Capítulo 108

0 0 0
                                    

Tema: SANTIFICAÇÃO

Salmos 141

-Introdução:Consagrar significa dedicar inteiramente. Por exemplo, um artista 'consagrado' é alguém que já provou sua capacidade por um bom tempo. O desejo de santificar a vida é produzido pelo Espírito Santo que nos convence do pecado (João 16.8-11), pois "esta é a vontade de Deus: a vossa santificação" (I Tessalonicenses 4.3).

Davi expressa no texto do Salmo 141sua vontade de consagrar sua vida a Deus. Suas palavras são fonte de inspiração para nos consagrar mais ao Senhor. O texto cita algumas partes do corpo que demonstram o nível de sua dedicação espiritual.
¤¤¤¤

Como se consagrar a Deus?

Vamos refletir sobre a consagração da vida para Deus:

1- Santidade no OUVIR: v.1 "SENHOR, a ti clamo, dá-te pressa em me acudir; inclina os ouvidos à minha voz, quando te invoco".

O primeiro pedido de consagração do salmista Davi foi pelos seus ouvidos. Aquilo que ouvimos determina muito do que forma nossa personalidade. Se formos ouvir tudo o que os outros dizem nunca vamos conseguir agradar a ninguém. Muitas vezes é melhor fazer como Saul quando as pessoas desacreditaram nele, "porém Saul se fez de surdo" (I Samuel 10.27). Acima de tudo é importante ouvir a voz de Deus em oração quando Deus fala em nosso coração.

Quem deseja consagrar a vida, precisa ter cuidado com o que ouve das pessoas que vivem na "prática da perversidade na companhia de homens que são malfeitores"(v.4). Muitas vezes a influência do que ouvimos pode prejudicar nossa vida espiritual trazendo malícia ao nosso coração, então "não vos enganeis, as más conversações corrompem os bons costumes" (I Coríntios 15.33). Por isso precisamos ouvir cada vez mais a Palavra de Deus que fortalece a nossa fé (Romanos 10.17).

Consagre seus Ouvidos ao Senhor!

2- Santidade nas MÃOS: v.2 "seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina"

O segundo pedido de Davi é por suas mãos. Mãos estas que venceram leões, ursos e gigantes (I Samuel 17.37), mas que também tocavam harpa em louvor a Deus (I Samuel 16.23 e 18.10).
¤¤¤¤

A oferenda vespertina era a oração da tarde quando o sumo sacerdote apresentava o sacrifício da tarde (Êxodo 29.39- 41; 30.7,8) pouco antes do pôr do sol. Era um momento de oração comum para o povo de Deus (Esdras 9.5; Daniel 9.21). Desde a criação do homem Deus se encontrava com seus filhos "na viração do dia" (Gênesis 3.8) para lhe mostrar antes do escurecer que não estavam sozinhos. Foi à tarde que Jesus se ofereceu como sacrifício pelos nossos pecados (Lucas 23.44) e também à tarde apareceu para seus discípulos (João 20.19).

Enquanto o sacerdote estava dentro do santuário oferecendo o sacrifício, o salmista apenas com suas mãos se apresentava diante do Senhor. O erguer das mãos simboliza render-se diante de Deus em entrega total. Também é uma atitude de louvor e um juramento de fidelidade, "assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos" (Salmos 63.4).

O significado deste momento de oração era a entrega de tudo o que viveu durante o dia nas mãos do Senhor. É um momento de reflexão diante do Senhor. As mãos também são as nossas obras que devemos pedir a Deus que "confirma as obras de nossas mãos" (Salmos 90.17). Precisamos purificar nossas mãos (Tiago 4.8) pedindo perdão pelos nossos erros.

Consagre suas Mãos ao Senhor!

3- Santidade nos LÁBIOS: v.3 "Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios".

O Milagre De DeusOnde histórias criam vida. Descubra agora