1.A aposta

8K 574 114
                                    

2000

A escola infantil de Avonlea retomou as atividades após as férias de verão, crianças agitadas corriam por todos os cantos. E no meio delas havia um grupinho específico e peculiar. Duas meninas loiras e duas morenas, dois meninos loiros, dois morenos e uma menina ruiva que se destacava entre todos.

A hora do intervalo, obviamente, era a preferida deles, pois era quando eles podiam conversar sem serem interrompidos pelo Mr. Phillips e comer seus lanches. A inocência reinava naquele círculo de crianças, para serem anjos faltava apenas as auréolas sobre suas cabeças. Mas conhecendo crianças, aquela angelicalidade estava prestes a acabar, e acabou. Assim que Billy Andrews, a criança implicante de cabelos loiros derrubou o livro da ruiva, Anne Shirley.
— Sério, Billy? Sério, seu bocó?
Não podemos assumir que todos os ruivos tem temperamento forte, mas Anne Shirley tornava isso quase que incontestável —Apanha o meu livro agora ou eu te bato até você ir chorando pra sua mãe!

Todas as crianças riam da fúria facilmente ativada da ruiva de pavio curto, menos Gilbert Blythe. Ele era o melhor amigo de Anne desde que eles se entendiam por gente, e defendia a garota como um bravo herói de 11 anos.
— Deixa que eu pego pra você, Anne — ele abaixou, apanhou o livro da garota e entregou em suas mãos.
— Olha lá, Anny e Gilbert tão namorando! — Tillie Bouter iniciou um coro "huuum's", o que deixou Gilbert envergonhado e Anne mais brava ainda.
— Escuta aqui, Tillie! É "Anne" com um "e" no final, ouviu?! Um "e"! — ela deu ênfase no "e"— E outra, eu não estou namorando com o Gilbert! Ele é só meu a-m-i-g-o!
— Se não estão namorando é porque já devem estar casados... — Billy Andrews voltou a implicar com eles.

Gilbert já estava parecendo um tomate de tão vermelho.
— Para com isso Billy! Eu nunca vou me casar com ninguém, vou ser pra sempre noiva das minhas aventuras — Anne declarou, parecendo decidida.
—Ah, Anne... Você sabe que não dá pra casar com as suas aventuras, sua boba — Diana Barry, a melhor amiga de Anne, falou.
— Claro que não estamos casados, seu cabeça de vento.
— Eu nunca casaria com o Gilbert!
Todas as crianças riram, menos Gilbert.
— Ah é? E se você não estiver com ninguém em 20 anos e eu fosse sua única opção? Ficaria sozinha? — Gilbert questionou.
— Talvez!
— Vamos fazer uma aposta então! — Gilbert falou, cruzando os braços — Se nós dois não estivermos com ninguém em 20 anos, vamos nos casar com o outro.
Ruby Gillis, que tinha o sonho infantil de casar com Gilbert Blythe, fechou a cara, as outras crianças riram e Anne pôde jurar que ouviu um "aceita!". Todos sabiam que Anne era a pessoa mais competitiva que já havia pisado na terra, e não aceitaria perder aquela aposta.
— Fechado, Blythe. Isso é uma promessa. Você sabe que eu não quebro promessas né?
O sinal estridente indicou que era hora de voltar para a sala de aula.
— Sei sim, ruiva.

Eles eram só crianças, e o tempo passaria mais rápido do que eles poderiam ter noção. Muitas mudanças aconteceriam a partir dali, mas as cabecinhas ingênuas jamais imaginariam.
Anne e Gilbert haviam selado inocentemente um acordo que os traria muitas dores de cabeça futuramente. O futuro deles havia acabado de ser definido por uma aposta infantil.

aposta infantil.Onde histórias criam vida. Descubra agora