Satisfação ao público...
Não é nenhuma novidade que nós* criamos uma obra de escrita conjunta (sim, esta que intitulamos: "Watch-Pad: O Reality Show de Papel) cujo objetivo principal é reunir autores de diversas linhas/vertentes de escrita para, deixando de lado quaisquer diferenças que tenhamos (sejam elas do tipo que forem), criar uma obra conjunta que seja o resultado da intercomunicação de vários livros, o que daria uma boa noção da realidade das coisas. Afinal, da mesma forma que uma mesma situação pode ser interpretada diferentemente quando vista da perspectiva de um fulano e um cicrano, na literatura faria igual sentido fazê-lo. E o que melhor do que pessoas diferentes escrevendo de personagens diferentes para fazê-lo mais real?
Pois bem, como sabem, o reality show em si tem todo seu contexto/sinopse e situações. Não vou me ater a parte literária da coisa, mas a algo dos bastidores que muitas pessoas sequer terminam por tomar conhecimento.
Quando se trabalha com pessoas diferentes, de regiões/cidades/estados/culturas/crenças diferentes (e as vezes até divergentes), obviamente podemos chegar a situações-limite: divergências, discussões, atritos, críticas, brigas etc. Tolerar e lidar com tudo isto é viver em sociedade, do contrário seriamos todos extremistas e reféns de atos irracionais (como mostra a história humana). Tais diferenças, inclusive, são patentes não só nos estilos de cada um de nós, como também na construção das personagens e na forma que lidam umas com as outras, isto em menor e maior grado também faz parte dos nossos planos para a história em si: é parte da nossa pretensão.
Pois bem: escrever em conjunto não é colocar o seu por cima dos demais (nem pretender fazê-lo), não é achar que as pessoas tem que gravitar em torno do que você pensa e quer, nem se sentir "desamparado" só por que alguém está ocupado com outra coisa qualquer e não suprindo suas carências e egos pessoais, entendamos como o clichê de um casamento: é renúncia: tem coisas que serão do seu jeito (e a outra parte cederá), mas tem coisas que não (e você tem que ceder). Infelizmente, nem todos entendem isto.
Dia 18 de Novembro, em uma das muitas interações** feitas no WhatsApp entre o grupo de criação, o autor da personagem Max (@rodrigosampayo) e outros do grupo se desentenderam... Mas infelizmente, o que poderia ter sido simplesmente uma (de algumas) discussões/divergências que sim, acontecem, entre grupos de pessoas adultas e diferentes, simplesmente culminou com o autor se retirando do projeto (e imediatamente retirando a publicação da personagem da plataforma). Como estava de viagem à Argentina no dia, pedi para termos uma discussão dia 24/11 (quando já estaria no Brasil), mas então me inteirando de tudo por parte dos litigantes (incluindo o que se retirou), ficou combinado que o mesmo pudesse, então finalizar a personagem nos 9 capítulos previamente pactuados. Foi expresso o desejo de que (em respeito ao grupo, aos leitores que acompanham o projeto etc.) o livro da personagem fosse mantido no perfil do autor. Entretanto, pouco depois da discussão entre o mesmo e outros no dia 18 de Novembro, o mesmo achou por bem criar uma obra que também consistia em um reality show, igualmente dividido em três núcleos (um investigativo, um de fantasia e um neutro), com interações no WhatsApp inclusive, assim como com vários autores escrevendo personagens distintas, capas com elementos semelhantes, apetrechos incorporados que marcam a trama da qual saiu (ex: I.A na casa), além de algumas coisas que – diante da extemporaneidade (nem ter saído da nossa para já começar outra no mesmo contexto, o que poderia trazer diversos conflitos de interesse. Trocando em miúdos: cópias intencionais ou não, em virtude da exposição à qual o mesmo esteve e ainda estava submetido) e com acesso privilegiado a nossa obra, nossa com ele incluso foi feito um pedido (e um alerta) para que o mesmo não incorresse em um plágio. Afinal, todos aqui sabemos, plagio não é legal e nem "legal" (legalmente falando, além de ser péssimo do ponto de vista geral, o plagio é crime). Entretanto, após o alerta, o autor se sentiu novamente desassistido/insultado/etc. (embora, pelo menos da minha parte, há material que demonstra o contrário) e terminou por novamente retirar a obra da plataforma imediatamente e salientar que sairia e que não era compreendido, etc, para além de aparentemente restringir acessos (bloquear) das pessoas que consigo trabalharam até então. Mas se o fez, também é de seu direito fazê-lo, ainda que eu discorde o ato, pois é o dono do perfil e pode definir quem o vê ou não.
Enfim, como dito ao próprio autor, eu (@DTRINDAD) só respondo por mim e meus atos. Logo, se houve quaisquer ofensas/maus tratos/etc. de qualquer outra pessoa em esfera publica ou privada em relação ao autor, é assunto deste com a parte envolvida. Da minha parte nunca houve e dificilmente haveria. Desejamos sucesso ao autor, claro, é decisão dele deixar ou não um trabalho exposto. Eu, todavia, entendo ser ético pelo menos notificar aos leitores (e àqueles com quem escreveu) que retiraria a mesma do ar em um tempo "x" pelo menos. Embora, o cenário ideal é seria manter em respeito a tais leitores... tanto os que nos acompanham, quanto os que nos descobriram do perfil de outros e gostaram do nosso trabalho. Desejo sucesso ao autor em seus trabalhos e, obviamente, reitero: Ideias parecidas, claro que podem existir, mas iguais nunca. A linha é, claro, sempre tênue, dai o reforço do alerta (coisa que todos criadores deveriam fazer diariamente em relação às suas obras).
Como no projeto se respeita o direito do autor criador (de todos que criaram suas personagens/enredos/etc.) não nos apoderaríamos (nem nos apoderaremos) da personagem Max, de modo que, se aparecer em um ou mais capítulo a partir da publicização deste manifesto o será (e deverá ser) limitado ao contexto de interações feitas com o autor antes da sua saída e abrupta exclusão da obra. Qualquer volta futura do autor com a obra da personagem no perfil não poderia (também) ter qualquer componente/capítulo adicional àqueles que foram feitos em conjunto, sendo a obra isto: uma obra em conjunto, coisas feitas fora desta combinação/contexto são desconhecidos.
Grato pela compreensão, desculpas a todos se algo não ficou claro. Sucesso ao autor que saiu, bem como aos que ficam... Vale sempre a máxima: "Que seja eterno enquanto dure" (Créditos a quem originalmente disse isso, seja lá quem for).
Destaques:
Nós*: Aquele que responde por este perfil (@DTRINDAD), além dos demais autores que participam da escrita conjunta deste projeto diretamente.
Interações*: Os autores se reúnem no aplicativo WhatsApp em diversos grupos: Em uns são as pessoas que são, em outros são as personagens. Nestes últimos, fazemos como em gravações de novelas / ensaios de teatro. Ou seja, após ter conversado (no grupo onde somos nós) sobre as cenas que cada um quer / precisa criar, nós as construímos (interpretamos) nos grupos de personagens, como se fossemos nós eles próprios.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Watch-Pad: O reality show de papel
Genel KurguPara escapar da falência, a emissora (in)Certa decide lançar um reality show exótico que promete agitar o país. Participantes exóticas, uma mansão comprada a preço de banana, um farol que permite acessar a outra dimensão e um grupo de peças de um qu...