O que é mais fácil para o ser humano? Se controlar ou brigar? Dar a outra face ou dar o troco? Pensar antes de falar ou falar sem pensar? Dizer a verdade ou mentir? Ter olhos só para a esposa/marido ou cobiçar outra pessoa? Ajudar quem está sofrendo ou olhar para o próprio umbigo?
É claro que as segundas opções são, quase sempre, as mais cômodas e fáceis para nós, seres humanos - falhos e pecadores. Por mais que não seja o nosso desejo, na maioria das vezes, é o que acabamos fazendo. E a situação fica ainda mais "complicada" quando conhecemos a Verdade de Cristo. Isso porque, à partir do momento em que aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, uma verdadeira batalha começa dentro de nós: a carne x Espírito. Veja o que a Bíblia diz:
"Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam" (Gálatas 5:17).
A luta entre o "velho eu" e o "novo eu" parece nunca ter fim, aliás, enquanto estivermos nessa terra, todos os dias teremos que decidir quem irá prevalecer. Nessa disputa, a melhor coisa que podemos fazer é nos perguntar: "Em meu lugar, o que faria Jesus?". É obvio que agir como o Senhor em certas situações é muito difícil, mas a Palavra nos exorta que "aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou" (1 João 2:6).
Resistir às tentações, fazer o bem, ter autocontrole, recusar o que a carne pede e obedecer ao Espírito, é difícil, não é? Eu sei disso, porque todos os dias eu também enfrento esta batalha. Mas acredite: você e eu não somos os únicos a achar isso. O próprio apóstolo Paulo, considerado um dos maiores cristãos de todos os tempos, chegou a dizer: "Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo” (Romanos 7:18,19).
Depois disso ele reconhece de onde vem sua luta: "Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim" (Romanos 7:20). Paulo disse que a sua tendência em pecar, vinha do seu corpo contaminado pelo pecado, que foi gerado desde Adão e Eva. É aí que mora o problema! Por isso, se quisermos vencer essa luta, devemos alimentar o nosso homem interior com as coisas de Deus, pois só assim o nosso espírito terá vantagem sobre a carne. Caso contrário, o único a ficar feliz nesta história é o diabo, que anda ao nosso "...redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar" (1 Pedro 5:8).
Veja o que Paulo disse aos Gálatas a respeito disso: "Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos” (Gálatas 5:24). Já que temos Cristo como Senhor e Salvador, não podemos "permitir que o pecado continue dominando os nossos corpos mortais, fazendo com que obedeçamos aos seus desejos" (Romanos 6:12). Pelo contrário: temos que resistir às tentações colocadas pelo diabo e nos livrar das cadeias do pecado, se quisermos ser felizes e ter uma vida próspera com Deus! (Leia: Como vencer as tentações da carne)
Quando sua carne quiser falar mais alto que o Espírito Santo que habita em você, lembre-se que Jesus já pagou pela sua liberdade com o próprio sangue! Mesmo sem nunca pecar, Ele deu a própria vida para que nós deixássemos de agir pela carne e começássemos a ser guiados pelo Espírito. Quando Jesus morreu e ressuscitou, nós nos tornamos "mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus" (Rm 6:11). Por isso, você já tem a vitória que precisa e a capacitação para nunca mais ser escravo do pecado. Fortaleça o seu interior com oração, louvor e leitura da Bíblia todos os dias e seu relacionamento com Deus será cada dia melhor.
"Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão" (Gálatas 5:1).
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Milagre De Deus
Mystery / Thriller"Para muitos é necessário que DEUS exista e faça mil milagres para que acreditem nele. Para mim basta apenas saber que ele foi capaz de criar você. Aprenda que não existe nada mais importante que seu coração, cuide dele, se ame, se preserve, se valo...