Onde Fica Mistral?

3.5K 171 5
                                    

Uma leitora havia me perguntado onde ficava a cidade de Mistral, pois ela havia pesquisado no Google e não havia encontrado nada relacionado a essa cidade em canto nenhum...

Deixa eu explicar para vocês.

Quando eu escrevi a minha primeira história há quase dezoito anos atrás, eu conhecia muito pouco sobre as cidades do Brasil e muito menos sobre as cidades famosas ao redor do mundo. Naquela época, a internet era luxo para poucos e eu não tinha acesso para pesquisar sobre as cidades e as peculiaridades de suas culturas.

Mas porque Mistral?

Mistral é uma derivação da palavra "Magistral". Que tem origem francesa... e eu amo a França! Coincidência ou não o nome eu escolhi devido uma escola estadual que eu estudei a minha primeira série "Gabriela Mistral" foi daí que surgiu o nome.

Mas se Mistral é uma cidade cidade fictícia porque não criar o estado fictício também?
E foi o que eu fiz, criei o estado dos Guajajaras, situado na região Nordeste do Brasil.

E porquê o Nordeste Kátia?

Simplesmente porque eu sou nordeste a e por Mistral se tratar de uma cidade litorânea, nada mais justo do que ela ser no nordeste, onde situam-se as praias mais famosas do Brasil, conhecidas por sua coloração Turquesa de águas límpidas e quentes.

Então é isso, pessoas.

Bem vindos a Mistral.

Um pouquinho da história para vocês.

Para quem não conhece, Mistral é uma pequena cidade que fica no estado de Guajajaras no nordeste do Brasil. A história de Mistral se confunde com a história de duas cidades históricas, as duas irmãs Recife e Olinda. Assim como elas Mistral foi colonizada inicialmente pelos portugueses em meados dos anos de 1540. No período colonial, Pernambuco o estado vizinho era o maior produtor de açúcar do Brasil, sendo responsável por mais de metade das exportações brasileiras e torna-se a mais promissora das capitanias da Colônia Portuguesa em toda a América.

Essa prosperidade chama a atenção dos holandeses que entre 1630 e 1654, ocuparam toda a região de Pernambuco, sob o comando da Companhia das Índias Ocidentais, e tinha sob o seu comando o Conde Mauricio de Nassau, que estabeleceu-se no Recife, fazendo-a capital do Brasil holandês e estendeu o seu domínio sob a capital de Guajajaras, Mistral.

Com a expulsão dos holandeses do território pernambucano em 1654, Mistral voltou para a admistração de Portugal e foi em meados do século XIX que o imigrante francês Gerome Renault, chegou a Mistral e se estabeleceu ali junto com a sua família e outros imigrantes. Gerome casou-se com uma brasileira e foi naturalizado brasileiro, desse casamento nasceram três filhos e o mais velho deles foi eleito prefeito da cidade e grandes feitos foram realizados em sua gestão. Mistral cresceu e tornou-se a cidade que é hoje. Uma mistura das antigas arquiteturas da era colonial portuguesa, holandesa e francesa, o que a torna tão charmosa.

Beijos de Katita.

A Dança da VidaOnde histórias criam vida. Descubra agora