Na diretoria, Tiago estava sendo arrastado por meio das orelhas. O Diretor se assustou quando viu que era Leci quem estava com o aluno.
— Senhor Diretor, aqui está o autor da confusão no refeitório — murmurou ela, estufando o peito, sentindo-se orgulhosa de um trabalho que ela nunca fizera quando era vice-diretora.
— Tiago?! — murmurou a autoridade máxima do colégio incrédulo, sabendo que o nome do garoto nunca passaria por sua mente como mentor da confusão no refeitório. — Tem certeza, Leci? Porque acho que ele não tem capacidade para tanto.
— Também fiquei surpresa. Sempre achei que ele fosse só o bobo-da-corte da Turma — confessou Leci, esbugalhando os olhos.
— Hei! Eu estou aqui — disse Tiago levantando a mão de leve.
Leci jogou o menino na cadeira de frente para o senhor Diretor. Logo depois, ela fechou a porta enquanto o senhor de cavanhaque analisava o aluno.
— Por que fez isso?
— Não fui eu — respondeu o garoto de prontidão.
— Foi sim! Achei evidências em seu armário e confirmei com a secretária, que falou que você foi até o almoxarifado em busca de giz, com a desculpa que era para algum professor — murmurou Leci em um tom acusatório. — E, senhor Diretor, consegui encontrar essas evidências sozinha, seguindo apenas o meu faro de detetive e minha intuição, sem nem torturar ou coagir testemunhas. Meu alicate está intacto.
O Diretor bufou com demasiadas informações que Leci sempre dava. Ele se remexeu na cadeira, sentando de modo a cruzar as pernas e depositar suas mãos no joelho.
— Sabe que terei que suspendê-lo né — disse o senhor, vendo Tiago se virar a Leci com um olhar de suplica.
— Não é para tanto, senhor Diretor — falou Leci. — Vamos dar apenas uma advertência.
— Leci, este colégio mudou as regras. E você também nem trabalha mais aqui.
— Mas deveria! Eu solucionei este caso em pouquíssimas horas. Sou excelente funcionária quando não estou navegando na internet ou stalkeando o meu ex, o que eu quase nem faço. Só sei que ele comprou uma casa em Ribeirão Preto e adotou uma cadelinha chamada Lecinha, em homenagem a alguma ex-namorada doida que ele teve.
— Você — sussurrou Tiago para si. — Então, senhor, sairei ileso?
No momento de sua decisão, o senhor Diretor foi interrompido por uma mensagem que chegara em seu celular. Ele leu e bufando novamente, pôs-se em pé, revirando os olhos para Tiago.
— Terei que me ausentar para resolver algum problema de falta de energia no pavilhão da biblioteca. Então, desta vez, Tiago, você sairá daqui apenas com uma advertência. Primeiro, que sua traquinagem camuflou a invasão de caspa que os talheres do refeitório estavam. Então, menino, volte a ser o garoto bobo que você sempre foi. Vai ser melhor para você.
O Diretor começou a sair da sala, mas não antes de se voltar a Leci com um sorriso impregnado no canto da boca.
— Bem-vinda de volta, Leci. Essa será uma ótima justificativa para te recolocar no quadro de funcionários — anunciou ele, deixando para trás um mulher magricela pulando de alegria.
— Tá bem — disse Tiago. — Essa foi por pouco. Agora eu quero saber o que eu vou ganhar por ter te ajudado a recuperar o seu emprego? Obviamente não fui eu quem colocou o giz nos climatizadores.
— Você vai ganhar a minha amizade. — O menino deu de ombros —, e dez por cento do meu primeiro salário?
— Fechado! — Tiago disse dando as costas e saindo da sala.
VOCÊ ESTÁ LENDO
TURMA 201
Teen FictionPara desbravar as aventuras que lhe esperam no segundo ano do ensino médio, a antiga Turma 101 se transformou em Turma 201. Muitos desafios estão cercando esses adolescentes que estão rumo à metade do ensino médio, entre eles o autoconhecimento, pro...