Meu olhar foi atraído para as luzes brilhantes da cidade, assim como uma mariposa é atraída para o fogo. Era tão lindo. Lá em cima, no topo do edifício e com o ar soprando meus cabelos, eu me sentia livre.
- Acredito que essa seja a vista mais bela da cidade - André rompeu o silêncio.
- Concordo plenamente - falei sorrindo para ele.
Eu não sabia o motivo dele querer falar comigo. Sai do trabalho e vim direto para cá, era um lugar reservado.
— O que você quer?
Já havia começado a perceber os sinais de quando André estava ansioso, ele bagunçava o cabelo escuro, prendia o lábio entre os dentes e os olhos... ah! Seus olhos verdes faiscavam como chamas.
Ele pigarreou.
- Então, seu amigo sabe do nosso acordo? - perguntou.
- Sabe.
Não era isso que eu esperava.
- Ok. Vou acrescentar naquela sua lista de regras ridículas sobre "não comentar nosso acordo" com outras pessoas.
- Por mim, tudo bem. Só achei justo meu amigo saber, já que seu melhor amigo Fabiano também conhece nosso acordo.
Ele concordou.
- De qualquer forma, não chamei você até aqui para isso.
- Qual é o problema?
- Eu acho Manuela, que as coisas vão começar a ficar mais complicadas daqui para frente. No meu projeto.
- Complicado, tipo quanto? - falei preocupada.
- Amanhã, George Miller quer visitar o local da obra. Por isso, você tem que vir junto - explicou. - Parece que a esposa dele finalmente está aqui e quer conhecê-la.
Franzi as sobrancelhas.
Gente rica era esquisita. Aquilo era uma formalidade desnecessária. Afinal, por que essa mulher desejava tanto me conhecer?
- Eu preciso mesmo ir? - questionei.
- Se quisermos convencer o senhor Miller que somos um casal, então sim.
- Tá legal. Eu vou!
Tudo pela confeitaria. Não. Na verdade, era tudo pelo senhor Giovanni, foi por ele que me meti nessa enorme confusão.
André notou minha mudança de humor.
- O que houve?
- Nada.
- As pessoas não ficam tristes por "nada".
Suspirei.
- Não ache que eu sou uma tola, mas eu admiro muito como você corre atrás dos seus sonhos.
- Todos nós os buscamos. Você também corre atrás dos seus, não é?
- Eu deixei de sonhar faz muito tempo - contei. - Desde que fiquei sozinha, sem meus pais, tenho mantido minha cabeça somente no trabalho. Eu acordo bem cedo e chego tarde a minha casa, no outro dia, faço a mesma coisa. Acho que essa foi à maneira que encontrei de lidar com a vida.
André continuou escutando.
- Quando eles se foram não foi... fácil. Eu era muito jovem na época e não soube lidar direito com a perda. Minha tia sempre foi gentil e tentava me alegrar de todas as formas que conseguia, eu não sei o que teria acontecido comigo se não fosse ela.
- O que aconteceu com seus pais?
- Foi uma tragédia de avião. Isso me deixou bem abalada emocionalmente.
- Eu sinto muito.
Olhei em seus olhos, pareciam sinceros.
- No início, minha tia Amália cuidava de tudo. Eu queria ajudá-la, mas ela não me deixava trabalhar - disse. - Então, vieram os remédios, ela tomava para aliviar suas dores causadas pelas dezenas de faxinas e roupas que passava todos os dias.
Engoli em seco.
- Com dezesseis anos, tomei a decisão que iria trabalhar. Minha tia não recebeu bem a notícia, mas prometi que continuaria estudando, as mesmo tempo que trabalhava e ela aceitou. Não foi tão simples assim, porém, ela cedeu.
Olhei para André, ele continuava me ouvindo.
- Foi nessa época que conheci meu patrão - contei sorrindo. - Giovanni, o italiano resmungão com um baita talento na confeitaria. Você acredita que ele não queria me dar um emprego de jeito nenhum?
André riu.
- E aí? O que aconteceu?
- Eu insisti. Passei dias aparecendo na Doce & Massa para perturbá-lo, esperando que me desse o tão desejado emprego. Até que finalmente venci e ele me contratou como sua ajudante. Desde então, tenho aprendido muito com ele, meu patrão me mostrou o verdadeiro significado de amar a confeitaria.
Encarei André, já sentindo as lágrimas queimarem meus olhos.
- Sinto que tenho uma dívida com o senhor Giovanni. Aquele velhote me acolheu como uma filha e agora, eu tenho que retribuir. Não posso permitir que a Doce & Massa saia daquele lugar, que está cheio de boas lembranças. Ele já criou muitas raízes lá e essas não podem ser arrancadas. Entende?
- Sim - disse ele, com a voz rouca.
André cambaleou na minha direção, esticou a mão lentamente como se tivesse receio que eu fosse fugir, se ele fizesse rápido. Depois, reuniu coragem e colocou a palma da mão na lateral do meu rosto, onde minhas lágrimas continuavam a cair impulsivas.
Com um gesto leve, ele as secou com seu polegar. Delicado. Decidido.
- Por favor, não chore Manuela. É difícil vê-la assim.
- A-Acho q-que acabei de quebrar a primeira regra - falei fungando.
André deu um sorriso doce.
- Qual era mesmo?"NENHUM SEGREDO SOBRE A VIDA PESSOAL SERÁ REVELADO" - contou. - Não importa.
- Devo estar toda melequenta - falei, secando o resto das lágrimas.
Ele riu.
- Não há problema em chorar. Faz bem para a alma.
André havia me apoiado em um momento de fraqueza. Ele não julgou meus sentimentos, apenas ficou lá escutando meu desabafo, tentando compreender minha vida.
- Obrigada – agradeci.
– Pelo quê?
– Por conversar comigo, por me entender e por me fazer companhia.
André me abraçou.
– Estarei aqui pra você sempre que precisar – sussurrou no meu ouvido.
E pela primeira vez depois de muito tempo, não senti aquele vazio. Eu não estava sozinha.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Doce Mentira
Genç KurguManuela Martins curtia viver sua vida simples na cidade. Dona de uma personalidade atrevida, decidida e de um coração generoso demais, ela jamais imaginou que algo pudesse abalar a sua vida. No entanto, tudo muda quando um aviso de despejo surge na...