Capítulo 12

20 2 0
                                    

Os anjos foram criados perfeitos.(Ezequiel 28.15). Porém, numa época muito remota, um desses seres espirituais criados, um anjo chamado Lúcifer, da ordem dos querubins (Ezequiel 28.14) foi tomado pela soberba (Ezequiel 28.17) e intentou ser semelhante ao Altíssimo e desejou tomar para si o Reino do seu Criador (Isaías 14.13,14). Com esse propósito convenceu um terço dos anjos (Apocalipse 12.4) a se unirem a ele como futuro soberano.

''Houve peleja no céu. Miguel e seus anjos de Deus pelejaram contra o dragão e seus anjos; todavia não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e satanás, o sedutor de todo o mundo, sim foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.'' (Apocalipse 12.7-9). ''Eles o venceram por causa do sangue do Cordeiro...''(Apocalipse 12.11 a).

Assim, todos eles cometeram pecado contra Deus, o pecado da iniqüidade e foi quebrada a aliança eterna com Deus. Após a desobediência, eles ''morreram'' para Deus que os lançou no inferno (Lucas 10.18), reservando-os para o juízo (II Pedro 2.4). Lúcifer havia sido criado e ungido para uma posição de grande autoridade, mas, tornou-se um grande dragão vermelho após a queda. Satanás e os anjos maus são os nossos principais adversários, porque se opõem aos planos de Deus, para impedir sua realização por nosso intermédio (Apocalipse 12.17). Porém a Igreja está investida de autoridade sobre eles, que já estão condenados e julgados (João 16.11).

Todas as ofensas desse inimigo visavam, também a pessoa de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Lúcifer queria se assentar, por meio da força, no trono de Deus, lugar reservado para o Seu amado Filho (Apocalipse 3.21; 12.5). Em Isaías 14.14b, ele dizia:...''serei semelhante ao Altíssimo.'' Estava ferindo a santidade e a posição elevada do Filho de Deus, que disse ser igual ao Pai.(João 5.18). Em Apocalipse 12.4 João o viu usando sua cauda para derrubar seus sequazes, lançando-os sobre a terra. Na sua revolta, conseguiu conquistar os anjos que não guardaram o seu principado (Judas, verso 6) e os lançou no espaço (Efésios 6.12).

Pela Bíblia, lemos que o diabo e os anjos maus são:

seres espirituais, não cessarão de existir.(Lucas 20.36).

espíritos imundos, forças espirituais da maldade.(Efésios 6.12).

operam em falsos mestres.(II Timóteo 3.6,8)

podem se transfigurar em anjos de luz.(II Coríntios 11.14,15)

invisíveis, capazes de manifestações pavorosas.(Apocalipse 9.7,10).

falam.(Lucas 4.33,35).

têm inteligência.(Marcos 1.23,24).

têm emoções.(Lucas 8.28)

tem vontade.(Lucas 8.32).

crêem em Deus e tremem.(Tiago 2.19).

citam as Escrituras para tentar enganar.(Lucas 4.9-11).

Em relação aos cristãos, eles atuam:

acusando e caluniando.(Apocalipse 12.10); (Jó 1.9-11).

levando-os a mentir.(Atos 5.3).

incitando perseguições.(Apocalipse 2.10).

impedindo o serviço.(I Tessalonicenses 2.18)

infiltrando-se na Igreja: através dos falsos mestres.(II Coríntios 11.13,15); através de falsos discípulos.(Mateus 13.38,39); e promovendo divisões.(II Coríntios 2.10,11).

Em relação ao seu caráter, a Bíblia chama satanás de:

caluniador, difamador: cinqüenta e cinco vezes.

destruidor.(Apocalipse 9.10,11).

assassino.(João 8.44).

enganador.(II Coríntios 11.3).

mentiroso.(João 8.44).

firmado na prática do pecado.(I João 3.8)

opositor do justo.(I Pedro 5.8; Apocalipse 12.10). O diabo possui um reino organizado. Essas forças angélicas da maldade agem atualmente na terra e no espaço. Há legiões de anjos caídos que formam um verdadeiro exército, principados e potestades, aos quais os crentes em Jesus Cristo devem reagir.(Efésios 6.12).

Jesus Cristo expulsou demônios (Mateus 12.22); deu autoridade aos discípulos sobre espíritos imundos para os expelir (Mateus 10.1; Lucas 10.19); e, a todos os que crêem em Jesus Cristo, deu autoridade para, em seu nome, expelir demônios.(Marcos 16.17) e nos alertou sobre a astúcia e a realidade dos demônios (Mateus 7.14,20).

Os anjos de Deus já estão conosco. Eles são guerreiros do SENHOR a serviço da sua Igreja e estão prontos para entrar conosco nessa batalha espiritual e resistir ao inimigo para a glória de Deus. Essa batalha só será vencida pela mediação de Jesus Cristo. Deus já nos deu condições para que possamos lutar contra esses inimigos e prevalecer contra eles. (Efésios 6.11-18; Tiago 4.7; Apocalipse 12.11). Lembremo-nos de que, em nome de Jesus Cristo, a vitória já está garantida! (Apocalipse 20.10) AMÉM!

Leia na sua Bíblia os versículos que estão entre parênteses, para você aprender ainda mais sobre a palavra de Deus.

''Envias o teu Espírito,Eles são criados,E, assim, renovas a face da terra.''

(Salmo 104.30).

O Milagre De DeusOnde histórias criam vida. Descubra agora