O vampiro adentrou o salão antigo onde guardava suas maiores riquezas materiais. Desde o mês em que retornou dos mortos que não voltava aquele lugar e, embora uma considerável parte delas foram leiloadas por Teresa para levantar o dinheiro necessário para bancar seu recomeço, e outras tantas foram espalhadas pelos cômodos da mansão, continuava impressionante a visão das relíquias que o cômodo guardava.
Ele sentia o olhar preocupado dela sobre si, quando parou diante de uma velha arca fechada, seu objetivo ao voltar ali. E destrancando calmamente a fechadura que prendia a tampa, o vampiro foi iluminado pelo brilho prateado do objeto que lá residia.
A humana — mulher de cabelos escuros em penteado afro —, por mais que tentasse, não conseguia esconder o quanto estava preocupada com ele. Era compreensível após ver o sempre calmo imortal perder completamente o controle, poucas horas atrás. Tudo por conta de uma ligação. Tudo por conta de seus inimigos. Tudo por conta de Claire Winnicott.
Quanto a ele, não conseguiu esconder seus olhos vermelhos e assassinos dela, quando a encarou estendendo a mão, aguardando o que havia pedido. Mendes tremeu por um instante, piscando antes de voltar a si. Estendeu a ele um par de luvas que Adam calçou, antes de finalmente retirar o objeto de lá: Uma espada.
Lâmina de prata, maior e mais pesada do que um homem poderia manejar com uma só mão. Não que para um vampiro como ele aquilo fizesse diferença. Faziam trezentos anos desde que Adam a empunhara pela última vez. A única coisa que herdou do pai, para além do seu sangue e maldição.
Ele movimentava a espada com graça e habilidade, acostumando-se novamente ao seu peso, assim como seu brilho prateado e perigoso para os da sua espécie. Então Teresa, que parecia estar se segurando, resolve enfim colocar para fora o que lhe afligia:
— Senhor Tepes, eu sei que é muito bom com a espada, capaz de matar uma centena de homens, como as histórias da fundação da cidade deixam claro. Mas em um mundo como esse, com armas de fogo mais rápidas e eficientes que as do seu tempo... isso parece um erro enorme! Tem mesmo certeza absoluta de que não vai usar as armas que o professor lhe deu?
Adam embainhou a espada, carregando-a em uma das mãos. Fechou os olhos por alguns instantes, como se buscando calma de algum lugar dentro de si. Quando os abriu, seus olhos eram novamente negros, era novamente mais humano que monstro.
— Há pessoas à minha espera, minha boa amiga. Não há tempo para testar coisas novas.
Adam subiu com ela até seu quarto, parando na sacada. A urgência da situação lhe pedia que corresse, afinal, tempo demais já fora perdido desde que o vampiro ouviu a voz da amada através do moderno aparelho telefônico pela última vez. Acompanhada de uma outra inconfundível voz, pertencente a Thomas Winnicott: seu pequeno cunhado. Alguém que deveria estar morto há séculos. Alguém que agora era um vampiro. De qualquer modo, caminhar ao lado dela calmamente por aqueles muitos corredores e degraus tinha seu significado.
— Teresa Mendes — disse Adam, segurando uma das mãos da mulher. — Você me serviu fielmente até aqui, mais do que como uma empregada ou aliada, mas como uma amiga. Assim como Willian Connor o fez séculos atrás. Caso eu não retorne, não hesite em recomeçar a vida em outro lugar. Tudo será seu, assim como deixei em meu testamento recentemente.
Mendes pareceu não saber o que dizer, mas seus olhos marejados diziam o bastante. Ela abraçou o vampiro, em um gesto de medo e gratidão. Após se afastarem, em um movimento rápido e gracioso o vampiro saltou sobre o apoio da sacada, nada mais entre ele e uma queda mortal. Sentindo o vento em seus cabelos negros, usando a casaca com que retornou ao mundo, ele absorvia a atmosfera daquela pequena cidade. Sua natureza persistentemente enraizada, suas luzes... A beleza realçada pela possibilidade da perda de tudo: da mulher que amava, da vida que tinha construído.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Filhos da Noite
VampirAdam desperta! Trezentos anos após seus inimigos lhe arrancarem tudo, o vampiro tem finalmente um motivo para retornar: Claire Winnicot. Uma universitária de psicologia que se revela a reencarnação da sua esposa assassinada. O imortal fará qualquer...