O café na sua frente já havia esfriado há um bom tempo, mas Ferdinando estava ocupado demais coçando sua barbicha. Já havia se passado mais de uma semana desde que ele ouvira o imperador conspirando um assassinato. E não qualquer assassinato.
O assassinato de sua irmã! O assassinato de uma rainha!
Isso é regicídio e fratricídio! Contudo, quando contou isso ao ministro, o homem mal esboçou surpresa. Não que Ferdinando se lembre de já ter visto Maximiliano de Assis esboçar qualquer emoção. O homem era uma rocha. Mas aquilo era muito grave. E mesmo assim, o ministro simplesmente desapareceu desde o ocorrido.
Ai, meu Deus! O ministro está morto! Ele se meteu onde não deveria e foi silenciado. E a culpa é minha!
A ideia provocou um embrulho no seu estômago e vários cenários se formaram em sua cabeça. Pensou que poderiam chegar até ele. Sua respiração acelerou. Acalme-se, você está pensando demais. Forçou-se a raciocinar com mais frieza. Se algo tivesse acontecido a Maximiliano, a notícia já teria chegado. E o ministro não seria tão tolo a ponto de cuspir acusações a esmo com base em algo que Ferdinando ouvira por trás de uma porta.
Além disso, o que ele realmente ouviu?
Talvez ele tenha ouvido errado. Isso acontece, as pessoas ficam nervosas e não entendem direito o que ouviram, ou até distorcem. Ele pode ter ouvido alguma coisa fora de contexto.
Não!
Ferdinando se deu um tapa para lhe trazer de volta à realidade. Seu pai sempre dizia que um homem de verdade é aquele que tem compromisso com a verdade. Essa coisa de ouvir errado é uma mentira que as pessoas contam a si mesmas para evitar se comprometer. Ferdinando sabia o que tinha ouvido, e se lembrava de cada palavra.
Agora, a questão é: ele fez as conexões certas?
Não haveria por que Dom Guillermo querer Dona Maria morta. Ele não conseguiria reivindicar o trono de Portugal com o mesmo argumento que usara para reivindicar o brasileiro. Eles não cairiam nessa de novo. E por mais que nunca tenha reconhecido a ascensão do bastardo, a soberana de Portugal jamais mostrou qualquer interesse em destroná-lo.
Agora, se não era a rainha, Dom Guillermo devia ter uma irmã da qual ninguém nunca falou. Ou era uma bastarda como ele. Ferdinando já tinha ouvido os boatos sobre as mortes dos bastardos de Dom Pedro, mas será que o Imperador estaria diretamente envolvido?
Aquele homem falou de uma moça, e falou de um contingente enviado para o interior de São Paulo. Ele falou em não levantar suspeitas, que ela ou alguém pode abrir a boca. Ou essa moça sabe de algo muito grave sobre Dom Guillermo ou...
— Ela é irmã dele!
Ferdinando levou a mão à boca e olhou em volta para ter certeza de que ninguém tinha ouvido. A cozinha estava vazia.
Tudo bem, mas como uma moça qualquer do interior de São Paulo poderia se apresentar como uma ameaça para Dom Guillermo? Mesmo tendo o mesmo sangue, ela é só uma bastarda, como ele.
Ou talvez seja esse o ponto. Ele é só um bastardo, como ela. E, de jeito que as coisas estão, Ferdinando estava certo de que pelo menos metade do país ficaria feliz em ver basicamente qualquer outra pessoa no lugar daquele escroque.
E se Dom Guillermo estava tão interessado em silenciar uma moça de quem ninguém tinha ouvido falar, talvez ele realmente esteja envolvido na morte dos outros bastardos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Engel - O Prelúdio dos Anjos de Ferro
AdventureO Imperador está morto. A notícia pegou o país de surpresa, acabando com as esperanças de muitos. Cerca de um ano antes, Dom Pedro II renunciava ao trono em favor do seu então desconhecido irmão, Dom Guillermo, e partia para o exílio na Áustria. A e...