O cigarro em seus lábios já havia se reduzido a um papel fumegante, mas Calisto só deu atenção a ele, ou a qualquer coisa ao seu redor, quando colocou o ponto final em seu artigo, logo substituído por reticências... Calisto adorava reticências.
Com um sorriso satisfeito e uma última leitura de revisão, o cigarro foi descartado com um peteleco despreocupado e o artigo foi cuidadosamente colocado num envelope. Olhou ao redor e não encontrou quem procurava.
— Cadê esse garoto, agora? — Ele se perguntou.
Levantou de sua cadeira e foi até a porta do boteco para olhar a rua. Logo encontrou o seu entregador disputando com outro menino da mesma idade quem acertava uma garrafa vazia com uma pedra no alto de uma mureta. Calisto deu um assobio longo e agudo e o garoto veio correndo.
— Já sabe o que fazer — ele disse, entregando o envelope para o garoto. — Isso deve ser entregue ainda hoje.
O garoto avaliou o envelope e depois lançou um olhar cheio de expectativa para o jornalista, mostrando-se um negociante inflexível. Calisto sorriu e enfiou a mão no bolso, sacando uma moeda em seguida. Ele a estendeu para o garoto, mas a recolheu antes que as pequenas mãos pudessem alcançá-la.
— A outra metade será paga pelo receptor — ele o lembrou. — Quem é mesmo o receptor?
— Chico Rocha — o garoto respondeu.
— Perfeito — Calisto o parabenizou, entregando a moeda, enfim. — Agora, vá.
Desconfiado, o garoto ainda examinou a moeda antes de guardá-la num bolso e sair em disparada, animado. Mal sabia ele que ainda seria preciso negociar com Chico Rocha, pois Calisto não combinara nada com seu contato. Do outro lado da rua, o outro menino observava tudo, desejoso.
— Não tem nada pra mim, não, tio? — Ele gritou.
— Depois da sua última lambança? — Calisto respondeu, com um riso provocativo. — Tem sorte de ainda fazer negócios nesta cidade, cavalheiro.
O garoto abanou a mão em desistência e voltou a atirar pedras na garrafa. Calisto voltou para a sua mesa e encontrou um copo vazio. Fernão se aproximou para enchê-lo quando Calisto se sentou.
— Pensei que já tivesse entregado a matéria dos dirigíveis — o dono do boteco sugeriu.
— E já entreguei.
— Então...?
— Essa era outra matéria. Sobre a bagunça de ontem.
Fernão riu.
— Até parece que a Gazeta vai deixar você publicar alguma coisa sobre aquilo.
Foi a vez de Calisto rir. Com um sorriso vulpino, seus olhos encontraram os do botequineiro ingênuo.
— Eu não mandei a matéria para a Gazeta.
Após um segundo processando a informação, os olhos do homem se arregalaram.
— Você perdeu... — Fernão começou, a voz exaltada, depois se conteve e continuou num sussurro forçado. — Você perdeu o juízo!?
— Essa é uma questão complicada, meu caro Fernão — Calisto respondeu, sem se preocupar em alterar o tom. — Alguns diriam que eu nunca o tive. Outros, que eu sou o mais equilibrado num raio de trinta quilômetros ou mais.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Engel - O Prelúdio dos Anjos de Ferro
AdventureO Imperador está morto. A notícia pegou o país de surpresa, acabando com as esperanças de muitos. Cerca de um ano antes, Dom Pedro II renunciava ao trono em favor do seu então desconhecido irmão, Dom Guillermo, e partia para o exílio na Áustria. A e...