Mais um ano letivo se iniciou na Escola Professor Marcos Gonçalves. As salas e corredores estavam tumultuados. Alunos andavam e conversavam por todo o lado. Depois de dois meses de férias, muitas histórias deveriam ser contadas a aqueles que não se viram por dias.
O primeiro sinal acabava de ser tocado. Uma espécie de chamado aos alunos para que fossem às suas devidas salas de aula e esperar pelos professores. Alguns ignoravam o sinal e continuavam a caminhar pelos corredores. Outros já esperavam em suas turmas. Como era o caso do 10ºC.
Não era por ser uma turma obediente que os vinte e dois alunos estavam dentro da sala. E sim para começar a traçar os planos para mais um ano letivo. Planos, na linguagem da turma mais baderneira da escola, significava bagunça.
Quem olhava para aquele monte de bolinhas de papel espalhadas e voando pela sala ou para as vinte e quatro cadeiras espalhadas pelo ambiente nem poderia imaginar que cinco minutos antes tudo estava bem organizado. Graças ao trabalho eficiente dos funcionários da EPMG.
Os grupinhos conversavam entre sim. E havia um entre eles que era o centro das expectativas dos demais colegas. O Quarteto Confusão. Composto pelas gêmeas Barbara e Bianca e os primos Anderson e Carlos, o quarteto era a causa do temor dos professores. E alegria dos alunos. E logo nos primeiros instantes dentro da escola, planejavam travessuras por um ano inteiro.
Um som produzido pela garganta chamou a atenção do 10ºC. Os alunos se endireitaram e olharam para a porta. Parada, como um Oficial General, estava Carla Esteves, a temida coordenadora do ensino fundamental. Pelo menos para alguns. Com os braços cruzados em frente ao corpo, ela passou seus olhos escuros e sombrios por cada um dos alunos da sala. Um por um se levantou, jogou as bolinhas de papel no cesto de lixo, voltou para seu lugar e organizou sua carteira em uma das quatro filas, como estava antes.
Sentados em seus lugares, os alunos silenciaram. E esperavam a coordenadora entrar e explicar o motivo de está naquela sala. Carla só passou pela porta quando a última bolinha de papel foi jogada ao lixo e todos os alunos sentados.
A surpresa pela presença da coordenadora do ensino fundamental podia ser vista estampada na cara de todos. Surpresa misturada com curiosidade. Não era comum ela visitar as salas no primeiro dia oficial de aula. Os avisos foram dados no da anterior, juntamente com as turmas do ensino básico.
— Ela está tentando fazer medo em nós. — Anderson cochichou no ouvido de Bianca, a sua frente.
Carla conservou a expressão rígida em seu rosto. Seus olhos continuavam a vagar pela sala. Parecia uma onça faminta a procura de sua presa. E encontrou, não muito depois. O Quarteto Confusão. Eles estavam calados, como o resto da turma. Mesmo com a expressão severa no rosto, podia observar um vestígio de um sorriso se insinuando nos lábios da coordenadora. Era como se ela houvesse conseguido cumprir seu principal objetivo. Pelo menos era o que sua expressão denunciava.
— A professora Olivia Guimarães se aposentou no fim do ano passado. — Carla se pronunciou, após cumprimentar os alunos com um “bom dia”.
Os alunos bateram as mãos na mesa e assoviaram aprovando, causando uma nova agitação na sala de aula. Olivia, antiga professora de matemática, era uma das principais vítimas das brincadeiras do 10ºC. Não era segredo para ninguém que a turma detestava, de todas as formas possíveis, a antiga educadora.
Carla levou as mãos ao ouvido. Faltava bem pouco para que sua paciência fosse esgotada. O 10ºC conseguia tirar a calma de qualquer um. E eles sabiam de sua capacidade. O que gerava vantagem aos alunos.
— Silêncio! — Carla gritou por cima do barulho — Será que vou precisar dar uma advertência para a turma logo no primeiro dia?
Os alunos cessaram com seus gestos aprovativos. Carla tirou as mãos do ouvido, voltando a cruzar os braços em uma falha tentativa de intimidar. Sua expressão rígida poderia funcionar com as outras salas. Não com aquela turma. Mas, ainda assim, ela continuava.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Gêmeas - Nada Será Como Antes [Concluído]
Teen FictionBianca e Barbara Silva são gêmeas, de aparência idêntica, mas personalidades distintas. Enquanto uma é mais introvertida e tida por muitos como uma garota ingênua, a outra possui uma personalidade sociável e lidera, na maioria das vezes, as brincade...