"Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade"(Jo.4:24).
Ultimamente um assunto que está na moda é adoração. Até perece que ninguém sabia nada sobre o assunto, e de uns anos pra cá, alguns "iluminados" o descobriram e curiosamente se transformaram em professores, ministrando cursos de adoração até. Tem sido alardeado que esta é uma geração de adoradores. Pois bem, será que o que tem sido feito , e dito, como adoração, passa pelo crivo bíblico? As pessoas que vão às igrejas hoje, vão com a motivação certa? A Igreja do Senhor tem adorado realmente? Queria refletir com você sobre alguns aspectos desse tema.
a) O que é adoração?
Acho que devemos começar essa nossa conversa definindo o termo. Das definições correntes, duas tem me chamado atenção: Wayne Grudem define adoração como sendo " a atividade de glorificar a Deus em sua presença com nossa voz e com nosso coração". (1) Ronald Allen e Gordon Borror descrevem o ato de adorar como: "uma reação reativa a Deus, pela qual declaramos sua dignidade ... Adoração não é simplesmente um clima; é uma reação ... é uma declaraçãO".(2) Concordo com estas palavras, pois quem adora atribui mérito supremo, exalta o ser adorado. Portanto. Deve-se ter em mente que quem vai adorar, cultuar, vai dar algo a Deus. Assim,falar de culto é falar de algo que damos a Deus.
O cristianismo moderno parece estar comprometido com a idéia de que Deus deve estar dando algo para nós ... mas precisamos compreeender o equilíbrio dessa verdade -devemos render honras e adoração incessante a Deus. Esse desejo consumidor e altruísta de dar a Deus é a essência e o âmago do culto. (3)
Bem diferentes estas definições dos cultos atuais, onde os participantes são atraidos não por dar, mas por receber a bênçaõ. E são chamados a isso pelos pregoeiros modernos. Nas Escrituras o adorador é chamado a conceder, o receber de Deus é conseqüência disso.
"Tributai ao SENHOR, ó famílias dos povos, tributai ao SENHOR glória e força.Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios (Sl 96:7-8).
Proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor (Ap.5:12).
É isso. A essência da adoração é dádiva. Quem adora atribui, celebra. Celebração essa que não se resume em cantar hinos sem meditação. Os hinos têm de elevar o coraçãodo adorador a Deus; pela mensagem que foi transmitida. (Dt. 10:12-13).
b) O lugar da reverência.
Vivemos um tempo de familiaridades demais com Deus, onde parece não haver o devido temor. A adoração verdadeira só procede porém de quem tem noção do quão exaltado é Deus (Sl. 8:9; 29:1-2,27:42;104:1). Só com esta preocupação é que se presta um verdadeiro culto. Sinceramente, muito do que se tem feito nas igrejas hoje, e que se chama adoração, não tem contribuído para esta atitude de reverência ao Senhor. As vezes se tornam banais, cantando coisas que até desrespeitam a Deus, ou usando palavras de tratamento impróprias. Deus parece mais como colega de escola, o vizinho da esquina, do que com o Rei do Universo. Talvez o escritor de Hebreus já pensasse nisso quando alertou:
Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor (Hb.12:28,vd.2 Co.7:1; 1Pd. 1:17).
c) Sacrifícios de Louvor.
No Antigo Testamento os sacrifícios oferecidos a Deus não podia ter defeito algum (Lv. 22:19;Dt.15:21; 17:1). O povo foi duramente repreendido por Deus ao oferecer sacrifícios imperfeitos (Ml. 1: 6-14). A adoração, o louvor é hoje um sacrifício voluntário do cristão a Deus (Hb. 13:15), portanto, deve-se ter muita atenção em como está sendo oferecida esta adoração, em vista das leis de perfeição que regulam os sacrifícios. A adoração esta entre as obras do cristão que serão julgadas no tribunal de Cristo (1Co.3:13b), julgamento este que vai ser segundo a nossa motivação do coração (1Co 4:5). Será que hoje o que se chama de louvor e adoração é realmente o melhor pra Deus? Ou a má qualidade das letras e das músicas atuais está mais para aquilo que é mais fácil, que vende bem, que "não custa nada" (cf. 1Cr.21:24)?
d) O Modelo bíblico.
Na adoração o importante é o que Deus acha, não o que o adorador acha. Russell Shedd é muito feliz quando diz:
Em diversas partes do mundo surge um volume notável de literatura como objetivo de tornar a adoração cristã mais contemporânea, mais relevante e contextualizada. Quando o interesse dos que congregam para adorar se torna alvo prioritário, oculto forçosamente ganha características de entretenimento. A experiência do adorador recebe prestigio acima da do criador. Mas o que de fato é relevante é o que Deus acha do nosso louvor, orações,mensagens e ofertas. (4)
É a "religião-show", onde o bem-estar do participante está sempre em primeiro plano. Mas isso é conseqüência da falta de entusiásmo pelo evangelho da Bíblia, e não adoração.
Quando a antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é surpresa que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação. Na falta de pão, se alimentam com cinzas, rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente pelo caminho da tolice. (5)
Sinceridade é essencial para a adoração, pois o culto hipócrita é fortemente confrontado por Deus ( Is. 1: 11-15; Os. 6: 4-6; Am. 5: 21-24), mas a sinceridade só não basta. Em matéria de adoração o modelo quem fornece é o próprio Deus (Dt. 4:2; 12:32).O homem não está livre para adorar conforme sua própria vontade, mas apenas em "verdade", isto é, de acordo com os mandamentos de Deus .(6)
e) O lugar de Deus.
Com as novas técnicas de adoração voltadas para a satisfação do adorador, que crescem e são inventadas a cada dia, tudo para que a pessoa se sinta bem, o lugar de Deus tem sido usurpado do processo de adoração. Incrível,mas é verdade! Muitas vezes o que está fazendo não é adoração,mas satisfação pessoal. A criatura tomou o lugar do Criador. Entretanto, o culto não pode te o homem como centro, e sim Deus. Todas as atenções devem estar voltadas para Deus. Na Igreja todos são atores, a única platéia é Deus, em volta de quem tudo deve girar. Aliás, essa é a condição para Deus está presente no culto (Mt. 18:20). Mas, muitas músicas de hoje, a programação de sua igreja, retratam isso vivamente? Ou será que o culto virou uma peça teatral que as pessoas vão assistir? Deus tem sido o centro ou um mero coadjuvante?
Conclusão:
O que temos dado ao Senhor como adoração? Que pensamentos nutrimos sobre este assunto, quão reverentes somos, como temos seguido o modelo bíblico? A Igreja existe para adorar (Ef. 1: 3-6), é da adoração que ela tira sua força:Para que a Igreja seja eficaz como exército de Cristo, ela tem de ser eficaz como adoradora de Cristo, logo o Exército depende da Noiva ... o primeiro projeto da Igreja é um projeto de adoração. (7)
Cantar cânticos com palavras sem sentido, fazer gestos que não dizem nada, aceitar fórmulas e rótulos vazios, que em nada edificam a vida; não é culto, não é adoração, é um arremedo, é mágica. A Igreja precisa adorar, e nestes tempos mais do que nunca.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Milagre De Deus
Mystery / Thriller"Para muitos é necessário que DEUS exista e faça mil milagres para que acreditem nele. Para mim basta apenas saber que ele foi capaz de criar você. Aprenda que não existe nada mais importante que seu coração, cuide dele, se ame, se preserve, se valo...