A CURA DOS DEZ LEPROSOS (Lc 17.11-19)
Lucas
Conhecido como o médico amado.
Foi um companheiro do apóstolo Paulo.
A tradição nos diz que ele evangelizou no Sul da Europa e depois morreu como mártir na Grécia.O evangelho
O evangelho de Lucas apresenta Jesus Cristo como o perfeito Homem Divino. Enquanto João trata da divindade daquele que é homem, Lucas trata da humanidade daquele que é divino.O evangelho de Lucas tem mais parábolas do que nos outros evangelhos.
Aqui nesse evangelho Lucas mostra a infância de Jesus até a sua fase mais madura, ele mostra Jesus tratando com pessoas de todas as classes sociais e uma grande preocupação com as pessoas de má reputação.
Ele se preocupa muito com as pessoas que eram deixadas de lado na época: Mulheres, crianças e pobres, paralíticos.Lucas também mostra aqui no seu evangelho que Jesus veio trazer salvação aos pecadores mostrando que só em Jesus se pode alcançar a salvação.
É importante sabermos também que esse evangelho enfatiza muito a oração. Mostra nove orações de Jesus e várias parábolas sobre a oração.Pra quem o livro foi escrito?
A um cristão particular chamado Teófilo e não existe dúvidas de que esse evangelho foi escrito para um grande número de leitores, como o nome Teófilo é um nome grego, indica que Lucas tinha o objetivo de atingir os gregos do mundo romano.Lucas escreveu principalmente para os gregos.
Assim como os judeus fracassaram em obter a salvação através da Lei e das cerimônias, os gregos fracassaram em obter a salvação através da cultura e filosofia.
A educação era para os gregos o que a Lei era para os judeus.
Três vezes já, Lucas relata que Jesus estava caminhando em direção a Jerusalém, esta parte da viagem Jesus está em Betânia, antes da entrada triunfal da cidade.Eles clamaram a Jesus e Jesus os enviou aos sacerdotes, a fé foi demonstrada através da obediência deles. Os dez homens foram se apresentar aos sacerdotes. Eles estavam em obediência a palavra de Jesus.
Os dez leprosos foram curados.
O Texto mostra que apenas um voltou dando glória a Deus em alta voz, prostrou-se aos pés de Jesus agradecendo.Os Leprosos
Havia muitos leprosos em Israel.
Os leprosos de acordo com a Lei moravam separados, não podiam chegar perto de pessoas sadias, por isso eles clamam a Jesus de longe: Mestre, tem compaixão de nós.
Ainda quando alguém se aproximasse os leprosos tinham que gritar impuro, impuro.Sacerdote
Sabemos que o sacerdote era aquele que oferecia sacrifícios a Deus.
O homem devia ir a Deus por meio dum sacrifício.
Era um tipo de mediador entre o homem e Deus.
O sacerdote apresenta-se entre o homem e Deus, enquanto o profeta se apresentava entre Deus e o homem.
Mas o Sacerdote também era uma espécie de inspetor de saúde, que podia atestar que o leproso estava limpo ou curado.O que voltou era samaritano
Quando as dez tribos foram transportadas para o cativeiro da Assíria, milhares dos pobres ficaram em Samaria.
Após a queda do reino do Norte (10 tribos) Sargon II, rei da Assíria enviou gente da Babilônia, de Culta, de Ava, Hamate e Sefarvaim, para colonizar o país. Isso transformou numa raça mística, assim começou o conflito com os judeus ortodoxos.Os leprosos eram desprezados, os Judeus odiavam e desprezavam os samaritanos. Antes eles estavam juntos, samaritanos e judeus. Eles tinham algo em comum, a doença, eram desprezados.
Agora que todos forma curados é cada um pro seu lado.
Só o samaritano voltou, ele podia ter ido primeiro pegar o atestado d eque agora era um homem limpo, purificado. Mas ele resolveu voltar e antes de qualquer coisa agradecer.
Um Samaritano agradecendo a um Judeu, nunca se esperava.Aplicação
O que esse texto tem haver conosco?
Quantos milagres Deus têm feito em nós, e nós não temos demonstrado gratidão?
Gratidão sempre deve fazer parte da nossa vida!
Agradeça a Deus...A Jesus, o louvor!
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Milagre De Deus
Misterio / Suspenso"Para muitos é necessário que DEUS exista e faça mil milagres para que acreditem nele. Para mim basta apenas saber que ele foi capaz de criar você. Aprenda que não existe nada mais importante que seu coração, cuide dele, se ame, se preserve, se valo...