Wei Wuxian

171 39 0
                                    

WUXIAN

EU ESPERAVA FICAR COM RAIVA. Acho que de certa forma eu estava me preparando para isso desde o momento em que entrei no carro. Mas então não veio.
Então imaginei que iria bater quando estacionasse. Mas não.
Então eu estava procurando por ela enquanto caminhava, como se a raiva fosse alguma entidade viva, respirando, escondida atrás de uma árvore, pronta para saltar no momento em que eu não estivesse olhando.
Tudo está muito quieto. Um corvo solitário solta um grasnado ocasional em algum lugar distante, mas isso é tudo que consigo ouvir.
Estou tão ocupado cuidando da raiva que quase passo direto pelo túmulo, então tenho que voltar alguns passos. E então fico confuso porque, na minha cabeça, esta seria uma ocasião importante de grandes proporções, onde eu teria que tentar permanecer civilizado enquanto resolvia uma década de dor, desgosto e ódio.
Em vez disso, está meio... vazio. Há uma pitada de ressentimento. Um pouco de dor. Uma pitada de arrependimento pelo que poderia ter sido. Mas tudo isso são sobras.
Restos de algo muito mais poderoso, agora se contorcendo pateticamente em algum lugar dentro de mim, privado de todo potencial.
É isso.
E pensar que passei uns bons quarenta minutos no carro listando todos os motivos pelos quais não deveria derrubar sua lápide. Foi claramente um tempo bem gasto.
Eu tinha todas essas palavras que estava me preparando para dizer. Palavras de raiva justa e digna. Sobre como eu estava melhor sem ele. Como ele pode apodrecer no inferno. O quanto eu ainda o odeio.
Muito dramático. Embaraçosamente, desnecessariamente.
De repente não tenho nada.
Eu apenas fico ali, com as mãos enfiadas nos bolsos da minha calça jeans, em frente ao túmulo do homem que uma vez eu chamei de meu pai.
E estou vazio.
Se eu não deixar isso passar, se não estiver disposto a trabalhar em meus problemas, se não estiver disposto a arriscar a dor e o desgosto, se continuar me escondendo atrás do passado. É assim que sempre me sentirei.
Isso é o que Lan Zhan quis dizer. Sim, sem baixos. Mas também sem elevações. E Se não houver altos, a navegação suave e constante? Ele diminuirá constantemente para um nível mínimo. Esse vazio que estou sentindo agora? De repente, é muito mais assustador do que um coração partido.
Meu olhar permanece na lápide. O granito é imaculado e brilhante, não tendo idade suficiente para ser desgastado. Nunca verei isso como algo diferente do que é agora. Esta é a primeira e última vez que virei visitar.
Portanto, posso muito bem dizer o que tenho a dizer.
— Oi — eu digo. Para uma pessoa morta, atualmente a dois metros de profundidade. Uma ótima abertura, realmente.
Provavelmente estou em cima dos ossos dele, o que tecnicamente poderia ser considerado rude, eu acho.
Dou um longo passo para trás. Apenas no caso de.
— Isso é estranho — murmuro antes de limpar a garganta.
— Achei que odiasse você — digo. — A questão é que você está ocupando muito espaço na minha vida. Para uma pessoa que me abandonou e me jogou de lado como se eu não significasse nada, eu, com certeza, decidi dar-lhe residência permanente na minha cabeça. Então agora estou pensando... por quê? Qual é o propósito de você viver no fundo da minha mente como um monstro debaixo da minha cama? Não há nenhum.
Respiro fundo.
— Então isso acaba agora. Você está morto. Nunca haverá mais nada entre nós porque eu estou aqui, e você não está e nunca estará novamente. Você perdeu a chance de me ter em sua vida. Não haverá perdão. Eu não me importo mais. É tarde demais.
As palavras vêm mais fáceis agora.
— As pessoas sempre parecem se perguntar sobre seu legado. Você sabe, uma vez que elas se forem. Bem, aqui está o seu. Eu nunca vou me tornar um homem como você. Um pequeno e mesquinho covarde. Eu farei melhor. Esse é o seu legado. Acho que você fez algo de bom para mim, afinal.
Dou mais uma olhada na lápide.
Não tenho absolutamente mais nada a dizer.
Eu me sinto melhor agora?
Não, na verdade não.
Mas sinto que há uma possibilidade de ser melhor.
Sim.
Eu acho... que posso ficar bem um dia. O que isso quer dizer? Admitir que você tem um problema é o primeiro passo. E nesse caso, aqui estou eu. Admitindo que tenho um problema. Algo em que irei trabalhar e consertar.
De uma forma ou de outra.
Olho para o relógio quando chego ao carro. Não voltarei para Boston antes do início do jogo. Já são quatro horas, o jogo começa às sete e ainda estou acerca de trezentos quilômetros de onde deveria estar.
E de qualquer forma, preciso fazer mais uma parada antes de chegar a Lan Zhan.

....

APENAS UM GOSTO Onde histórias criam vida. Descubra agora