Tudo aconteceu tão rápido.
Apenas me lembro de segurar com força o pequeno Joãozinho.
Depois de muito tempo no frio. Amaya chega a tempo para podermos fugir. Vou sentir saudade de todos aqui...
Ela apenas apareceu com roupas simples e falou que foi feito e seguimos com muita pressa junto de um empregado de Amaya que conduzia a charrete aonde estávamos. Amaya estava pensativa e logo conclui que ela deve ter se arrependido de algo:
" Aonde estão os seus pensamentos?"
Ela apenas me olhou e disse:
"Eu deveria ter impedido Santana ao invés de só gritar com ele!"
E assim ela riu, mas continuou perdida em seus pensamentos.
Não vou julga-la por querer a morte de juliano. Amaya sofreu muito em sua vida. Ela precisa de um pouco de paz, e essa paz só seria possível com a morte de Juliano. Acredite em mim.
Me sinto triste por deixar tudo para trás. Mas agora estamos seguindo para o Rio de Janeiro, aonde teremos uma nova vida. Talvez é isso que ela precise, esperança. Acredito que todos nós precisamos acreditar.
É claro que viver em cortiços e favelas não vai ser nada fácil. Mas do que adianta viver no maior luxo e não ter paz? E eu posso lhe garantir que paz não se compra com dinheiro. Ela merece envelhecer, eu mereço envelhecer.
Mas eu sei que ela nunca vai se esquecer de tudo. De sua mãe, de firmino, de Santana... Ela leva um colar lindo aonde tem uma foto dela, de Santana e do João.
°•∆•°
Depois de muito tempo dizem que os parentes de Santana realmente tomaram a casa. Ângela e Firmino conseguiram esconder o corpo de alguma forma, pois ninguém suspeitou de nada. Na ultima carta deles, eles falaram que agora vivem juntos. E que usaram a desculpa de que "Juliano viajou para um lugar distante e nunca mais voltou". Não podemos dizer que não é verdade...
O pequeno João cresce cada vez mais. Ele é muito parecido com Amaya de fato. Mestiço de pele escura e do cabelo crespo, realmente muito lindo. Amaya tem se esforçado cada vez mais, se tornou lavadeira e temos seguido a vida assim desde então. Eu espero que ela viva por bastante tempo. E mesmo se não viver eu cuidarei do pequeno Basílio.
Nunca pensei que viveríamos tanto tempo assim, mas conseguimos sobreviver. E isso é o que importa.
Passamos por tantas coisas...
°•∆•°
Amaya chegou exausta hoje, beijou a testa do seu filho, depois deitou na cama e dormiu a noite toda. Talvez ela dormiu demais... Ela nos deixou naquele mesmo dia.
Vou sentir saudades minha amiga e minha irmã. Pode deixar, eu cuidarei bem do João...
Você nos deixou tão repentinamente...
Ma eu já desconfiava que era seus ultimos dias. Você estava de cama. Quando melhorou voltou para trabalhar mas... Parece que isso foi sua ruína. Espero que você ache a paz ai do outro lado. Eu realmente queria poder retribuir tudo o que você me fez. Muito obrigada... Não recebemos mais nada sobre o Firmino e isso faz anos... Mas garanto que ele ficaria triste com sua partida.
Eu ainda não sei me despedir, então eu quero pensar que você foi passear e que um dia nos encontraremos...
Entregarei sua carta ao seu filho quando for a hora certa, minha irmã e amiga.
Até logo,
Rita.
VOCÊ ESTÁ LENDO
À FRENTE DE SEU TEMPO
Historical FictionVamos Voltar. Deste exato momento, até o final do Século XIX. Para ser exata, Março de 1888. Ano da Abolição. Vamos observar, viver, e sentir a vida de Amaya, uma escrava negra que foi agraciada pela vida e condenada pela sua posição social, pelo se...