Caro João Basílio...
Escrevo essa carta para você meu filho.
Querido, dê valor para as pessoas que hoje estão do seu lado, pois a vida é uma caixinha de surpresas, a vida também é frágil. Lute pela sua liberdade e seu direito de viver, muitos morrem pelo percurso que é a vida, mas a eles mostre respeito e leve suas histórias como aprendizado e leve adiante.
Não aceite migalhas daqueles que possuem o pão inteiro. Basílio, não aceite menos do que você deve receber. Pois é assim que tentam nos dominar, tentando enfiar em nossa mente que merecemos menos por sermos quem somos. Mas não se engane porque quando morremos viramos pó e não sabemos o que reserva o outro lado.
Saiba pelo que luta, todos nós temos e cometemos erros. Mas tome cuidado com o egoismo e com a soberba. Elas te conduziram a infelicidade e você nunca será satisfeito.
Cuide bem de você e dos seus, mas nunca negue a mão para aquele que já esteve desamparado assim como você. Não esbanje a vida, não faça dividas com ela, ela te cobrará no final. Não se apegue para valores sociais absurdos só para ser aceito. Todos aqueles que buscam pelo inalcançável e pelo impossível muita das vezes dão como moeda de troca a própria vida, e nunca alcançam aquilo que desejam.
Escolha suas lutas meu amor, mas não lute todas as lutas que existem no mundo. Porque o mundo é algo que você não consegue consertar tão facilmente, e mesmo se você consertar. Logo aparecerá outra irregularidade.
Ouça me meu filho, tenha equilíbrio entre a razão e a emoção. Saiba quando agir e quando esperar. Espero que acate meus conselhos... Mas mesmo que não acate...
Saiba que eu te amo e sempre te amei, tenha orgulho de quem você é. Viver é muito difícil. E ninguém nunca nos deu um manual para saber como sair do fracasso e chegar ao sucesso. Entenda que as vezes somos derrotados. E que podemos perder várias vezes. Cada vez mais fica difícil para se levantar, porém meu filho ouça! Não deixe falarem que você não pode. Rótulos não te definem. Lute. Mas saiba quando parar também.
Acho que isso é o que é mais difícil de viver...
Viver em pleno... Equilíbrio.
Não procure a perfeição. Pois ela é inalcançável...
Viva e cresça. Todo mundo erra. Mas muitos querem omitir isso.
Apenas assuma os seus erros, entenda-os, aprenda com eles e apenas siga.
Com Amor,
Sua mãe Amaya.
VOCÊ ESTÁ LENDO
À FRENTE DE SEU TEMPO
Historical FictionVamos Voltar. Deste exato momento, até o final do Século XIX. Para ser exata, Março de 1888. Ano da Abolição. Vamos observar, viver, e sentir a vida de Amaya, uma escrava negra que foi agraciada pela vida e condenada pela sua posição social, pelo se...