazes, vocês são sim capazes e merecem tudo de melhor. E podem fazer o melhor. Então: Sejam corajosas e bondosas e lutem até o fim pelo que vocês desejam. E como diria Gandhi: "Sejam sempre a mudança que querem ver no mundo.".

Outro ponto que queria falar com vocês é sobre relacionamentos. Muitas meninas comentam sobre os meus personagens masculinos, coisas do tipo: "Que homem maravilhoso, pena que só existe em livros". E eu fico realmente muito pensativa quando leio esse tipo de comentários. Os meus personagens, tanto homens quanto mulheres, são simplesmente pessoas com qualidades e defeitos (alguns com mais qualidades que defeitos, outros com mais defeitos do que qualidade). E, acreditem em mim, existem pessoas assim no mundo. Eu já vi vários. Existem muitos pessoas ruins também, o que vai diferenciar é a forma que nós escolhemos.

Eu lembro que, quando eu era mais nova, minha mãe descobriu que eu gostava de um rapaz. E ela falava sempre pra mim: "Heloisa, você tem que olhar as raízes.". Eu, claramente, ignorei esse comentário dela na época, mas ele não saiu da minha mente. E eu demorei um, dois, três, QUATRO anos pra finalmente entender o que ela queria dizer. Quando minha mãe chegava e me falava que eu devia olhar as raízes do rapaz que eu gostava, ela tava me dizendo que eu deveria avaliar bem mais a fundo o que a pessoa era. Não algo superficial como a aparência física ou até mesmo o jeito que a pessoa demonstrava ser, mas o que ele era. Seus sonhos, seus planos, seus desejos, sua forma de ver o mundo e de tratar o mundo.

Certa vez um amigo meu também me disse algo que não saiu da minha mente: "Helo, escolha alguém bom, porque você merece alguém bom. Mas não escolha alguém que é bom só com você ou por você, escolha alguém que é bom com todo mundo.". Também demorei pra entender o que ele quis dizer e até hoje não tenho certeza dos motivos pra ter me falado, mas eu acho que é porque é muito fácil alguém ser bom contigo quando quer algo ou te tratar bem quando ta interessado em algo que tu tem a oferecer. Mas o que é difícil é a gente encontrar uma pessoa que seja bom e que trate todo mundo com respeito. A gente sempre quer ser diferente na vida de alguém, né? Quer ser especial. E tudo bem ser especial pra alguém. Mas quando uma pessoa for boa apenas com você, questione.

Eu acho que esse meu amigo e minha mãe tentaram me dizer coisas parecidas, de maneiras diferentes. Acho que no fim, tudo se trata de escolhas, de avaliar o que é ou não é certo pra gente. As minhas histórias (Sobre Meninas e Maxine Letiele, que são as que vocês conhecem) não giram em torno de romances. Elas falam, principalmente, sobre amizade, escolhas, caminhos, batalhas que temos que lutar. Tanto que as meninas passaram o primeiro livro todo sozinha, lutando sozinhas e enfrentando coisas sozinhas e só depois foram encontrando alguém pra "lutar ao seu lado". Então, a vida de vocês também não precisam ser só isso, porque existe muito mais no mundo.

Mas, quando tiverem que escolher, espero que escolham pessoas boas. Boas com vocês e com o mundo. Escolham não só um bom namorado, mas escolha também alguém que seja um bom filho, um bom amigo, um bom irmão. Escolham alguém que tenha respeito por vocês, que respeitem suas limitações, seus medos, suas inseguranças, seu tempo. Alguém que queira te proteger, mas que sempre respeite suas escolhas. E que ame não apenas o seu corpo, mas tudo que têm por dentro. Porque pode parecer clichê, mas um dia o físico se vai e tudo que resta é o que nós somos por dentro. E se algum dia você perder até mesmo o que tem por dentro, até mesmo quem você é, escolha alguém que fique ao seu lado e te ajude a voltar e a se encontrar.

O homem perfeito não precisa ser só aquele que te tira de uma floresta cheia de lobos ou de uma guerra ou que te amou a vida toda, pode ser também alguém que segure a sua mão quando você sentir medo, alguém que fique ao seu lado esperando a tempestade passar. E, acreditem, pessoas assim existem. E vocês não merecem nada menos que isso."

3 - Sobre Meninas e EscolhasOnde histórias criam vida. Descubra agora