Torre - 07 - Pra mim isso é magia

12 4 1
                                    

Magia. Uma palavra utilizada principalmente em histórias de fantasia. Essa palavra também causou alguns conflitos e atrocidades registradas na história da Terra. É conhecida como um fenômeno inexplicável causado intencionalmente. Desejada por muitos; odiada e temida por outros.

Acostumada a ler e assistir sobre histórias de fantasia, tenho a mente aberta para aceitar certos fenômenos inexplicáveis. Quando vim parar neste mundo, até esperava que algo poderia acontecer nesse sentido. Eu era uma daquelas que desejava a existência de magia de verdade. Soltar fogo com as mãos, controlar o curso das águas, levantar paredes com um só pensamento e voar como uma folha ao vento.

Eu sinceramente me surpreendi quando tive aquelas visões de morte, que até hoje não sei explicar bem o que aconteceu, mas esperava mais da magia. Acho que o que aconteceu com a Soha naquela noite foi algum tipo de magia também. Aquilo definitivamente não era a velocidade de uma pessoa. Acho que vou ter que investigar mais sobre isso para entender melhor.

- Ahhh... Você não sabia?
- Não sabia do que, tia?
- Hmmm... Como posso te explicar?... Ha! - Ela bateu palma como se tivesse lembrada de algo. - Aqui, Thalli. Vejam esses 2 panos.
- Humm... um está sem nada e o outro tem bordados feitos por você. O que que tem neles?
- Vamos fazer isso. - Ela pegou os dois panos e os enfiou no meio das cinzas do fogão. Mexeu um pouco e os tirou de voltar. - Veja como eles ficaram.
- Hã?! Mas como?! Por que o de bordados saiu quase limpo e o outro é que está todo sujo?!
- Hehe. Achei melhor te mostrar o efeito do que tentar te explicar antes. Nosso artesanato segue uma tradição de nosso povo e causa alguns efeitos como esse. A nossas vestimentas todas são feitas dessa maneira. O efeito não é perfeito, mas evita grande parte da sujeira.
- Ahhh... bem pensei que todos andavam sempre com a roupa limpa. Nunca tinha imaginado isso.
- Sim. Além desse efeito podemos incorporar em nossos artesanatos alguns outros que podem ajudar no dia-a-dia das pessoas. Essa pulseira por exemplo pode diminuir o efeito do cansaço após o dia de trabalho e esse amuleto afastam insetos ao redor. Acreditamos que sejam bênçãos do Espírito da Grande Árvore.

Hã? Bênçãos? Isso não é magia? Aquele pano não tem tratamento de superfície alguma, aquela pulseira não parece conter nenhuma substância diferente e nem aquele amuleto parece emitir algum som ou cheiro. Como isso tudo funciona?! Pra mim isso é magia. O desenho no bordado e outros artesanatos devem ter algum significado. Parecem ter algum padrão. Formas geométricas como ziguezague, triângulos, linhas retas ou onduladas... Deve ser algum código ou algo do tipo que desperta esses efeitos.

- Tia? E como que eles são feitos? Existe algum significado especial nesses desenhos também?
- Hummm... Vê esses triângulos nas pontas? Significam a luz do sol. As linhas onduladas são as águas e tudo que é fluido e essas linhas retas são os sólidos. É o máximo que sei te dizer. Enquanto desenho esse padrão no pano com essas formas, eu tenho que agradecer ao Espírito e assim eles ficam com esses efeitos. Desculpe por não conseguir te explicar muito. Eu também apenas aprendi o básico para poder fazê-los.
- E de quem você aprendeu, tia?
- Da Finarla quando estava aprendendo a costurar.

A senhora Finarla me surpreende cada dia que passa, mas ela não era caçadora? Bem... Por ela ser a anciã da vila, ela deve ter acumulado muitos conhecimentos além da especialidade dela. Tenho que me lembrar de perguntar para ela depois, mas parece que realmente existe algum tipo de padrão nesses desenhos mesmo.

- Obrigado então, tia. Eu vou indo porque ainda tenho que recolher dos outros.
- Está bem, Thalli. Espero ter ajudado. Ah! Entregue esses pra sua mãe, por favor. - Ela me entregou algumas roupas.
- Sim. Pode deixar. Até mais, tia.
- Até, Thalli.

Passei então na casa de outros artesãos para recolher outros artesanatos. Em sua maioria usavam o mesmo desenho nas peças, com algumas diferenças de cores, tamanhos e enfeites adicionais. Eles usam uma base igual a todos e cada um faz modificações que acharem pertinentes. Apesar das diferenças todos causam os mesmos efeitos. Uma coisa que agora sei certamente é o porque desses produtos serem tão valiosos nas trocas. São realmente úteis no dia-a-dia e com uma ótima qualidade. Cheguei na casa da senhora Finarla para deixá-los prontos para colocar no carrinho.

- Thalli!
- Ah. Oi, Soha! Como está?
- Estou ótima! E você, o que está fazendo com essas coisas?
- Estou indo deixar eles para o carregamento.
- Que carregamento? Alguém vem buscar? Geralmente o senhor Thorel leva essas coisas.
- Ah, sim. Fiquei de ir no lugar dele depois de amanhã.
- O que?! Você vai pra fora da vila?! Eu também quero ir! - Acho que não devia ter dito...
- Errr... Acho melhor não, Soha. Estou indo com meu pai junto e não deve ser nada seguro essa viagem.
- Mesmo assim eu vou! Vamos! Vou falar com minha mã... senhora Finarla!
- Ahhhhh! - Ela então começa a me arrastar porta a dentro da sala da senhora Finarla.
- Senhora! Eu também quero ir nessa viagem!

A Jogada de ThalliOnde histórias criam vida. Descubra agora