Os meus olhos abriram-se de repente quando a luz do sol já começava a querer acordar-me.
Ao levantar a cabeça da almofada vi o Sr. Alface e ri-me ao lembrar do dia de ontem. Tinha dormido abraçada ao peluche.
Levantei-me e coloquei-o na cadeira da secretária e depois vesti uma t-shirt larga o suficiente para parecer um vestido.
Saí do quarto enquanto coçava os olhos e deparei-me com o António, que esperava à porta da casa de banho. Provavelmente tinha alguém lá.
— Bom dia Tó. - sorri ao passar por ele.
— Bom dia.
Cheguei à cozinha para tomar o pequeno almoço e lá estavam a Luz e o Gonçalo.
— Bom dia Bia! - a Luz veio abraçar-me. — Dormiste bem?
— Sim, o Sr. Alface estava comigo. - respondi a rir mas depois percebi que não lhes tinha contado sobre o nome do peluche quando ficaram a olhar para mim com uma expressão confusa. — Digo, o peluche que o João arranjou.
— Ah, sim! - a Luz riu-se. — Sr. Alface?
— Que nome péssimo. - o Ramos riu-se.
— Queres chá gelado? - a Luz perguntou.
Sentei-me no banco da ilha da cozinha e assenti que sim.
— Pode ser.
A morena entregou-me uma caneca e encheu-a com chá. Experimentei e era mesmo bom.
— O que é que vão fazer hoje? - perguntei.
— Vamos almoçar fora juntos. - a Luz beijou-o depois de dizer isso. — E depois à noite estava a pensar em irmos a uma festa?
— Festa onde?
— Numa discoteca aqui perto. - respondeu. — É de graça e vai um monte de gente.
— Se o resto for, eu vou. - sorri.
— Combinado, então.
•••
— Que chapéu giro. - elogiei ao roubar o boné do João. Branco da nike.
— E pronto, adeus chapéu. - riu-se.
Meti-o na cabeça e posei à frente do espelho da sala. Ficava bem em mim.
— Onde é que vais? - perguntei ao reparar que ele estava vestido.
— Passar a tarde com o Rafa. - respondeu.
— Ah, que fixe. - sorri. — Bem, diverte-te. - devolvi-lhe o boné.
— Não queres vir? - perguntou.
— Depende. - disse. — Onde vão?
— Acho que vamos ao campus jogar um bocadinho e depois vamos jantar fora. - respondeu.
— Hm, pode ser. - sorri. — Mas fala com ele primeiro para saber se não faz mal.
— Tass bem. - sorriu.
•••
VOCÊ ESTÁ LENDO
THE SUMMER I TURNED 18 • João Neves
RomanceBeatriz Pires, uma adolescente que sempre foi passar o verão na casa dos seus amigos de família, os Neves, está prestes a completar 18 anos, o que fará do verão de 2023 um verão especial. Ou será especial por outros motivos? À medida que o tempo ava...