Assim que resolvi minhas questões com Jolin e cheguei em casa, minha mãe estava já na cozinha preparando a nossa janta. Não reparei que o dia já estava acabando. Que dia longo foi esse? Como de costume ela estava preparando uma sopa de legumes, pão, salada e frutas. Uma receita simples como a nossa vila. Acabei me acostumando com esse sabor. Nosso costume alimentar não é de se variar muito. Quando não é sopa de legumes, é sopa de carne como comemos no outro dia depois da caça.
- Oi, mãe, cheguei.
- Ah! Oi filho. Como foi na senhora Finarla? Como ela está?
- Foi tudo bem, mãe. Ela já acordou também e se sente melhor. Não se preocupe. Papai ainda está lá para ajudá-la.
- Ai... Que bom... Hmmm... Melhor preparar uma porção para levar para eles também então. Ela não deve estar com cabeça para cozinhar nesse momento. Thalli? Depois de comer, poderia levar isso pra eles?
-Sim, mãe. Pode deixar comigo.
Ela tinha preparado um cesto com um jarro, para colocar a sopa e pães. Eu acredito que antes de morarmos nessa região, nosso povo tinha uma cultura bem avançada. Apesar de nosso modo de viver hoje se pareçam bem primitivos, eu reconheço traços de uma civilização avançada tanto em nossas tradições quanto nos comportamentos das pessoas da vila. O cumprimento tradicional e o Juramento ao Espírito da Grande Árvore me parecem uma tradição militar, mas não vejo uma organização militar na nossa vila.
Muita coisa deve ter se perdido após a fuga de nosso povo do seu território original. A senhora Finarla me contou que ficava a oeste daqui, bem depois das montanhas nevadas. Não vieram muitos adultos junto com ela pra cá. Como ela era uma caçadora antes, ela passou os conhecimentos de caça e treinou alguns dos nossos caçadores, incluindo meu pai. Não deve tê-la seguido nenhum elfo com conhecimento culinário até aqui, por isso nossa vila carece repertório. As receitas devem ser um pouco do que conhecem de uma comida caseira.
Infelizmente nenhuma dessas receitas possuem praticidade e nutrientes suficientes comparadas às receitas que conheço da minha vida passada. Fazer uma sopa não é tão difícil, mas o tempo de preparo que é necessário para toda vez que tiver de comer também é desgastante. E também como na vila ninguém consegue produzir alimentos em conserva ou carnes curadas, tudo o que produzimos ou caçamos devem ser consumidos em pouco tempo. O trigo que compramos de outras vilas, além de alguns temperos como sal e ervas secas, são os únicos que duram por mais tempo. Por não existir o clima de inverno na nossa região, não precisamos nos preocupar tanto com isso, mas penso que poderíamos melhorar em termos nutricionais a nossa comida do dia-a-dia.
...
- Oi Zidal. Voltei. Trouxe isso pra vocês. Minha mãe pediu para entregar. Poderia entregar para a senhora Finarla?
- Oi Thalli. Wow! Que cheiro bom! Sua mãe deve cozinhar bem! Minha fome ficou maior ainda! Vou correndo lá pra dentro. Por favor, mande meus agradecimentos a ela. Hmmmmmmm!
Zidal subiu correndo as escadas. Tomara que ele não tropece e derra... Ah! Ele tropeçou, mas parece que ele segurou bem o cesto e não deixou cair. Enquanto vinha caminhando para cá, pensei em algumas opções de como melhorar nossa alimentação. Uma coisa importante seria termos alimentos de fácil disposição que não só aumentará a qualidade nutricional, mas também facilitar o dia-a-dia das pessoas da vila. O que me veio à mente então seriam alimentos em conserva mesmo. No entanto me deparei com um problema.
Os ingredientes básicos para conservar alimentos são: sal, vinagre ou açúcar. O sal e o açúcar modificam o ambiente em que o alimento está contido, tornando-o hipertônico. Assim qualquer célula nesse ambiente perde água por osmose, então nenhum micróbio, como fungos e bactérias sobreviveriam para estragar o alimento. Já o vinagre torna o ambiente ácido, o suficiente para corroer as células desses mesmos micróbios, causando o mesmo efeito. Mas como diabos vou conseguir qualquer um desses 3 ingredientes em abundância nessa vila?! O sal até tem um pouco do que compramos. Vinagre até dá pra fazer dos vinhos feito na vila. Açúcar eu nunca nem vi nessa vida. Nenhum deles eu teria a quantidade suficiente para fazer as conservas. Minha outra única opção é a defumação e cura.
É uma opção mais barata, porém só posso aplicar em proteínas como carne e leite. Ainda sobrou carne, mesmo com a festa de ontem. Meu pai havia caçado um cervo. Devo ter tudo o que preciso lá em casa. Eu odiava essa receita na vida passada. Era a forma mais nojenta que a indústria vendia carnes para a população. Algumas marcas mais gourmet, selecionavam as melhores partes, mas mesmo assim, como vegetariana era o pior tipo de alimento pra mim. Infelizmente não posso me dar ao luxo aqui. Não tenho vitaminas para me suprir e meu povo deve estar todo desnutrido. Não sei se a biologia dos elfos se compara a de humanos que conheço, mas eu vi minha mãe melhorar a aparência após comer um pouco de carne. Deve fazer muita diferença.
...
Fui direto aos fundos da casa onde ainda havia o corpo do cervo embrulhado. Meu pai ainda não o processou. Ele deve ter planejado fazer isso hoje. Hehe. O que eu vou preparar é linguiça. Felizmente o cervo ainda estava com as tripas. Cortei em tiras de 1 metro, mais ou menos e os lavei bem. Usarei a carne de uma das pernas e um pouco da gordura da barriga. Os cervos geralmente tem pouca gordura e portanto a carne deve ficar meio seca. Ficaria muito dura se essa carne passar pelo processo de cura. Então irei misturar com a gordura e também com o fígado dela. Peguei também sal e algumas frutas do pomar para temperar.
...
Consegui! As tripas já estão preenchidas com os ingredientes. Agora preciso secar ela no fogo e fumaça...
- Thalli? O que você está fazendo aí?
- O que? Ah! Oi mãe. Pensei em aproveitar esse cervo para fazer uma receita.
- Mas o que você está fazendo, filho?! Seu pai ainda nem limpou direito essa caça. O que tinha na cabeça? O que é isso na sua mão? São as tripas? Você vai comer isso?
- Ah... Sim. É uma receita nova que pensei usando as tripas. Você pode me ajudar, mãe?
- Filho, mas eu nem sabia que você saberia cozinhar... Bem... Você está crescendo muito rápido pra mim, mas não está muito tarde para cozinhar hoje? E já jantamos até.
- Não se preocupe com isso mãe. Isso não é pra hoje. Essa comida vai durar por bastante tempo. Só preciso de um lugar para fazer fogo e muita fumaça.
- Bem... Vamos fazer aqui mesmo então. Tem bastante espaço. Do que precisa?
E assim minha mãe também me ajudou. Fizemos uma pequena fogueira com uma armação de madeira por cima para pendurar as linguiças. em seguida jogamos cascas de árvores da região na fogueira. Espetei vários galhos altos de árvore com folhas no chão em volta da fogueira para a fumaça não escapar. Deixei a noite inteira assim. De vez em quando vinha verificar e adicionar mais madeira e casca. Quero ver a reação das pessoas amanhã. Hehe.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Jogada de Thalli
FantasiaEsta é mais uma história de uma garota deste mundo. Ela reencarna no corpo de uma criança elfa negra, em outro mundo, com todo o conhecimento anterior após morrer em um acidente. A criança é um menino. A confusão sobre seu novo sexo, cultura totalme...