ZAQUEU LC 19.1-10
ZAQUEU
Antes dessa passagem temos a história de Bartimeu, o cego de nascença que foi curado. Um pobre que se tornou seguidor de Cristo.
Aqui temos a história de Zaqueu, agora a história de um rico.
Bartimeu e Zaqueu tinham algumas coisas em comum. Apesar de um ser pobre e cego e outro ser rico e enxergar. Ambos estavam em Jericó. Os dois eram desprezados pelo povo. Os dois precisavam de Cristo.Em Jericó havia muito ungüento derivado do bálsamo. Por isso Jericó se tornou famosa. O comércio desses ungüentos produzia altos impostos para o governo romano.
ZAQUEU QUERIA PREENCHER O VAZIO DE SUA ALMA v.3
Zaqueu era carente de Cristo.
Até onde podemos ir pelo Senhor? Até onde temos sede de Deus?
Zaqueu queria conhecer Jesus a qualquer preço.
Zaqueu não se importou com a posição social, tudo isso pra ver Jesus.Jesus está a caminho de Jerusalém, atravessou a Samaria, contou parábolas que comoveram o coração de muitos, expulsou demônios e curou doentes, confundiu os fariseus que se escandalizavam por vê-lo fazer milagres no sábado, já havia encontrado o jovem rico e lhe falado com todas as letras do perigo da riqueza que afasta do Reino de Deus. Depois de tudo isso ele vai passar por Jericó, e quando atravessa a cidade, rodeada por montanhas, uma multidão enorme o cerca. Entre eles está Zaqueu.
Jesus estava no meio de uma multidão.
Zaqueu tinha uma vontade fora do comum de ver Jesus.
Ele era chefe dos publicanos, chefe dos cobradores de impostos. Zaqueu era muito rico.
Os judeus consideravam esses homens traidores e apostatas, porque eles cobravam impostos para uma nação que os oprimia.
Os publicanos cobravam a mais do que era pra ser cobrado.
Os publicanos eram piores que os ricos, eram desprezados, quase impuros. Eram aqueles que tinham enriquecido recebendo os impostos para os romanos.O cobrador de impostos nunca foi muito amado, e muito menos popular, em nenhum país do mundo: ainda mais o publicano judeu, que representava uma dupla blasfêmia. Judeus que pediam dinheiro de outros judeus por conta do odiado império romano.
Para os judeus os primeiros a sofrerem os castigos que acompanhavam a vinda do messias deveriam ser os cobradores de impostos.
Enfim, os cobradores de impostos eram o que de pior, de menos moral se podia encontrar.
E Zaqueu podemos dizer que era "O chefe da máfia". O chefe da máfia de Jericó.Zaqueu era um homem rico e queria por demais ver quem era Jesus, só que Zaqueu era baixinho (pouca sombra) o que o impedia de ver Jesus em meio à multidão.
Zaqueu correu e subiu em uma árvore. Essa árvore que se chama sicômoro era uma árvore fácil de subir e chegava a medir 15m de altura.
Zaqueu queria ver Jesus a qualquer custo, mesmo que para isso se passasse por ridículo. Ele estava disposto a qualquer sacrifício para ver Jesus.Jesus quando chega em baixo da árvore olha pra cima e diz: Zaqueu vem depressa, quero ficar em sua casa hoje.
O interessante é que Jesus chama Zaqueu pelo nome, Zaqueu podia não conhecer Jesus, mas com certeza Jesus o conhecia muito bem. Jesus sabia o que Zaqueu precisava e naquele momento Zaqueu precisava da companhia de Jesus. Zaqueu precisava ter um momento íntimo com o salvador.
Por isso Jesus se convida para ceiar na casa dele.Dá pra você imaginar essa cena? Jesus se convida a ir à casa de Zaqueu. Imagine o que a multidão pensou naquele momento? Jesus se convidou. Hoje a multidão ia dizer que era falta de educação, iam chamar Jesus de cara de pau.
Durante o ministério de Cristo, muitas pessoas o buscaram, pesssoas queriam ser curadas, pessoas queriam respostas. Eram pessoas doentes, fariseus, mestres da lei, entre tantos outros.
Aqui temos o maior dos publicanos.Jesus mesmo em meio a multidão quando chega em baixo de uma árvore Jesus para, e a multidão para com Ele. Esse é o momento.
Zaqueu não sabia o que estava para acontecer, ele queria ver a Jesus de perto. Talvez quando Jesus parou, Zaqueu deve ter pensado: Fantástico, ele parou bem pertinho! Ou senão Zaqueu pensou assim: "Meu irmão, que sorte a minha, Jesus parou bem pertinho de mim".
Jesus pede pra Zaqueu descer depressa e diz: pois me convém ficar hoje em tua casa.
Zaqueu desceu a toda pressa e recebeu Jesus com alegria.A multidão ficou abismada pelo fato de Jesus ir à casa do maioral dos publicanos, por Jesus ter ido a casa do chefe da máfia. Jesus o salvador do mundo, o próprio Deus foi à casa de um cobrador de impostos. O que a multidão precisava entender é que Jesus veio para os doentes, que os sãos não precisam de médico.
Toda a multidão odiava a Zaqueu pelo fato dele ser um cobrador de impostos.
Zaqueu desceu e recebeu Jesus com alegria. No salmo 16 vemos O salmista dizendo que na presença do Senhor a abundância de alegria.
Zaqueu procurava algo que o dinheiro e nenhuma posição social podem comprar. Zaqueu procurava satisfação para a sua alma. Zaqueu procurava a verdadeira alegria. Nós medimos a necessidade de Zaqueu ter um encontro com Cristo pelo meio que ele intenta de alcançar seu objetivo. Não houve outro meio a não ser subir em uma árvore.
Ele tinha dois inimigos: Seu tamanho, a multidão.
De cara ele encontra logo com obstáculos.Quem tem consciência da necessidade de sua alma não olha para os obstáculos. Assim como fez o cego Bartimeu que largou sua capa, tudo o que tinha para seguir Jesus.
Será que estamos dispostos a largar tudo pra seguirmos a Jesus?
Se Jesus dissesse pra nós larguem tudo e sigam-me, será que teríamos coragem de fazer isso?Quantos obstáculos alguma pessoas colocam pra seguir a Jesus, e continuam com um vazio no seu coração?
Quantas pessoas precisam preencher o vazio que tem em sua alma?
Quantas pessoas têm que fazer como Zaqueu e correr para os braços de Jesus?
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Milagre De Deus
غموض / إثارة"Para muitos é necessário que DEUS exista e faça mil milagres para que acreditem nele. Para mim basta apenas saber que ele foi capaz de criar você. Aprenda que não existe nada mais importante que seu coração, cuide dele, se ame, se preserve, se valo...