Finalmente chegamos ao tão ansiado fim de Sete Clichês em Minha Vida! Para alegria de muitos e talvez a infelicidade de alguns. Me sinto preenchida por uma satisfação difícil de ser definida em palavras, assim como o sentimento de gratidão. Para mim ainda é difícil acreditar que conclui meu segundo livro, após tanto tempo na minha vida acreditando que a escrita tinha tido um fim definitivo durante a minha adolescência.
Há uma parte que as pessoas não sabem sobre o escritor, e eu vou contar o quanto a escrita me trouxe de volta a vida (não me modo literal, claro, mas sim psicologicamente). Eu li muitas mensagens de leitores e me vi em suas palavras, assim como eles se viram na história da Melissa. Há dois anos atrás eu me sentia uma absolutamente nada. Eu me sentia a pessoa mais fracassada e patética do mundo. Não via um futuro pra mim, porque tinha desistido de algo que os jovens da minha idade tanto anseiam. Eu tinha todas as oportunidades em minhas mãos e as descartei, mas não por opção. Não foi uma escolha levianamente tomada, a partir de uma longa reflexão. Eu fui impulsiva (assim como a Melissa), mas eu não tinha duas opções (mesmo que para algumas pessoas sim), e somente uma: uma escolha que eu ainda saísse quase inteira, ao menos viva. Porque se eu tivesse insistido na opção que me adoecia, temia agir inconsequentemente e arranjar outras maneiras de acabar com a dor. Talvez para algumas pessoas eu esteja soando dramaticamente ou exageradamente, mas para nós (invidualmente) a nossa dor é um desafio muito complicado de ser superado.
Eu escolhi fugir. E fugir nem sempre é uma escolha ruim. Na verdade, pode ser a mais correta, dependendo da circunstância.
Só que depois que eu fugi, não senti alívio na minha escolha, e nem nas decisões futuras que tomei. Eu ainda sentia que faltava algo em minha vida, mesmo me encontrando em um excelente curso, tendo uma família que me apoiava. Até que eu percebi que talvez devesse dar uma nova oportunidade a escrita. E foi assim que comecei a escrever Sete Clichês em Minha Vida.
No início o livro seria somente uma tola comédia romântica, com o propósito de brincar um pouco com essa premissa de clichês (que muitos amam e outros odeiam fervorosamente). Mas se tornou muito mais do que isso. Eu precisava abordar assuntos que considerava importantes, diálogos necessários, desenvolvimento dos personagens e suas relações. Talvez eu tenha me excedido, exagerando um pouco na escrita. Mas devo confessar que foi um male que adquiri após querer escrever muito em uma redação de trinta linhas! E aqui no wattpad não há limites para palavras, graças a Deus! E eu gosto muito de me expressar através de palavras escritas, por isso talvez tenha me excedido, mas com a melhor das intenções!
Hoje eu me sinto uma pessoa completa, ainda repleta de sonhos, claro, e talvez em busca do meu próprio romance (ou não). Apesar de inúmeras dificuldades, frustrações, pensamentos tristes, eu não penso em parar com uma das poucas coisas que eu amo, que é escrever. Posso não ser a melhor escritora do mundo, e talvez jamais venha a ser, mas quando se faz algo que ama, certamente não há prazer maior. Ninguém nasce bom em algo. Algumas pessoas tem uma maior vocação, mas aprendemos com a vida (nós, menos privilegiados) que nada é conquistado ou adquirido sem esforço.
E posso afirmar que se permaneço nessa jornada de escrita é por leitores excepcionais que surgiram em minha vida. Leitores fiéis, que desejaram permanecer comigo e estão desde o primeiro livro que publiquei aqui na plataforma, e outros que surgiram graças as minhas divulgações ou encontraram o livro aleatoriamente por aqui. Eu dou a vocês meu muito obrigada, e essas duas palavras não são boas o suficiente para definir o tamanho da minha gratidão. Mas sou grata por seu apoio, por ter desperdiçado um pouco do seu tempo para ler meu livro, votar e até mesmo comentar. Sou grata a cada ínfimo apoio que recebi, críticas (negativas ou positivas), e palavras caridosas, e até as mensagens significativas de que meu livro tem ajudado diversos leitores. Eu nunca saberei agradecê-los apropriadamente!
E agradeço a mim pela minha capacidade de persistência, sendo que sempre me considerei uma pessoa que facilmente desiste. Dessa vez não pretendo desistir, nem hoje e nem futuramente. Não há nada a temer. E eu percebi o quanto meus medos são tolos. Percebi que sempre estarei propensa a receber críticas desagradáveis, mas o que importa é que faço o que amo e construí a história que desejei escrever. Contei a história que planejei contar durante os últimos dezesseis meses.
Sei que esse fim não agrada a todos. Sei que vocês ansiaram por diversos desfechos, e sinto muito por ter sido incapaz de atender suas expectativas. Estou sendo sincera em minhas palavras. Mas afirmo que se eu for viver minha vida inteira buscando agradar a alguém, que satisfação terei se não irei agradar a mim? Foi como a Melissa disse: é comigo que estarei todos os dias, em cada segundo, nada mais justo que eu me coloque em primeiro lugar, certo? Essa é uma das mensagens que quero transmitir a vocês. Alguns sacrifícios são necessários, mas será que é realmente necessário se colocar tanto de lado? Porque a outra pessoa vale tanto quanto você? Qual é o motivo desse sacrifício? São questionamentos que devemos fazer diariamente, e talvez demore um longo tempo para que seja respondido, mas somente o fato de tentar já é fundamental para a mudança.
Se você chegou até, certamente pode ter algumas dúvidas ou algo a dizer. Me prontifico a ler e responder, conforme estiver ao meu alcance. Se quiser apenas conversar, também estou aqui. Se alguém ainda tiver interesse em entrar no grupo de Sete Clichês em Minha Vida, vou disponibilizar o link do grupo no meu perfil aqui do Wattpad.
Por fim, meus últimos avisos a respeito do livro. Ponderei muito se deveria ou não contar um pouco sobre a perspectiva dos clichês, o que aconteceu com eles depois do fim da história da Melissa. Afinal, eles também são dignos de ter um final feliz, certo? Portanto, decidi que alguns clichês são dignos de receberem um capítulo com seu próprio final (mas nem todos, claro). Os capítulos serão postados aos poucos, dependendo da minha disponibilidade. Espero que gostem!
Continue me acompanhando aqui no Wattpad, se deseja saber de futuros projetos, futuros livros, novidades a respeito de Sete Clichês em Minha Vida (sim, eu pretendo publicá-lo na Amazon, mas é ainda uma possibilidade a qual estou refletindo). Eu também estou no Instagram, e pode me encontrar lá como sendo a @/thedebfernandes. Eu respondo por lá também!
Espero que tenham gostado do livro. Eu o escrevi com muito amor e carinho, desejando que esses sentimentos fossem transmitidos a todos que o lessem.
Enfim, é isso! Beijos de luz e até a próxima!
EDIT: Link do grupo do facebook está no mural do meu perfil aqui no Wattpad. Se quiser entrar, é só clicar em participar. Vou adorar te ter por lá!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sete Clichês em Minha Vida ✓
RomanceOBRA VENCEDORA DO THE WATTYS 2021 NA CATEGORIA LITERATURA FEMININA. Melissa Fontoura sempre foi o tipo de garota sonhadora, apaixonada por livros e filmes de comédia romântica. E talvez seja esse seu maior defeito, já que sonha em viver romances pel...