Má reputação e passado nebuloso

45 9 2
                                    


Eu troquei um olhar desconfortável com minha mãe, que tomou assento em um dos sofás. Eu sabia que ela havia compreendido como eu me sentia no mesmo instante.

– Lady Diana não os acompanha por quê? – Perguntei às visitas, sentando-me ao lado de minha mãe.

Um sorriso lupino se abriu nos lábios de minha avó. Lady Steward também sorriu. Ambas acreditaram que minha indagação refletia interesse.

– Nossa filha estava um pouco indisposta hoje devido a questões femininas... – A mãe teve a delicadeza de dizer. – Mas se tem algum recado, respeitoso claro, a lhe dizer, nós o transmitiremos a ela com todo o prazer.

Lady Steward deu a mão ao marido, trocando um olhar entusiasmado com ele.

– Não, não tenho nenhum recado a transmitir. Na verdade, gostaria de saber o que lady Diana pensa sobre isto.

– O que diz por isto, querido Edward? – Minha avó interveio com um receio evidente, ao menos foi o que pareceu a mim. O conde e a condessa, por sua vez, não pareceram desconfiar de nada.

– Sobre este assunto de eu estar cortejando-a.

– Oh, sim. Diana sente-se imensamente honrada. – Foi lorde Crawford quem respondeu. – E espera poder nos acompanhar na próxima visita. Ou melhor ainda, espera recebê-lo quando milorde fizer a gentileza de nos visitar em nossa residência.

– Receio dizer que não poderei retribuí-los. – Falei.

Minha mãe ajeitou Theodore no colo enquanto minha avó se empertigou na poltrona de veludo.

– Perdão? – Lady Steward forçou um sorriso.

– Creio que minha avó tenha causado a situação em que nos encontramos agora e estamos fadados ao constrangimento. Há um grande mal-entendido aqui.

– Edward, o que está dizendo? – Minha avó inquiriu com a voz pausada.

– Estou dizendo que houve um infeliz engano. Eu não os convidei a vir esta tarde em nossa casa. – Revelei com firmeza, quase de modo solene.

A altiva duquesa viúva não esperou que eu tivesse a oportunidade de acrescentar mais palavras:

– Edward, que disparate é este?!

– Edward, explique-se, por favor. – Minha mãe também pediu esclarecimentos, porém sem a rispidez de sua sogra.

– Minha avó se enganou, milorde e milady. E peço perdão pelo equívoco. – Eu olhei diretamente para o casal. – Porém, devo ser honesto. Não tenho interesse em cortejar lady Diana, – O queixo de minha avó quase caiu em espanto – pois já estou cortejando uma dama.

A duquesa viúva engasgou-se com a própria saliva, tossindo.

– Estou cortejando lady Sophie Grantham. – Terminei por anunciar.

Ao ouvir minhas palavras, meu irmão Theodore riu nos braços de minha mãe, agitando-se, animado, como se estivesse diante de um brinquedo novo.

– Filho...? – Minha mãe também foi pega de surpresa.

O conde e a condessa se olharam, o cenho de ambos se franzindo em confusão e constrangimento.

Quando a tosse de minha avó cedeu, ela se levantou de sua poltrona.

– Edward Phillip Walker, o que pensa que está fazendo?!

Lorde Crawford ajeitou a lapela do paletó de um jeito nervoso.

Flor de East EndOnde histórias criam vida. Descubra agora