— Então estão juntos? - perguntou.
— Sim, mas não estamos a namorar. - respondi a rir-me da sua confusão. O João também se ria ao meu lado.
— A vossa geração é estranha. - a minha mãe concluiu o assunto ao levantar-se para me abraçar. — Desde que estejam bem um com o outro, está tudo bem por mim.
— Obrigado Sra. Marisa. - o rapaz sorriu. — Prometo tratá-la como merece.
Sorri-lhe e o mesmo retribuiu. Que rapaz perfeito.
— Não quero menos que isso vindo de ti, João! - a minha mãe tocou-lhe no ombro. — Agora vou trabalhar, tenho o turno da tarde. - sorriu. A minha mãe era enfermeira. — Querem que vos deixe em algum lugar?
— Queres sair? - perguntei ao João.
— Depende, vamos onde?
— Podíamos ir visitar os meus amigos de cá.
— Pode ser. - o rapaz sorriu.
— Então sim, mãe. - respondi. — Na casa da Diana, se puderes.
— Ok, vão se vestir que não me posso demorar!
Subimos as escadas à pressa quase como se fosse uma corrida enquanto morríamos de rir. Vestimo-nos e voltámos para baixo. Como a minha mãe não estava na sala, supus que ela já estava no carro à nossa espera.
•••
— Beatriz! - a Diana gritou ao abrir a porta, chocada por me ver ali. — Que saudades, miúda! - abraçou-me. — Quem é esse?
O João deu um passo à frente e cumprimentou-a.
— João, prazer. - sorriu.
— Uau, que educado. Diana.
— É o meu... - comecei mas não encontrava uma palavra certa para descrever o que ele era a mim. — O meu amigo.
O Neves riu-se.
— Sim, somos amigos. - seguiu a brincadeira e revirei os olhos.
— Nota-se. - a Diana arregalou os olhos. — Entrem, está cá a Joana e o Diogo.
— A sério?! - perguntei entusiasmada e disparei-me para dentro da casa, dando de caras com os dois a jogar fifa. — Malta!
Olharam para trás e abriram um enorme sorriso ao ver-me. Cumprimentámo-nos todos e apresentei-lhes o João. Decidimos ir à praia para que voltássemos a estar juntos nem que fosse só por um dia.
•••
— Os teus amigos são fixes. - o João disse ao meu lado na toalha e sorri.
— Ainda bem que se deram bem. - respondi e beijei-o.
— Desculpem interromper... - a Joana apareceu ao nosso lado. — Espero que não me mates, Bia, mas... - a mesma abriu uma cara preocupada e encarei-a confusa.
— Mas?
— Convidei o Daniel para vir ter connosco. - foi ali que os meus pulmões pareciam ter dado um nó. O Daniel? De todas as pessoas que conhecem, tinha logo de ser o Daniel?
Encarei a areia sem dizer nada à Joana e senti o braço do João passar por cima do meu pescoço.
— Desculpa amiga, a sério.
— Está tudo bem, Joana.
A mesma sorriu não muito convencida e voltou para junto do grupo, deixando-me a mim e ao João sozinhos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
THE SUMMER I TURNED 18 • João Neves
RomanceBeatriz Pires, uma adolescente que sempre foi passar o verão na casa dos seus amigos de família, os Neves, está prestes a completar 18 anos, o que fará do verão de 2023 um verão especial. Ou será especial por outros motivos? À medida que o tempo ava...