— Eu ajudo-te. - o Neves riu-se ao ver que eu não estava a atinar a cortar a cenoura. — E depois eu é que faço as coisas mal.
— Uma coisa que fazias bem é calar a boquinha. - respondi ao entregar-lhe a faca. — Já estás melhor? - perguntei baixinho para que mais ninguém ouvisse.
— Como assim?
— Tu sabes, não te faças desentendido. - disse.
— Sim, já estou. - sorriu. — Obrigado por te preocupares.
— De nada. - sorri-lhe de volta.
— Amanhã queres-
— Olha ele a cozinhar! - o António apareceu a dar duas palmadinhas nas costas do Neves e ambos nos rimos. - Desculpem, interrompi alguma coisa?
— Não. - respondi. — Ia agora tomar um banho já que não tou a fazer nada de jeito aqui.
— És um desastre na cozinha. - o João riu-se.
— Olha, vai cagar. - dei-lhe um soco sem força no ombro e ouvi-o grunhir enquanto eu já saía da cozinha.
Fui tomar um banho quente para relaxar depois de um dia inteiro fora de casa.
•••
Acordei e fui até à cozinha buscar um iogurte. A Maria e a Rita já lá estavam.
— Bom dia meninas. - sorri. — Já acordadas? - eram nove da manhã.
— Ya, queríamos ir à praia. - a Neves respondeu. — Queres ir?
Assenti.
— Essa sweat fica-te bem. - a Rita olhou para mim com um sorriso desconfiado.
— Não comeces. - ri-me.
— Estás a ficar corada. - a Maria disse.
— Pois estás. - o Neves passou por trás de mim e assustei-me. — Bom dia.
— Queres matar-me do coração? - ri-me envergonhada pois ele ouviu a conversa. As outras duas apenas se riam discretamente.
— Não, prefiro-te viva. - respondeu com um sorriso e pegou numa fatia de pão.
— Ah, valá. - sorri. — Estava a ver.
— Nós também estamos aqui. - a Maria disse com uma voz chamativa, como se estivesse invisível e quisesse que a víssemos.
— Olhem, vou dar um mergulho à piscina. - o Neves mudou de assunto. Tínhamos uma piscina no apartamento. — Querem vir?
— Nós temos coisas combinadas. - a Rita respondeu. — Mas a Bia está livre e estava mesmo à bocadinho a dizer que estava com calor.
— Ah estav-
— E ela ia agora mesmo vestir o biquíni, não ia? - a Maria olhou para mim.
— Sim, ia. - desisti. — Esperas por mim?
— Claro, vai lá. - o moreno sorriu.
•••
Entrei na varanda do apartamento e deparei-me com o João sentado à beira da piscina já sem camisa, apenas com as pernas submersas.
— Pensava que ias esperar. - ri-me.
— Estava cheio de calor. - respondeu. — Ainda não me molhei todo.
— Vê se não me atiras desta vez. - afastei-me o suficiente dele para que não me pudesse empurrar.
JOÃO
VOCÊ ESTÁ LENDO
THE SUMMER I TURNED 18 • João Neves
RomanceBeatriz Pires, uma adolescente que sempre foi passar o verão na casa dos seus amigos de família, os Neves, está prestes a completar 18 anos, o que fará do verão de 2023 um verão especial. Ou será especial por outros motivos? À medida que o tempo ava...