Invisível

35 20 33
                                    



Nada na vida vem de graça.

Stevie entendia bem daquela frase, por mais que ainda podia ser novo para isso. Tudo é resultado de esforços que ninguém enxerga, das coisas que são feitas atrás das cortinas, antes do espetáculo.

Aquela pontinha do iceberg que ousavam chamar de sorte.

Ninguém sabia que Stevie não dormiu naquela semana. Nenhum dia. Tão pouco sabiam que ele estava a base de energético, nem que tinha feito mais de 100 simulados e pelo menos uns 50 resumos.

Ele compreendia que aquele não era o jeito correto de estudar.

Mas também sabia que resultados viam com esforço e repetição. Muita repetição. Além do mais, Stevie era teimoso, reconhecia que era. Só que naquele momento preferia acreditar que sua teimosia se transformava em persistência.

E foco.

Stevie estava cegamente focado no objetivo. Aquilo fomentava suas metas. O que fazia com que suas quase 2 horas de sono por dia fossem o suficiente.

Porque nada na vida vem de graça.

Era isso que o menino tinha em mente quando entrou no Metropolitano uma semana depois da prova. Três dias depois que soube que tinha sido o primeiro aluno de Metropolitano a gabaritar o vestibular. Dois dias depois que tinha quitado a dívida da mãe. Quando deu de cara com seu rosto no outdoor da escola.

Porcentagens de aprovados, chamadas de marketing e sua foto ao lado de uma frase que dizia algo como 15 anos, o primeiro e mais novo a acertar 100%. Queria bater no publicitário pela elaboração daquela frase ridícula. Se era o primeiro, obviamente era o mais novo.... Desnecessário falar sua idade.

Desnecessário aquele outdoor.

Super necessário a Clausula quinta do contrato da matricula, onde O(A) CONTRATADO(A) cede à CONTRATANTE o direito de uso de imagem/fotografia em peças promocionais, publicitárias e/ou acadêmicas, sem quaisquer ônus presentes ou futuros. Só não imaginava que seria dessa forma que se arrependeria de ter sua rubrica no final daquela página.

Ainda assim, desnecessário todos aqueles olhares nele quando entrou pelo portão, quando passou pelo pátio principal e quando finalmente chegou na sua mesa na sala que a duas semanas atrás, as pessoas mal sabiam seu nome. Agora o encaravam e cochichavam entre si. Sobre ele.

Stevie só queria sumir.

Mas daquele dia em diante, ele nunca mais seria invisível.

***

Eles estavam sentados no banco do pátio principal no intervalo, como todos os dias. Emmy, Neat e Kim. Nick e os meninos. As meninas instagram. Algumas garotas do técnico que simplesmente estavam ali. Ali onde sempre sentavam:

De frente para o outdoor do Metropolitano.

Mesmo assim, Emmy estava muito distraída aquele dia, aquelas semanas. Além de ter ido mal na prova e não queria nem ouvir falar sobre o vestibular. Ela se alegrava com as unicórnios, que tinham triplicado de quantidade e criado até um fã clube para ela.

Pirou demais e ficou viciada em ler e reler os comentários novos em seus vídeos antigos. Ela estava maravilhada demais com o que estava acontecendo com ela, para se preocupar com fórmulas matemáticas. Como talvez deveria.

- Quem diria que alguém desmentiria o Dedé que dizia ser uma prova impossível de tirar nota máxima – riu uma das meninas instagram.

- Para nós, meros mortais é – zombou Jr.

VRotegen [Hiatus]Onde histórias criam vida. Descubra agora