É assim que tudo começa... 7 de junho de 1943
Durante um mês acontecem muitas coisas. O que importa saber é que Lisie dedicou seu um mês às pesquisas (pesquisou em locais muito estratégicos como, por exemplo, seu próprio arquivo de memórias). Ela não conversou com ninguém a fundo para que suas conclusões não sofressem interferência. Assim como fez grande esforço para não dar atenção aos seus amigos do porão ela também fez tremendo esforço para não falar muito com as pessoas de sua casa.
Seu pai chegaria naquela tarde de 7 de junho. Derek e o padre haviam voltado bem antes e todo dia o folgado do Derek ia passar as tardes lá.
Resolveu mandar um bilhete a Caleb informando sobre o resultado de sua pesquisa.
O caderninho rosa que vovó lhe dera no aniversário ao invés de servir para composições estava servindo como uma espécie de rascunho para suas observações diárias.
Algumas anotações de Lisie em relação à sua casa:
1-Todas as janelas da frente aqui de casa tem uma bandeira com a suástica.
2-É uma mansão de três andares (e um porão recentemente descoberto por mim). Viemos morar aqui depois que papai foi declarado pelo Führer o comandante de sei lá o quê.
3-Já viemos morar aqui com a casa mobiliada. Trouxemos apenas roupas e objetos pessoais (e minha penteadeira que amo).
4-Meu pai dispensou a empregada de nossa casa no fim de 1941.
5-Só saímos daqui para ir à igreja e eu ainda vou para a Juventude Hitlerista (embora não goste).
6-Minha mãe lava as bandeiras das janelas todo sábado.
7-O melhor lugar que gosto de ficar aqui em casa é meu quarto.
Anotações de Lisie em relação a Derek:
1- Conheço Derek Kupffer desde minha infância.
2- Nós sempre brincamos na rua junto com meus primos.
3- Sempre fomos para a escola juntos.
4- Sempre sentamos juntos na missa.
5- Ele sempre esteve em minha cola e ama me chamar de ''Lili". Eu odeio esse apelido.
6- Quando criança eu gostava mais dele. Nossa amizade sempre foi muito boa porque não havia preconceitos: ele brincava de boneca comigo e eu jogava bola com ele. Depois de adolescentes ele começou a colocar "amor" dentro de nossa amizade e piorou tudo.
7- Nosso primeiro beijo foi quando eu tinha onze anos e ele treze. Estávamos na porta da igreja após a missa e ele me perguntou se podia me beijar e eu deixei.
8- Hoje ele tem assuntos muito iguais aos do meu pai. Ele parece estar mais obcecado e possessivo.
9- Sempre teve uma aparência bonita: cabelos loiros e macios e olhos verdes num tom mais claro que os meus.
10-Nunca foi inteligente.
11- Ele é de Munique, mas mora com o padre desde quando tinha sete anos. Seu pai morreu. Sua mãe vive em Munique.
12-É dois anos mais velho e tem a minha altura, por volta de 1,65 m.
Anotações de Lisie em relação ao padre:
1- Celebra missas muito bem.
2- É carinhoso e sempre nos dá o pão que sobra do ofertório.
3- Na sua igreja tem uma bandeira nazista.
4- Conheço-o desde que me entendo por gente. Ele diz conhecer o papai desde criança.
5- Sempre me chamou de "pequena Lisie" e eu não me importo. Sempre levo pelo lado de que sou baixinha e não de que sou criança.
6- Ele celebrou o casamento de meus pais.
7- Ele é amigo do vovô.
8- Também é de Munique e é irmão mais velho do pai de Derek.
9- Nunca o vi sem batina.
Anotações de Lisie em relação aos familiares:
1- Meus pais nunca se deram bem. Eles só conversam o indispensável.
2- Minha mãe e minha avó odeiam o trabalho do papai.
3- Papai é o melhor pai do mundo. Sempre me deu tudo do bom e do melhor. Ele fala que trabalha por mim e quer construir a PÁTRIA para mim. Ele sempre me dá um beijo de boa noite quando está aqui. Eu sinto falta dele. Ele me manda ir à igreja e frequentar a Juventude Hitlerista (que eu não gosto). Me deu a minha flauta e um livro de italiano (presentes inesquecíveis). Ele se preocupa comigo.
4- Minha mãe é a melhor mãe do mundo. Apesar de ser bem reservada e não demostrar muito o que sente, ela faz uma comida deliciosa e sempre me escuta quando tenho algo a dizer (com exceção quando o assunto é o trabalho do papai). É minha melhor amiga.
5- A família da minha mãe tem raízes inglesas. Apesar de toda nossa geração ser alemã, meu bisavô era inglês. Isso não pode ser muito mencionado porque os ingleses são inimigos na guerra. Mamãe está do lado da Alemanha lógico.
6- Meus pais se casaram em 1921, aqui em Stuttgart, e se conheceram na escola.
7- Vovó era a melhor flautista da Alemanha, mas se aposentou. Agora ela e mamãe assim como eu vivemos em casa e às vezes costuramos e fazemos uniformes para a Juventude Hitlerista, o exército e onde o papai trabalha que se chama "SS".
Anotações de Lisie em relação ao seu país:
1- Eu amo a Alemanha.
2- Quando eu tinha sete anos duas coisas muito importantes aconteceram: ganhei minha flauta e o Partido Nacional- Socialista dos Trabalhadores Alemães, Partido Nazista, chegou ao poder tendo como líder Adolf Hitler que na época era chanceler e mais tarde se tornou o Führer.
3- A Juventude Hitlerista serve para nos orientar sobre as ideais do Führer. Eu a frequento desde o início e nunca gostei porque as ideias são sem sentido demais. É lá que se aprende o "Heil Hitler", a marchar e a educação militar e materna (com exceção da última tarefa, todas eu aprendi com papai). Querem que geremos filhos saudáveis para a raça ariana. Na Juventude Hitlerista eram mencionados dois termos: Jude* e Kommunist**. São os "impuros" que se entrarem em contato com os arianos, iram causar uma grande contaminação. Eles deveriam viver em lugares específicos e morrer por lá.
Na Alemanha nazista era assim: ou você está com o governo totalitário de extrema direita ou você está contra. Lisie, por obrigação e involuntariamente se mostrava uma adolescente nazista pelo fato de seu pai ser um homem muito respeitado e temido. Só que sua alma era de uma oposição forte a tudo aquilo. Ela repetia as ações do povo, mas não as seguia.
De espírito altamente bom, Lisie se pôs diante do dilema com precisão. Ninguém merece ser punido por crença, ideologia, cor, raça, etnia, etc.
Ela desceu do quarto em direção à sala de jantar. Seu pai havia chegado.
*Jude - judeu em alemão;
**Kommunist - comunista em alemão.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor na Guerra
Historical FictionROMANCE/FICÇÃO HISTÓRICA 4 de maio de 1943 Já faz 3 anos e 9 meses que a Segunda Guerra Mundial começou. E pouco mais de um ano que a "Solução Final para a questão judaica" foi posta em prática. Lisie Schmidt tem 17 anos . É uma alemã filha de um d...