Considerações finais

25 3 0
                                    

Olá meus queridos leitores, como já é tradição neste perfil, venho aqui dizer algumas considerações sobre essa obra.

Herdeira de Sangue e Fogo nasceu de uma conversa minha com meu namorado, onde estávamos criticando furos de roteiro e defeitos narrativos na história de Naruto, e do nada resolvemos simular como faríamos uma história parecida com Naruto, só que sem todos os defeitos que apontamos e sendo uma ficção cristã. Fomos jogando ideias, e assim nasceu o primeiro esboço de Herdeira de Sangue e Fogo, que na hora considerei tão promissor que resolvi realmente colocar em prática. Porém, como vocês leitores podem ver, apesar da inspiração em Naruto, Herdeira de Sangue e Fogo segue caminhos completamente diferentes, por conta da grande mesclagem de inspirações que ocorreu durante o processo criativo.

Inicialmente, HSF seria apenas um livro. Entretanto, minhas ideias para o universo se expandiram tanto que eu percebi que um único livro seria insuficiente para traduzir todos os sentimentos da obra e toda complexidade do universo, nascendo assim a necessidade de se tornar uma trilogia.

Em Herdeira de Sangue e Fogo, como em todas as minhas obras, eu quis embutir uma mistura de sentimentos que já vivi, alegorias bíblicas, e muitas críticas sociais. Quis mais uma vez apontar a hipocrisia social, o distanciamento da sociedade ocidental de Deus, ao mesmo tempo que faço referência ao povo de Israel no período dos livros de Juízes e Reis, que mesmo após ver muitos milagres, viviam um ciclo vicioso sempre se afastando de Deus e cedendo a práticas erradas.

Algo que HSF certamente se destaca de todas as minhas outras obras, é com certeza na quantidade de referências bíblicas, literárias e culturais que coloquei na obra. Por isso, em especial, vou dizer algumas curiosidades sobre a obra:

- O primeiro vilão da obra, um empata que matava pessoas induzindo-as ao suicídio, se chamava Dazai Osamu. E isso não é àtoa, pois faz referência ao escritor do realismo japonês que carrega esse nome, e era pessimista, misógino e obcecado com a ideia de suicídio.

- O sobrenome Deucalion vem da mitologia grega, sendo Deucalion o nome de um personagem que na mitologia grega, é entendido como um paralelo a Noé, por ter recebido uma profecia sobre um dilúvio e ter sido, junto com sua esposa, um dos únicos sobreviventes.

- No capítulo "Inflamei-me", a Brooke parafraseia um texto das Confissões de Agostinho de Hipona: "Tocaste-me e inflamei-me no desejo da tua paz"

- Os sobrenomes de alguns personagens são nomes de pessoas virados ao contrário, como por exemplo o sobrenome Odnanref, que ao contrário fica "Fernando" e o sobrenome "Leirbag", que ao contrário fica "Gabriel". Olhos atentos conseguirão perceber mais. Da mesma forma, os nomes das cidades de Torinco, Ésefo e Laocideia, são inspirados respectivamente em Corinto, Éfeso e Laodiceia. E sim, isso só aconteceu porque eu estava sem criatividade para nomes.

- Histórias antigas citadas pelos personagens são referências a histórias bíblicas, como Ravi faz referência a Davi, Ofeu faz referência a Moisés, e Stella faz referência a Ester.

- O fato do prefeito Growin ter mentido para a Brooke sobre o significado do próprio nome só aconteceu porque eu mesma achava que Brooke significava "quebrada", porque confundia com "Broken".

- Apesar de eu não dizer o nome de nenhuma etnia e apenas descrever a aparência dos personagens para que o próprio leitor imagine, uma curiosidade é que no mundo real, Trevor seria miscigenado tendo sangue nipo-asiático, e Fleur Beladona seria indiana.

Como bônus, vou mostrar as referências para aparência que sempre imagino sendo Brooke, Trevor, Circe e Ronan.

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Eu até mostraria a Cassandra, mas a realidade é que eu nunca tive nenhuma referência que considere idêntica à imagem mental que tenho dela

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Eu até mostraria a Cassandra, mas a realidade é que eu nunca tive nenhuma referência que considere idêntica à imagem mental que tenho dela.

Enfim. Em HSF eu embuti muitas observações, lições e sentimentos que tive durante a vida. Coloquei um pouco do que vivi, um pouco do que tenho aprendido, e um pouco do que quero ensinar, além da visão que venho cultivando a respeito da sociedade, de relacionamentos, e principalmente, de Deus. Certamente é a história mais pesada que já fiz, mas também considero a mais profunda, e apesar de ser uma fantasia, considero-a também a mais realista.

Eu ainda não tenho uma data para trazer o segundo livro a vocês, porém revelarei-lhes o título e a sinopse:

Herdeira de Guerra e Graça

Agora que sabia o motivo de ter nascido e ter sido feita humana, Brooke tinha claras ideias do que precisava fazer e do quanto precisava amadurecer. Entretanto, será que ela seria capaz de insistir nisso sem ver sinais de sucesso? Será a centelha divina dentro de si seria mais forte que seus impulsos sombrios?

Após descobrir suas origens, seus caminhos e seus propósitos, a vida e as prioridades de Brooke estavam diferentes de tudo que imaginou. Entretanto, agora a rejeição social a fere por outros motivos, ao passo que sua cidade se mantém dura de coração e a ameaça está cada vez mais próxima. As crises em seu relacionamento fazem Brooke se deparar com dilemas difíceis e desafios ao seu caráter. As conspirações intensificam o caos nas cidades gêmeas, e em meio a todos esses conflitos, Brooke será realmente capaz de continuar crendo na soberania do Oleiro e perseverar no caminho que escolheu?

Eu aguardo vocês, queridos e estimados leitores, em meu próximo livro. Que o grande Oleiro esteja sempre com todos vocês ❤️

Herdeira de Sangue e Fogo [COMPLETO]Onde histórias criam vida. Descubra agora