Peão - 23 - Não precisamos expandir

23 6 2
                                    

No mundo anterior onde eu vivia, a agricultura e a pecuária foram umas das primeiras coisas que influenciaram o ser humano na forma de evolução como conhecemos. A transição de uma vida nômade para uma sedentária desenvolveu grandes civilizações e impérios, pois a fome, principal preocupação em uma vida de subsistência dos nômades, havia sido erradicada.

No entanto a agricultura moderna se transformou em algo que não foi previsto pelos antigos. De uma cultura de subsistência passamos para a cultura de commodity. Sim. A comida hoje, aos olhos de muitos, é apenas mais um dos produtos de consumo entre tantos outros. Para alguns não é um item básico necessário para viver. É um luxo. Uma regalia. Um produto que serve para ser vendido e lucrar com isso.

Comidas de marca, a grife das carnes, as prateleiras gourmet são um demonstrativo de como passamos a enxergar a comida e tantos outros apenas buscam por um pouco para passar o dia. Sejamos sinceros. Se tornou uma cultura e enraizado como algo estrutural. Uma doença como o câncer que nos deixam cegos da realidade. E continuamos necessitando, sim, de comprar o necessário para sobreviver.

A agricultura de nossa vila é baseada majoritariamente em pomares. Temos uma vasta plantação permeada entre o bosque ao norte e ao sul. Essas pequenas árvores nos oferecem frutos e legumes ricos em nutrientes, que também oferecemos às vilas próximas em troca de tubérculos e farináceos. Os pomares exigem menos trabalho no solo e mais à cima. A mesma árvore pode dar frutos por várias e várias vezes, no entanto são mais suscetíveis a doenças e parasitas.

- Thalli. Você está bem?

Saí um pouco de casa e Soha me viu. Ela é muito querida pela vila e todos a cumprimentam. Já eu sempre fiquei na minha, mas ultimamente estou me metendo bastante nos negócios da vila.

- Oi, Soha. Estou sim. Só passei mal um pouco no outro dia porque não tinha comido direito.

- Ah, que bom. A senhora Finarla me contou que você já estava bem, mas que precisaria te deixar em paz por um tempo. Fiquei preocupada.

- Thalli! - Dastar acena de longe e corre pra cá.

- Já pode sair de casa? Não tava de castigo?

- Hahaha! Cala a boca, Dastar. Fico menos de castigo que você.

- Olha, é o Thalli! - Lowel também me avista e arrasta Manne com ela pra cá.

Parece até que saí de viagem. Só fiquei em casa por alguns dias. Passei o dia jogando e brincando com eles, contei sobre a caçada, Soha brigou comigo porque não levei ela. Haha. Ela sempre infla as bochechas.

No dia seguinte fui conversar com a senhora Finarla. Tá na hora de seguir com o plano. Não posso continuar descansando por muito tempo. Encontrei Soha do lado de fora. Expliquei a ela que iria voltar a ajudar senhora Finarla.

- Bom trabalho, Thalli. Não se esforce demais. - ela me dá um sorriso e vai brincar com as crianças.

Como de costume senhora Finarla estava em batalha contra aqueles documentos da sala dela. Infelizmente a vila não é auto suficiente e precisamos fazer comércio com muitas outras vilas para nos manter além do contrato com a Cidade. Isso acaba gerando uma enorme quantidade de papelada e não é nada fácil administrar tudo isso.

- Oi Thalli. Já se sente bem? Soha me contou que te viu ontem.

- Sim, senhora. Me desculpe por aquele dia.

- Que nada. Eu é que te devo desculpas. Não devia ter te levado. Foi muito perigoso.

- Não vamos discutir isso. Meu pai também disse a mesma coisa. Foi necessário eu estar lá pelo menos na primeira vez para termos o sucesso.

- Entendo, mas nas próximas caçadas não o permitirei que nos acompanhe. Vamos aprimorar nossos preparativos e faremos um maior reconhecimento de área antes de executar. - disse ela com a cara séria.

- Tudo bem. Se eu conseguir pensar em mais alguma coisa para ajudá-los eu falo com a senhora.

- Muito bem. Com a caçada passaremos bem o próximo mês, mas não sei se poderemos continuar com isso por muito tempo.

- Sim. Devemos prosseguir para o próximo passo.

- Qual seria?

- Vamos dar um jeito em nossos pomares.

- O que há de errado neles? Eles já produzem bastante. Não podemos expandir tanto o pomar, senão afetaríamos o bosque e possivelmente a floresta.

- Não precisamos expandir. Faremos alguns cuidados adicionais para aumentar a produção. Podemos visitar os pomares para que eu possa explicar melhor?

Finarla se levanta da mesa em silêncio, agarra meu braço e vamos saindo da casa dela bem de pressa. Impaciência é o sobrenome dela.

A Jogada de ThalliOnde histórias criam vida. Descubra agora