Jesus Se identificou como Deus?
Não existe outro profeta, exceto Jesus, que pudesse ou até mesmo tivesse a ousadia de dizer: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna” (João 6:47). Ou mais: João 6:35; 11:25; 15, e outros. Nenhum outro profeta declarou que haveria tremendas conseqüências para quem não acreditasse Naquele que Ele declarava ser. Provavelmente, não existe uma declaração mais importante do que aquela que Jesus fez aos judeus, conforme João 8:24: “Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados”.
Existe, nos evangelhos, um registro de que Jesus usou vinte e três vezes a expressão “EU SOU”, sete das quais foram feitas especificamente no Evangelho de João, a fim de identificar a Sua Divindade. João costuma usar o número 7 em seus escritos.
Todo o Evangelho de João está concentrado em comprovar a Divindade de Jesus. Começamos a entender cabalmente o que significa o nome “Jesus”, quando Ele aplicou o Nome que Deus deu a Moisés, na sarça ardente. Jesus fez sete declarações importantes sobre Ele mesmo como o “EU SOU”, as quais estão espalhadas no percurso dos Seus três anos de ministério terreno.
1. - “EU SOU O PÃO DA VIDA”
- “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede” (João 6:35). Esta é uma das treze declarações“EU SOU” contidas no Livro de João. Ela foi feita na pregação, após a alimentação da multidão. Neste discurso, Jesus disse à multidão: “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou”. À medida que Ele procura atrair a fé sobre Ele mesmo, Jesus vai Se concentrando no desafio de “mostrar Suas credenciais”. Eles [os judeus] lhe perguntam: “Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu” (João 6:30-31). Eles se referiam ao maná que Moisés havia lhes dado sobrenaturalmente. Jesus prossegue corrigindo a sua falta de entendimento, declarando: “Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu” (verso 32), acrescentando, em seguida: “Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo” (verso 33). Ele esclarece que Deus agora lhes dá o sustento com o próprio Filho, Jesus, “o pão do céu”. Contudo, eles não estavam pedindo esse pão celestial, pois tinham fome física e estava pensando carnalmente. Por isso a compreensão deles falha, até que a conversa prossegue.
Em reposta ao seu pedido, Jesus fez a declaração do verso 35: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”. Durante a travessia no deserto, sob o comando de Moisés, os israelitas apresentavam duas queixas constantes: fome e sede. Mas, Jesus não está falando aqui de necessidades físicas, mas espirituais. Ele diz ser a resposta às necessidades do coração humano e que somente Ele é a nossa fonte de consolo espiritual. Visto como o pão é um alimento basicamente universal, Jesus está afirmando que Ele preenche esta falta a qualquer pessoa. Ele é o Salvador do mundo, “dá vida ao mundo” (verso 33), pois somente Ele é “o pão da vida” (verso 35). Todos os outros tipos de pão permitem que se tenha fome, novamente, como no caso do maná no deserto, o qual servia apenas para o dia em que era dado, mas não para o dia seguinte. Ele satisfazia a fome, depois de ingerido; os israelitas ficavam satisfeitos, e isto faz lembrar o que o salmista escreveu: “Provai e vede que o Senhor é bom.”
Jesus Se identificou como o sustento do qual o homem precisa para sobrevier espiritualmente, a fim de ser preservado para a vida eterna. Ele usou a referência bíblica, quando o Diabo o desafiou a comer pão, quando Jesus estava faminto, a fim de comprovar que Ele era realmente o Filho de Deus. Em João 6:51, lemos: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Milagre De Deus
Mystery / Thriller"Para muitos é necessário que DEUS exista e faça mil milagres para que acreditem nele. Para mim basta apenas saber que ele foi capaz de criar você. Aprenda que não existe nada mais importante que seu coração, cuide dele, se ame, se preserve, se valo...