"Olá, pastor. Sou nova na fé e gostaria de saber se Deus castiga quando cometemos algum pecado."
R: Antes de responder a sua dúvida, precisamos saber a diferença entre castigo (punição) e disciplina. Segundo o dicionário, "punir" significa: castigar, reprimir, infligir castigo etc. Já a palavra "disciplinar" quer dizer: fazer obedecer (pessoas ou coisas), disciplinar as tendências, hábitos; estabelecer determinados princípios etc.
Para aqueles que acreditam em Jesus como único Senhor e Salvador, todos os seus pecados (do passado, presente e futuro) já foram castigados na cruz. Em Isaías 53:5,6 está escrito:"... Ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós".
A humanidade está debaixo de uma condenação, mas, como seguidores de Cristo, nós nunca seremos castigados pelos nossos pecados, pois Jesus já pagou por todos eles com o próprio sangue. A Bíblia diz: "Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21). Ou seja, por causa desse sacrifício, quando Deus olha para nós, Ele enxerga o que Jesus fez por nós na cruz - Ele nos tornou justos ao olhos dEle. Com isso, devemos acreditar nessa palavra: "Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8:1).
Mas talvez você se pergunte: "O que acontece se eu continuar pecando mesmo depois de ter aceitado Jesus como Salvador?"
A Bíblia diz que você nunca conseguirá ser 100% santo, porque você ainda habita em um corpo contaminado pelo pecado (Romanos 7:14-21). Entretanto, se você nasceu de novo, o pecado já não tem domínio sobre você! Ele será apenas um "acidente de percurso", uma falha:
"Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus" (1 João 3:9).
A semente de Deus dentro de nós é o Espírito Santo, e é Ele quem nos santifica e nos convence do pecado. Porém, nós temos o livre arbítrio e se permitirmos que o pecado permaneça em nossas vidas, o Senhor irá nos disciplinar! Ele nos disciplina quando sabemos que certa prática é pecaminosa, mas ainda assim, não arrependemos e não abrimos mão dela. Isso não quer dizer que Deus seja mau ou vingativo. Assim como um pai disciplina o seu filho para o seu bem estar, o Pai celestial, com muito amor e cuidado, nos corrige e nos faz voltar para os Seus caminhos. Veja:
"Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos. Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos! Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade. Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados" (Hebreus 12:7-11).
Por isso, a disciplina é usada por Deus para tirar os Seus filhos do pecado e levá-los à obediência. Através dessa disciplina, Deus abre os nossos olhos para que possamos enxergar, de forma mais clara, o que Ele tem para nossas vidas. Como Davi disse no Salmo 32, a disciplina de Deus nos leva a confessar e nos arrepender dos pecados que ainda não foram tratados. Ou seja: a disciplina é como uma “limpeza” em nosso espírito. Ela também nos leva a experimentar “a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2). Isso quer dizer que a disciplina é algo muito bom!
Temos que nos lembrar que o pecado estará em nossas vidas enquanto estivermos nesta terra (Romanos 3:10,23). Por isso, não basta apenas lidarmos com a disciplina de Deus. Precisamos também, lidar com as consequências do pecado. Por exemplo: se um cristão furta algo, Deus vai perdoá-lo do pecado, restaurando a comunhão com Ele. No entanto, as consequências do furto podem ser graves, levando até a prisão. Nós não podemos fugir dessas consequências, mas, mesmo que elas aconteçam, Deus trata conosco através delas, aumenta a nossa fé e nos faz voltar ao caminho certo. É por isso que costumamos dizer: "É melhor vir para Deus por amor, do que pela dor".
"... Santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês... É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal" (1 Pedro 3:15,17).
¤¤¤
Obrigada gente por esta lendo meu livro, terá o segundo livro de Deua Faz O Milagre continue lendo ate o fim espero te ajudo vocês amo vocês a fiçao com Deus e A Paz Do Senhor amores.💓
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Milagre De Deus
Mystery / Thriller"Para muitos é necessário que DEUS exista e faça mil milagres para que acreditem nele. Para mim basta apenas saber que ele foi capaz de criar você. Aprenda que não existe nada mais importante que seu coração, cuide dele, se ame, se preserve, se valo...