BARTIMEU (Lc 18.35-43)
Bartimeu
Seu nome é composto de aramaico e grego e significa: Filho de Timeu.
Bartimeu era cego e o cego naquela época era desprezado e considerado um imundo. Além da extrema miséria em que os cegos viviam ainda eram considerados malditos de Deus. O povo os via como alvos da vingança de Deus e por culpa do pecado de seus pais.
Para o cego não existia outra forma de vida senão pedir esmolas à beira dos caminhos ou à entrada do templo.Bartimeu estava pedindo esmolas à beira do caminho, quando ouviu a multidão com o maior barulho e qualquer um que fosse cego e tivesse uma multidão do seu lado gritando ia perguntar o que estava acontecendo.
E o motivo da multidão era Jesus.Filho de Davi
O fato de Bartimeu ter chamado Jesus de Filho de Davi nos mostra que ele teve uma fé muito grande, pois todos ali se referiam a Jesus como Jesus de Nazaré.1) Ele aproveitou a oportunidade
Bartimeu provavelmente já havia ouvido a respeito de Jesus, talvez tenha escutado o que Jesus fez a outros cegos.
O fato é que quando Bartimeu ouviu que era Jesus, começou a clamar: Jesus filho de Davi tenha compaixão de mim, e mesmo sendo reprovado pela multidão ele continuou.
Ele não deu a mínima para a multidão. Essa era a sua oportunidade.Não é o poder da oração, é o poder de Jesus. A oração é o meio pelo qual Deus nos proporciona mais intimidade com Ele. O poder é Dele, ele nos atende se Ele quiser.
Se o poder fosse da oração, todas as vezes que orássemos iria acontecer aquilo que oramos, ou qualquer oração feita a qualquer entidade seria respondida.2) Clame a pessoa certa
"Jesus, filho de Davi tenha compaixão de mim".Ele clamou e orou a pessoa certa, ele clamou ao único que pode atender as nossas necessidades. Quantas vezes nos preocupamos com quem ora e como ora? Quantas vezes nos preocupamos com orações longas? Não pedimos pra certa pessoa orar por que ela não sabe orar direito.
Deixa eu lhe fazer uma pergunta: Mas a quem você tem clamado?
Certa vez Elias desafiou o rei Acabe, pois o rei estava desobedecendo aos mandamentos do Senhor e estava seguindo os baalins, que era quem adorava a Baal: Havia um grupo de 450 pessoas que acreditavam em baal, diziam que era o deus do sol. E quando estava em época de seca eles sacrificavam pessoas a baal, pois diziam que a seca era castigo de baal.E Elias desafiou esses profetas de baal a fazer um teste para ver quem era o verdadeiro Deus. O Deus de Elias ou baal.
Elias mandou que preparassem um novilho sobre a lenha e não colocassem fogo, que ele prepararia outro, e o que respondesse com fogo era Deus.
O povo achou boa a idéia e aceitou o desafio...Elias também aproveitou a oportunidade, precisamos aproveitar as oportunidades de clamarmos a Jesus.
Façamos como Bartimeu e Elias, homens que aproveitaram as oportunidades. Um era profeta o outro era mendigo. Deus respondeu a oração dos dois, sabe porque? DEUS NÃO FAZ ASCEPÇÃO DE PESSOAS.Do mesmo jeito de Elias eu quero fazer um desafio a você: Busque a Jesus... possa ser que seus problemas não se resolvam, possa ser que aparentemente apareçam mais problemas, mas se você não sentir uma paz e o desejo de segui-lo, está aqui a minha vida, você poderá fazer dela o que quiser.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Milagre De Deus
Mystery / Thriller"Para muitos é necessário que DEUS exista e faça mil milagres para que acreditem nele. Para mim basta apenas saber que ele foi capaz de criar você. Aprenda que não existe nada mais importante que seu coração, cuide dele, se ame, se preserve, se valo...