No caminho, só se ouvia o ronco do motor do carro do Edgar. Eu estava muda no banco traseiro junto com as meninas que me acompanhavam, já o detetive dirigia com uma expressão indecifrável no rosto, um tanto desconfortável até. Volta e meia, eu fechava os olhos pedindo ao Universo para que nos abençoasse naquela viagem que certamente seria longa.
São Paulo é uma cidade enorme, destoante mesmo de outras capitais ao longo desse nosso Brasil. Dependendo do ponto de partida e de chegada, não seria muito difícil que o percurso fosse tão demorado, como era o nosso caso naquele momento.
Nessa de ser uma grande megalópole, a capital paulista também abriga as suas contradições. Amo o lugar onde moro desde que nasci, porém não sou ingênua: a cidade em questão tem os seus problemas e as suas mazelas sociais. É aqui que entra o tal distrito do Grajaú. Diferente da Mooca, da Vila Maria e de Pinheiros, este bairro, além de ser longínquo, também é mais pobre, menos desenvolvido, com poucas opções de trabalho e de lazer, entre outros elementos.
De fato, chegando ao Grajaú, não foi difícil notar conjuntos habitacionais (maneira bonita de se dizer favelas), ruas com um asfalto bem questionável e casinhas mais simples.
— Só mesmo você e o namoradinho dos tempos de escola para enfiar nós todos no meio do nada que é o Grajaú — sussurrou Flávia discretamente para mim. Elevando a voz, disse para Edgar: — Espero que o senhor esteja armado, detetive.
Olhei para ela com indignação, prestes a começar uma nova discussão, porém o único homem ali presente parou o carro repentinamente. Logo anunciou:
— Chegamos.
Fiquei um pouco assustada, pega um pouco desprevenida com a nossa chegada. Virei a cabeça para o lado, direcionando o olhar para uma casa que tinha me chamado a atenção. Indaguei ao detetive:
— Qual é o endereço da casa do Paulo?
Ele tirou os óculos escuros, virou-se para mim com aquela mesma feição estranha e afirmou:
— É essa casa mesmo para onde você olhou.
— Como... — Eu estava confusa.
— Sua cabeça rodou quase 360 graus ao bater o olho ali — respondeu ele com certa graça. — Deu para notar pelo retrovisor...
As outras duas deram uma risadinha, fazendo com que eu me sentisse ridícula e traída ao mesmo tempo.
Saímos do veículo e encarei mais uma vez aquela habitação no mínimo peculiar. Um portão de madeira quase que totalmente fechado separava a residência da rua, embora desse para notar que se tratava de um sobrado. A estrutura era grande, pintada em uma cor laranja, mas nada berrante, e principalmente, destoante dos demais imóveis que se encontravam naquela rua. Não que as outras casas fossem extremamente humildes, só que a suposta morada do Paulo se destacava de um modo até imperativo. Era de se estranhar que uma construção como aquela estivesse em uma localidade de São Paulo tão simples.
— Vocês vão demorar? — indagou o rapaz que nos trouxe.
Clara e Flávia iriam abrir a boca para responder à pergunta do ruivo, porém fui mais rápida:
— Acho que sim. Caso queira, pode retornar para a Mooca. Qualquer coisa, pegamos o transporte público de volta para a casa. — Sorri.
Edgar ficou me olhando com aquele velho ar analisador, contudo, não protestou. Ele entrou no seu veículo e deu a partida. Quando mal dobrou a esquina, fui enxurrada pelos olhares inquisidores das minhas duas amigas. Perguntei, um pouco impaciente:
— O que foi agora, gente?
As duas ficaram me encarando com a boca um pouco aberta e com a feição indignada. Flávia foi a primeira a voltar a si:
VOCÊ ESTÁ LENDO
É pela amizade ou... A história das paulistANAs
RomanceMooca, São Paulo. Ana Beatriz, Ana Clara e Ana Flávia têm mais em comum do que apenas o primeiro nome, são também moradoras do mesmo prédio na capital paulista, colegas de escola na mesma turma e melhores amigas desde quase muito sempre. Infelizment...