Era uma noite de lua cheia, já não se ouvia nenhuma agitação humana, sóos sons da noite e do campo. O vazio do campo poderia dar medo. Mas, as jovensescravas sentiam de satisfação por estaremlutando por liberdade. Lentamente elas saíam de seu quarto e caminhavam nadireção do campo vazio. Stesha foi a primeira a sair . Depois dela Iole eAndere, Dione. As outras vieram em seguida. A maior parte das jovens troianasveio, apenas Lalita e Tamith, e Alécianão puderam. Enquanto saía Naala olhouos soldados que as observavam do terraço. Eles já estavam avisados que asescravas não iam longe. Ainda assim, as observavam atentamente, o que nãoimpedia Naala de correr com liberdade, pela descida íngreme, para alcançar Diône.Quando se aproximou dela já estavam no campo aberto logo atrás do palácio. Foiquando Naala perguntou:
– Diône, você conversou com Tértulo?
– Sim, fique tranquila, está tudo certo. Ele disse que eu e minhas amigas poderíamos sair para o campo para festejar Artêmis.
– Puxa, Tértulo gosta mesmo de você. Eu nunca vi ele fazer algo assim antes.
Diône balançou a cabeça afirmativamente, mas ficou em silêncio. Naala continuou a conversa:
– Você ainda gosta dele, Diône?
– Ele é especial. Nunca o vi ter medo de nada. Mas, não dá para confiar nele. Eu o vi com Hermíone.
Naala olhou para o rosto entristecido de Diône e não perguntou mais nada. Como Naala não sabia o que dizer continuou caminhando ao lado de Diône. Olhava o campo, olhava a lua, os vinhedos. Diône então comentou:
– Tértulo, não será mais problema para nós Naala. Tércio me disse para distraí-lo, tentar envolver ele com disputas política. Agora ele esta em viagem a Esparta, ele vai buscar se aliar a nobres espartanos que não desejam que Menelau seja rei. Com todas estas preocupações nunca vai desconfiar que nós estamos planejando uma revolta.
– Diône, não posso acreditar no que está me dizendo. Este plano de Tércio é realmente perfeito.
– Sim, Tércio é muito esperto. Ele disse apenas para eu distraí-lo. Eu tive a ideia de incentivar Tértulo a atacar o hilotas. E, com as riquezas que ele conseguiu dos hilotas, e também por causa das ideias de Ítalo, ele acha que pode conseguir mais. Ítalo é o comandante de Dheon, o amante de Iole.
Neste momento Naala reparou em Iole. Ela estava mais a frente dançando na entrada do pomar. Iole havia encontrado uma roupa perfeita para festejar Artêmis. Estava coberta com uma pele de urso. Aquela pele de urso realmente fazia parte dos festejos tradicionais para Artêmis. Iole sorria satisfeita com sua "fantasia", e dançava. Andere estava do seu lado, também dançava muito bem. O corpo de Andere parecia uma pluma. Ela conseguia se mover tão livremente, como se acompanhasse o vento. As outras meninas que chegavam até o pomar, se juntavam a dança. Diône, para surpresa de Naala, não dançava com tanta agilidade como imaginava; mas tinha aquela capacidade de transformar qualquer movimento, num movimento sensual. Realmente era bonita.
Naala também entrava na dança. Ah, como era bom se sentir livre como Artêmis. A deusa guerreira que preferiu correr livre pelos campos, a se casar e ficar presa a um homem. Naala dançava, se sentia livre, se sentia uma guerreira. Imaginava que se aparecesse o urso, ou um lobo, naquele momento, ela seria capaz de conversar com eles e convencê-los a participar da revolta, teria os poderes de Artêmis. Ela era uma mulher guerreira. Estava unida a Artêmis, a natureza, e até aos animais.
Naala reparou nas amigas que dançavam com agilidade e sentiu um pouco envergonhava. Por mais que se sentia livre, seus movimentos não refletiam isto, não era soltos e leves de Andere, parecia que o seu corpo não a obedecia, tinha os pés duros, e os movimentos descoordenados.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Herdeira de Tróia: a dimensão oculta do poder
Fantasía"... 4 homens, 4 mulheres, 4 caminhos para o poder: força, astúcia, sedução ..." Tróia está em ruínas e Páris morto, mas Helena encontra forças e relembra o que aprendeu com o amor. Ao voltar para casa ela enfrentará o rancor de sua filha Hermío...