Médioco3: Bom, Giuly, como eu suspeitava: vocês está com anemia.
Giuly: Anemia? Uffa! – respirei aliviada – Pensei que fosse algo mais grave.
Médico3: Não pense assim. – fez um olhar que me assustou muito.
Luan: A anemia dela pode ser grave, doutor?
Médico3: Infelizmente sim. – senti-me ridícula ao ter dito aquilo anteriormente – Querida, não se pode ignorar a doença assim, sem ao menos saber qual é a gravidade.
Giuly: Verdade. É que na verdade achei que iria me dizer que eu pudesse estar prestes a morrer, e quando disse que era anemia, fiquei um pouco mais aliviada, ignorando totalmente o tipo que eu possa ter. Mas a final, qual é o meu problema?
Médico3: Você tem a anemia ferropriva, em estágio meio avançado – ouvir aquilo fez meu coração doer, eu olhei para o Luan, que apertou fortemente a minha mão olhando ansiosamente para o médico.
Giuly: Pode me explicar melhor?
Médico3: Claro. A Anemia ferropriva é um tipo comum de anemia, que geralmente refere-se ao uma condição na qual o sangue tem menos quantidade de células vermelhas do que o normal. As células vermelhas do sangue carregam oxigênio e removem dióxido de carbono do organismo. Anemia também pode ocorrer quando as células vermelhas não contêm hemoglobina suficiente, a qual é uma proteína rica em ferro que ajuda a carregar oxigênio ao corpo. Anemia ferropriva geralmente se desenvolve com o tempo se o corpo não obter ferro suficiente para fabricar células vermelhas saudáveis. Sem obter ferro suficiente, o corpo começa a usar o que está armazenado. Cedo, sem reposição, o ferro armazenado acaba. Depois que o estoque de ferro acaba, o corpo passa a fabricar menos células vermelhas. As células vermelhas que passa a fabricar também contêm menos hemoglobina do que o normal. Por isso esses seus sintomas.
Giuly: E é fácil de tratar?
Doutor3: Sim, com o uso de alguns medicamentos com um período de tempo, você pode estar recuperada e o nível de hemoglobina estabilizado. Mas tem um porém.
Luan: Qual?
Doutor3: É bem provável, pelos seus dados no exame, que você também esteja com outro tipo de anemia.
Giuly: Nossa... – como se não bastasse tudo, ainda vinha mais.
Doutor3: Este ainda não é um exame completo, não sei se posso afirmar muita coisa ainda.
Giuly: Por favor, fala tudo que você acha, doutor, eu não aguento mais essas dúvidas, pode dizer, eu aguento.
Doutor3: É difícil, mas posso supor que você ainda tenha a anemia aplástica. É apenas uma suposição, pode não ser nada demais mesmo.
Giuly: E o que é essa anemia?
Doutor3: A Anemia aplástica ocorre quando a medula óssea produz em quantidade insuficiente os três diferentes tipos de elementos figurados do sangue existentes: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Eu vou ser obrigado a pedir para que faça uma biópsia de medula óssea. Só assim, saberei se você tem mesmo esta doença. Porque se tiver, terá que achar um doador e fazer uma cirurgia de medula.
Giuly: Isso tudo parece muito complicado, doutor. Estou com um pouco de receio.
Médico3: Pode ser apenas um equívoco meu, Giuly. Por isso te peço a biopsia, que é um procedimento simples. Quando eu analisar, pode ser que veja que está tudo certo com você, e assim não precisará de cirurgia nenhuma e apenas seguir com o tratamento natural da anemia ferropriva.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Namorada do Luan Santana
Fanfiction"A namorada de Luan Santana" é uma webnovela escrita com base no sonho da maioria das fãs do cantor Luan que desejam ter algum dia uma oportunidade com o seu ídolo. A história se passa entre fevereiro de 2010 e março de 2011. Nesse período, Giuly, u...