Os dias estavam correndo. Já havia passado o enem e nem a Jo, nem eu fizemos. Eu não tinha cabeça pra esse tipo de prova e, depois que recebi a confirmação para a segunda fase da estadual, não me preocupei. Lá em casa, foi um rebuliço. Ninguém acreditava que não faríamos vestibular, mas a Joana contornou todos com o surf e eu tive que mentir, pois queria fazer surpresa.
No dia da segunda fase, descobri que o Renato também faria, então pedi carona a ele. Fomos até o local da prova e, por incrível que pareça, fui maravilhosamente bem. Minhas matérias eram: biologia, química, física, matemática, geografia e redação. Apesar da física, foi tudo muito tranquilo.
Na volta pra casa, menti novamente sobre onde estava e pedi segredo ao Tato.
(...)
O telefone toca.
— Deixa que eu atendo.
Corro, me jogando em cima do telefone. Já havia passado uma semana da prova e eles ligariam pra dar o resultado.
"Parabéns, senhorita Alina Cardoso. Você foi selecionada para o curso de Ciências Biológicas – Biologia Marinha da UESC. Compareça amanhã para fazer a matrícula. O listão pode ser consultado em nosso site."
Desligo o telefone radiante de felicidade.
Minha mãe está na cozinha, fazendo o almoço. Meu pai, sentado lendo o jornal e a Joana no quarto com o Rodrigo.
— Gente, tenho uma notícia pra vocês!
Joana corre até nós e Rodrigo vem logo atrás. Meu pai inclina o rosto, abaixando os óculos.
— Passei na Universidade do Estado!
Minha mãe derruba a colher de pau e me olha, incrédula.
— Tu nem prestou vestibular, pirralha.
Joana diz.
Rodrigo, que havia sumido após a notícia, aparece novamente na sala com um papel nas mãos.
— Parece que ela fez sim, ein..
Ele havia corrido pra imprimir o listão.
— Alina Tavares Cardoso. Situação: aprovada. Curso: ciências biológicas, biologia ma...– ela me olha, boba. — Biologia marinha! Parabéns, Nina!
Ela me abraça apertado e meus pais correm, nos abraçando também. Minha mãe chora.
— Minha filha, meu Deus, parabéns! – ela beija meu rosto. — Parabéns, meu orgulho!
Ela se afasta e começa a ligar pra família inteira. Rodrigo avisa ao Dudu pra vim até aqui e quando ele chega, comemoramos juntos. Ele passou pra Engenharia Química!
Baixinho, comemorei ao Iago essa conquista. Ele foi um dos poucos que sempre me apoiou nessa opção de curso. Dizia que minha paixão pelo mar era tanta que eu merecia trabalhar nele e com ele.
Mais uma vez, a vidaentrando nos eixos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sobre o Verão Passado
Romance"Eu nunca soube bem como funciona o amor, mas acredito que todo tipo de sentimento deve ser vivido intensamente. Eu tinha tudo que sempre quis (ou achei que quisesse) nas mãos, porém por acreditar nesse sentimentalismo barato, me vi jogada numa encr...