Lia era uma menina tímida e fofa. Olhos castanho escuros e bochechas redondas. Era afrodescendente, por causa disto, sofria o preconceito de Dora que não gostava de negros. Isso que deixava Lia triste e chateada.
– Não quero ensaiar perto de Lia. – Dora fala pegando suas coisas e se afastando de Lia – Ela é negra. – Fala com nojo. – Nem sei porque a deixam entrar aqui...
– Os incomodados que se retirem. – Angel defende Lia que fica quieta no canto querendo chorar. – Ela não está fazendo mal a ninguém aqui...
– Está sim. – Dora a interrompe. – Está perto de mim, eu não gosto dela...
– Então pega suas coisas e vai ensaiar em outro lugar. – Angel fala se virando para ela. – A companhia é para todos, se você não gosta dela vai embora. Nem vai fazer falta aqui.
Ao ouvir isso Dora vai para o banheiro chorar. Vivia sozinha e triste. Achava que o melhor jeito de viver era esnobando as pessoas, claro que é um pensamento errado, mas seus pais eram gananciosos e só pensavam em dinheiro. Não ligavam para a filha.
Tom tinha orgulho da filha, por ser uma menina carinhosa e dedicada. Gostava de ver a defensora que Angel virava quanto falavam mal da sua amiga.
Angel tinha um coração puro e não guardava raiva, sentia raiva no momento, mas depois esquecia. Não via motivo para guardar raiva de ninguém, porque se um dia precisasse da pessoa poderia contar.
Tom queria apresentar as crianças para que todos vessem os futuros talentos do ballet, então realizou uma competição na companhia, todas as meninas participaram e desconfiavam que Angel venceria.
Dora e Angel disputaram qual delas dançaria a música principal. A votação aconteceu entre os alunos que não participaram da disputa. Foi feita uma urna e dentro, colocaram os papéis com um nome. No fim, contaram os papéis e o resultado final foi de 11 para Angel e 9 para Dora.
Angel foi a escolhida para a apresentação principal do TALENTOS DO FUTURO. Todos os alunos se apresentaram. Dora se enfureceu, mas não conseguiu fazer nada além de gritar e chorar.
No final da apresentação, todos alunos foram presenteados com um mini troféu feito de acrílico – era dois sapatos de ballet pendurados na porta de um armário da cor branca e os sapatos dourados. Angel também ganhou, mas o dela estava escrito seu nome e por baixo a escrita MELHOR DANÇARINA MIRIM DO ANO.
Daquele dia em diante Angel sentiu que aquele era seu sonho e seu objetivo era entrar na companhia de ballet Bolshoi em Paris que era a maior companhia do mundo.
Miranda parabenizou a menina pelo esforço e se despediu. Ela estava viajando para dançar e morar na Nova Zelândia. Antes de ir deu um conselho.
– Pequena, quando estiver dançando, sinta cada toque, não fique apenas em passos decorados, faça tudo com amor. Adeus Angel.
TOM
Ver a minha filhinha sendo a atração principal de um festival de dança foi gratificante, como amava aquela menininha de cabelos vermelhos. Às vezes me entristecia em saber que um dia mais cedo ou mais tarde ela iria embora. Achava estranho porque a tal da Maria nunca voltou para pegar a menina, mas não me importava, queria aquela baixinha por perto pra sempre, ela era um dos motivos que me fazia sorrir.
Meu filho Max também era especial, obvio que sim ele é meu filho legítimo. Já havia percebido o jeito que ele olhava para Angel, mas sempre pensei "é coisa de criança, daqui a pouco passa".
Depois daquelas apresentações, meu objetivo era deixar Angel ainda mais preparada, para um dia tentar uma vaga na companhia Bolshoi. Eu era amigo do dono, as vezes trocávamos e-mails, mas nos víamos pouco, ele mora em Paris e eu em Nova Iorque, ou seja, bem longe. Nessa companhia só entrava quem ganhasse o concurso que ele mesmo fazia, ou por seleção. Era muito difícil, por isso quis treinar minha filha bastante para deixá-la no nível da Bolshoi.
Tonico entrou por muito esforço, o menino treinava todos os dias – até nos fins de semana, mas em sua casa. Se ele continuasse na mesma força, poderia se tornar um grande dançarino.
VOCÊ ESTÁ LENDO
ANGEL
RomanceO amor de uma mãe é mais forte do que qualquer coisa no mundo A esperança é forte e ela foi a única que se manteve viva durante 19 anos O amor, pode ser doloroso