O dom de profecia
O objetivo deste estudo é fazermos uma comparação e diferenciar o dom de profecia do Velho e no Novo Testamento, pois há uma enorme diferença na execução deste. Notemos, porém, uma coisa. Deus não muda nunca, Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre, contudo a Aliança/Testamento foi mudada, e isso provocou muitas mudanças no homem e no relacionamento do homem com o ser humano, isso sim mudou, não Deus. Então neste estudo veremos simplesmente a mudança do dom de profecia, de como ele era antes e como é agora sob a Nova Aliança.
Primeiro alguns conceitos
Profeta é aquele que fala por outro; que entrega uma mensagem alheia. Moisés, profeta de Deus. Arão, de Moisés (Êxodo 7:1-2)
Como Deus fala:
1 - Através da Bíblia (Salmo 19:8-11; Hebreus 1:1-2).
2 - Através dos homens (Romanos 10:14).
3 - Através das experiências (Salmo 119:67,71).
3 - Através do sobrenatural: Anjos, sonhos e visões. (Números 12:6; Juizes 2:4)Para que Deus deu os profetas?
- Para aperfeiçoamento, edificação e unidade (Efésios 4:11-13).
- Para edificação, exortação (encorajar, aconselhar) e consolação (1 Coríntios 14.3)
- A mensagem do profeta deve atrair o povo para Deus e não para si mesmo ou para outra coisa qualquer.(1 Samuel 7:3) - (Lamentações 3:40) - (Amós 5:4) - (Zacarias 1:3) - (Malaquias 3:7)
- Falar uma falsa profecia em nome do Senhor significa transgredir o 3º mandamento: “Não usarás o nome do Senhor em vão” (Êxodo 20:7). Exemplos de falsos profetas: Jeremias 23; Ezequiel 13.O profeta e as profecias do Velho Testamento
O Senhor teu Deus te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvirás; conforme tudo o que pediste ao Senhor teu Deus em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do Senhor meu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. Então o Senhor me disse: Falaram bem naquilo que disseram.
Do meio de seus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E de qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu exigirei contas. Mas o profeta que tiver a presunção de falar em meu nome alguma palavra que eu não tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. Deuteronômio 18:15-20No versículo 18 diz “... poreis as minhas palavras na sua boca...” As palavras de Deus eram colocadas na boca do profeta, ele abria a boca e começava a falar a palavra de Deus.
Então estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. Jeremias 1:9Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes. Ezequiel 2:7
É comum o profeta do Velho Testamento dizer; ASSIM DIZ O SENHOR! Quando transmitia a palavra de Deus: Pois Deus se comunicava verdadeiramente pela boca dos profetas, sendo assim a voz do profeta estava acima até do próprio rei, e não podia ser desobedecida por ser a Palavra de Deus, afinal a Bíblia, que é a revelação não estava completa. Notem também que devido a esse fator, Deus não usava qualquer um, sendo poucos os profetas nos tempos do Velho Testamento, gerando algumas dificuldades, como:
- Pessoas andavam bastante, iam até outras cidades para ouvirem a Palavra de Deus através deste profeta, como foi o caso de Saul procurando Samuel, Naman indo a Eliseu e outros casos.
- Os profetas como interlocutores de Deus em alguns casos eram tidos como culpados por algum mal, ou seja, acreditavam que o profeta tinha amaldiçoado com sua palavra. Veja o caso de Eliseu no cerco de Jerusalém, o rei quis matar Eliseu por causa da guerra.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Milagre De Deus
Misteri / Thriller"Para muitos é necessário que DEUS exista e faça mil milagres para que acreditem nele. Para mim basta apenas saber que ele foi capaz de criar você. Aprenda que não existe nada mais importante que seu coração, cuide dele, se ame, se preserve, se valo...