Capitulo 15:

4.5K 381 6
                                    

Os nódulos nos meus pulmões:

Qual a probabilidade do nódulo pulmonar representar um câncer?

Em algumas situações o risco é maior:

•             Grandes fumantes----Não sou

•             Idade acima de 45 anos------Não tenho

•             Presença de escarro com sangue-----Creio que não

•             Uma história de câncer em algum outro lugar do corpo-----Ow yeees.

Um ou mais nódulos no pulmão pode significar:

Nódulos benignos do pulmão: Podem ser decorrentes de diversos processos que ocorreram na vida de uma pessoa, como por exemplo: cicatriz pulmonar após uma pneumonia, granulomas infecciosos (tuberculose, histoplasmose, coccidioidomicose, ascaris, equinococose, etc), granulomas não infecciosos (Wegener, sarcoidose, artrite reumatoide, etc) ou tumores benignos como hematomas, condromas e adenomas.

Metástase(s) do pulmão: É um câncer de outro local do organismo (útero, próstata, cólon, mama, rim, cabeça e pescoço, sarcomas, tireoide, melanomas, etc) que se implantou (através da corrente sanguínea ou linfática) e está aumentando de tamanho no pulmão.

Tratamento do nódulo pulmonar suspeito de ser benigno

Devemos ter certeza absoluta de que se trata de um nódulo benigno. Somente nessa ocasião pode-se fazer o controle com radiografia ou tomografia de tórax em períodos pré-determinados (a cada 4 a 6 meses). Assim poderemos acompanhar se haverá crescimento desse nódulo.

Se isso ocorrer, pode ser indício de uma lesão maligna e, portanto, deve ser ressecada (retirada) cirurgicamente. Quando a biópsia é inconclusiva, não quer dizer que não se trata de um câncer e, portanto, ela deve ser repetida, ou então o nódulo deve ser retirado completamente com cirurgia.

Tratamento da(s) metástase(s) do pulmão

Devemos seguir alguns critérios muito rígidos de indicação, mas para uma boa parte delas o melhor tratamento é a retirada através da cirurgia, uma vez que a maioria das metástases não responde ao tratamento por quimioterapia e/ou radioterapia. A ressecção cirúrgica permitirá chance de cura e certamente prolongará a vida diminuindo o desconforto respiratório

Tumores benignos não são cânceres. Eles frequentemente podem ser removidos e, na maioria dos casos não se espalham para outras partes do corpo. Mais importante, os tumores benignos não encurtam a vida.

Tumores malignos são cânceres. As células nos tumores malignos são anormais e dividem-se mais ou menos rapidamente. Estas células cancerosas podem invadir e destruir os tecidos em torno. As células cancerosas podem entrar na corrente sanguínea ou nos sistema linfático (os tecidos e canais que carregam as células brancas que lutam contra infecção e outras doenças). Isto resulta na disseminação do tumor do local original (primário) para formar novos tumores em vários órgãos (metástases).

Tratamento do câncer de pulmão

O tratamento depende de vários fatores, incluindo tipo de câncer de pulmão, o tamanho, localização e extensão do tumor, e a saúde geral do paciente.

Cirurgia – é uma operação para remover o câncer. O tipo de cirurgia depende da localização do tumor no pulmão. A cirurgia mais comum para câncer de pulmão é a lobectomia que consiste na retirada de um dos lobos de um pulmão. Às vezes é necessária uma pneumonectomia que é a retirada de um pulmão inteiro. Alguns tumores são inoperáveis (não podem ser removidos pela cirurgia) devido ao tamanho ou localização, e alguns pacientes não podem ser operados por outras razões médicas.

Quimioterapia – é o uso de medicamentos contra o câncer para matar as células cancerosas pelo corpo. Mesmo depois que um câncer foi removido do pulmão, as células cancerosas podem ainda estar presentes em outros lugares

Radioterapia – envolve o uso de raios de alta energia para matar as células cancerosas. A radioterapia é dirigida por uma área limitada e afeta células cancerosas apenas naquela área. A radioterapia pode ser usada antes da cirurgia para encolher um tumor, ou depois da cirurgia para destruir quaisquer células cancerosas que permanecem na área tratada. Os médicos também usam a radioterapia, frequentemente combinada com a quimioterapia, como tratamento primário ao invés da cirurgia. A radioterapia pode também ser usada para aliviar sintomas tais como a falta de ar.

Resumindo todo esse bla bla bla, os nódulos presentes nos meus pulmões são tumores, a biopsia declarou que são malignos, e eu terei de iniciar a quimioterapia e a radioterapia para controlar a doença e depois fazer a cirurgia, permanecer com o tratamento por mais ou menos 2 meses ate ter certeza que a doença foi erradicada, e fazer exames constantes a cada 6 meses pra observar caso os tumores voltem.

O doutor disse que como foi descoberto logo no inicio, minhas chances de viver são enormes, mas eu terei que fazer o tratamento corretamente, o que é um saco.

Assim que descobri a noticia, minha primeira reação foi rir, o que assustou o medico e a minha mãe, eu dei risada porque so poderia ser uma piada, eu ainda não acreditava que era real, não podia ser real.

Quando eu estava no meio do meu ataque de risos, a enfermeira entregou uns exames para o doutor.

- Caroline, o seu caso é serio... Eu achei que poderíamos te tratar com a quimioterapia, mas acabo de ver em seu exame que você esta gravida, seria negligencia minha realizar radioterapias e injetar substancias químicas em você, sinto muito mas teremos que fazer apenas a cirurgia e torcer para que seus tumores não se espalhem, caso isso aconteça antes do seu filho nascer, eu sinto muito, mas não haverá muito que eu possa fazer para te ajudar.

-Espera ai, volta à fita... Gravida?

Minha mãe me fuzilava com os olhos, o doutor estava tentando acalma-la enquanto eu apenas viajava para outro lugar.

Meu deus eu vou ser mão, Bruno e eu teremos um filho... Claro que eu não queria isso agora, é cedo de mais e ele... Ele viajou há 2 dias e eu ainda não tinha tido contato com ele, meu Deus será que ele vai ficar feliz?

Meu deus, minha cabeça não consegue parar de pensar, eu não acredito que tem um bebe crescendo em mim, essa é a coisa mais maravilhosa do mundo.

Mas espera... Isso pode me matar? Foi isso mesmo que eu entendi?

AI DROGA!

Surpresas da vidaOnde histórias criam vida. Descubra agora