NO VERÃO PASSADO
— Vocês. - a Maria chamou-nos. — Vai haver uma feira aqui no Seixal. Tipo, cheia de atrações.
— Quando? - perguntei abraçada ao João no sofá.
— Depois de amanhã . - respondeu. — Acho que devíamos ir. - sugeriu.
— Por mim. - o Neves sorriu e depois olhou para mim em busca de confirmação.
Assenti.
— Vai ser fixe. - sorri.
NO PRESENTE
— Lembram-se? - perguntei ao apontar para o cartaz de publicidade da feira do Seixal. Estávamos a passear pela cidade para a conhecer.
A Maria e o João aproximaram-se de mim sorridentes.
— Meu deus, a sério? - a rapariga parecia super entusiasmada. — Bora bro!
— O que é isso? - o António perguntou.
— Uma feira que fazem todos os anos aqui na cidade. - a Luz respondeu. Ela vivia lá, por isso devia saber. — É bué famosa. Tem bué cenas divertidas e assim.
— Parece interessante. - a Rita comentou pensativa. — Quando é?
— Diz aqui que é para a semana. - respondi.
— Vamos. - o Gonçalo sugeriu. — Parece fixe. A Luz já me falou bem dessa feira.
— Depois em casa vemos isso melhor. - a Rita respondeu enquanto tentava usar um mapa como leque. — Estou a ferver de calor, quero ir para a praia, se faz favor.
— Às suas ordens, menina. - o João respondeu a brincar e continuou a andar rua abaixo, fazendo com que todos também o fizéssemos.
•••
Tirei as All Star e amarrei os seus atacadores à mochila e preparei-me para saltar para a areia.
Fiquei um pouco mais para trás já que o resto estava de chinelos, mas o João ficou comigo.
— Queres ajuda para descer? - estendeu a mão.
— Obrigada Neves. - aceitei e desci com o seu auxílio. Parei mesmo à frente dele e consegui sentir uma certa tensão entre nós.
— Despachem-se! - o Ramos gritou ao ver-nos para trás.
Sorri ao João e continuei a andar.
Estendemos as toalhas ao lado das que já estavam estendidas e tirámos a roupa para ir à água.
— Tragam a bola de vólei! - a Luz gritou já da água. — Por favor!
Peguei na bola e comecei a andar até ao mar com o Neves.
— Credo, está gelada!! - reclamei ao meter os pés dentro da água.
— Não exageres. - o rapaz sorriu e depois pegou em mim de surpresa.
— João, não! - gritei desesperada. — Tu põe-me no chão ou apanhas!
Ele estava a avançar mais para dentro do mar comigo ainda no seu colo.
— Não te atrevas!
Senti-me a ser largada pelo moreno.
— Eu odeio-te! - briguei já toda molhada.
O Neves ria-se histericamente.
— Devias ter visto o teu desespero!
— Vai para o caralho! - ri-me.
VOCÊ ESTÁ LENDO
THE SUMMER I TURNED 18 • João Neves
RomanceBeatriz Pires, uma adolescente que sempre foi passar o verão na casa dos seus amigos de família, os Neves, está prestes a completar 18 anos, o que fará do verão de 2023 um verão especial. Ou será especial por outros motivos? À medida que o tempo ava...