Capítulo 82

0 0 0
                                    

E os sonhos
proféticos?

Em síntese: Há sonhos que parecem conter mensagens do além, referindo-se a acontecimentos futuros ou comunicando ordens à pessoa que sonha.

Não é impossível que o Senhor Deus se sirva dos sonhos para se manifestar aos homens; a Bíblia o atesta. Todavia julga-se que os sonhos extraordinários hoje em dia ocorrentes são, geralmente, expressões do psiquismo do próprio sujeito. A psicanálise e a parapsicologia estão em condições de explicar muitos dos sonhos premonitórios e proféticos que impressionam o público. Tenham-se em vista os sonhos de Glória Lasso, cantora francesa, e de Otto von Bismarck, Primeiro-Ministro da Prússia, referidos no corpo deste artigo. A ciência reconhece os fenômenos de telepatia e percepção extrassensorial; afirma também a capacidade, existente em todo ser humano, de conjeturar o futuro com estima e carinho ou com horror. Estas funções podem elucidar grande número de previsões e de percepções à distância que certas pessoas experimental em sonho.

Resposta: Não é raro ouvir-se dizer que determinada pessoa teve um sonho impressionante (...). Ás vezes é sonho em que um ser falecido "aparece" ao amigo e lhe pede um favor (mande celebrar Missas, pague dívidas deixadas pelo defunto...); ou a pessoa que sonha, tem a intuição de que algo de muito grave (morte, desastre...) está acontecendo - o que, logo depois que acorda, se confirma para ela. Esses sonhos são ditos "premonitórios" ou "proféticos" (em sentido amplo). Dir-se-ia que tem sua causa no além, pois parecem ser o produto de mensagens provenientes do "outro mundo".

É em vista desse aspecto portentoso dos sonhos que abaixo estudaremos o assunto. Trata-se de tema complexo, que os analistas vem considerando com atenção sem conseguir unanimidade em suas teses e interpretações. Como que quer seja, com o auxílio da filosofia, da psicologia e da parapsicologia, podem-se hoje em dia fornecer indicações valiosas para a interpretação de sonhos ditos "premonitórios".

Começaremos por apresentar um sonho premonitórios típico.

O Milagre De DeusOnde histórias criam vida. Descubra agora